Avaliação e a qualidade da Educação Infantil : uma análise dos processos avaliativos desenvolvidos na creche e na pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Maria Theresa de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3000
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
id UNB_a99f69beeb1ef1efbb2da6b646ea07d2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3000
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação e a qualidade da Educação Infantil : uma análise dos processos avaliativos desenvolvidos na creche e na pré-escolaInfantile Education’s evaluation and quality : an analysis of the evaluative processes developed in a day-care center and pre-schoolEducação de criançasAvaliação educacionalQualidade (Educação)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.Este trabalho analisou a avaliação e a qualidade da educação infantil por meio de uma abordagem qualitativa dos processos avaliativos desenvolvidos na creche e na pré-escola. Para tanto, discutimos as concepções de infância, criança, educação infantil, avaliação e qualidade; as práticas avaliativas vivenciadas pelas crianças e professoras no contexto da educação infantil, como também, os sentidos atribuídos pelas professoras à avaliação e à qualidade da educação infantil a partir do desenvolvimento do trabalho pedagógico. Para esse estudo, contribuíram: Villas Boas (2006, 2004, 2002, 2001, 2000, 1993), Hoffmann (2005, 2003, 2002, 1996), Esteban (2004, 2003, 2002), Silva (2004), Sousa (2006, 2003, 1998), Dahlberg, Moss e Pence (2003) Kramer (2003), Kuhlmann Jr. (2001). No encaminhamento metodológico, utilizamos a abordagem qualitativa do tipo observação participante, investigando o desenvolvimento dos processos avaliativos em duas turmas: Maternal II e Jardim II de uma instituição particular, sem fins lucrativos, subvencionada pelas Secretarias de Estado de Educação e Ação Social do Distrito Federal. Para tanto, utilizamos os seguintes instrumentos: análise documental, entrevistas semi-estruturadas, observações e questionário. Os dados encontrados foram tratados na perspectiva da análise do conteúdo proposta por Franco (2005), cuja unidade temática se constitui na avaliação e na qualidade da educação infantil, e o desdobramento dessa análise se deu em unidades de contextos e de registros. As informações foram trabalhadas por meio da triangulação das evidências, conforme prescrito por Denzin (1970), citado por Ludke e André (1986) e apontaram que o conceito e o desenvolvimento da avaliação na educação infantil ainda não se aproximam da abordagem formativa, pois se constituem como meio de controle e disciplinamento das crianças. Esse contexto não oportuniza as condições necessárias para a promoção do desenvolvimento integral da criança, se distanciando, portanto, do entendimento a respeito da qualidade da Educação Infantil desenvolvido nesse estudo. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work analyzed the evaluation and the quality of the infantile education trough a qualitative approach of the evaluative processes developed in a daycare center and pre-school. To do so, we discussed the conceptions of infancy, child, infantile education, evaluation and quality; the evaluation practices that children and teachers had been trough in the infantile education context, as well as, the directions attributed for the teachers to the evaluation and the quality of the infantile education from the pedagogical work developed. For this study, had contributed: Villas Boas (2006, 2004, 2002, 2001, 2000, 1993), Hoffmann (2005, 2003, 2002, 1996), Esteban (2004, 2003, 2002), Silva (2004), Sousa (2006, 2003, 1998), Dahlberg, Moss e Pence (2003) Kramer (2003), Kuhlmann Jr. (2001).In the methodological guiding, we used the qualitative approach by participant observation, investigating the evaluative processes’ development in two groups: Maternal II and Garden II of a non-profit organization situated institution in Distrito Federal subsidized by the Secretarias de Estado de Educação e Ação Social do Distrito Federal. In order to get that, we used the following instruments: documentary analysis, half-structuralized interviews, comments and questionnaires. The obtained data had been dealt with in the perspective of the content’s analysis proposed by Franco (2005), whose thematic unit constitutes on the evaluation and quality of infantile education and the unfolding of this analysis took place on unities of context and registers. The information had been worked trough the evidences’ triangulation, as prescribed for Denzin (1970), cited by Ludke & André (1986) and had pointed out that the concept and also the development of the evaluation in the infantile education do not correspond to the formative approach, because they constitute a way of children’s control and punishment. This context does not support the necessary conditions to the promotion of full development of child, getting distant, consequently, of the understanding regarding the quality of Infantile Education developed on this study.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSousa, Maria de Fátima Guerra deCorrêa, Maria Theresa de Oliveira2010-01-07T00:21:54Z2010-01-07T00:21:54Z2010-01-072007-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORRÊA, Maria Theresa de Oliveira. Avaliação e a qualidade da Educação Infantil: uma análise dos processos avaliativos desenvolvidos na creche e na pré-escola. 248 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3000info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/3000Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e a qualidade da Educação Infantil : uma análise dos processos avaliativos desenvolvidos na creche e na pré-escola
Infantile Education’s evaluation and quality : an analysis of the evaluative processes developed in a day-care center and pre-school
title Avaliação e a qualidade da Educação Infantil : uma análise dos processos avaliativos desenvolvidos na creche e na pré-escola
spellingShingle Avaliação e a qualidade da Educação Infantil : uma análise dos processos avaliativos desenvolvidos na creche e na pré-escola
Corrêa, Maria Theresa de Oliveira
Educação de crianças
Avaliação educacional
Qualidade (Educação)
title_short Avaliação e a qualidade da Educação Infantil : uma análise dos processos avaliativos desenvolvidos na creche e na pré-escola
title_full Avaliação e a qualidade da Educação Infantil : uma análise dos processos avaliativos desenvolvidos na creche e na pré-escola
title_fullStr Avaliação e a qualidade da Educação Infantil : uma análise dos processos avaliativos desenvolvidos na creche e na pré-escola
title_full_unstemmed Avaliação e a qualidade da Educação Infantil : uma análise dos processos avaliativos desenvolvidos na creche e na pré-escola
title_sort Avaliação e a qualidade da Educação Infantil : uma análise dos processos avaliativos desenvolvidos na creche e na pré-escola
author Corrêa, Maria Theresa de Oliveira
author_facet Corrêa, Maria Theresa de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Maria de Fátima Guerra de
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Maria Theresa de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Avaliação educacional
Qualidade (Educação)
topic Educação de crianças
Avaliação educacional
Qualidade (Educação)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07
2010-01-07T00:21:54Z
2010-01-07T00:21:54Z
2010-01-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORRÊA, Maria Theresa de Oliveira. Avaliação e a qualidade da Educação Infantil: uma análise dos processos avaliativos desenvolvidos na creche e na pré-escola. 248 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3000
identifier_str_mv CORRÊA, Maria Theresa de Oliveira. Avaliação e a qualidade da Educação Infantil: uma análise dos processos avaliativos desenvolvidos na creche e na pré-escola. 248 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508268441042944