A história da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliva, Anderson Ribeiro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5968
Resumo: 41 p. : il.
id UNB_a9df2a228a4366e68a8554f42bdb93fe
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/5968
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A história da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didáticaAfrican history at school. Representations and imprecision in the didactics literatureHistoire de l’Afrique. Représentations, enseignement de l’Histoire de l’Afrique, historiographie africaine, AfricainsLivros didáticosRepresentaçõesHistoriografia - África41 p. : il.A aprovação da lei 10639/03, que tornou obrigatório o ensino da História da África e dos afrodescendentes, gerou nos meios escolares e acadêmicos algumas inquietações e muitas dúvidas. Como ensinar o que não se conhece? Para além das interrogações, a lei revela algo que os especialistas em História da África vêm alertando há certo tempo: “esquecemos” de estudar o Continente africano. A partir dessas constatações, o presente artigo tem como objetivo maior analisar a forma como a História da África e os africanos foram representados em um dos poucos livros didáticos de História elaborados no país que abordam a África com um capítulo específico. As muitas críticas e curtos elogios devem ser entendidos não como desconsideração ao trabalho do autor, mas como um alerta: devemos voltar nossos olhares para a África, pela sua relevância incontestável como palco das ações humanas e pelas profundas relações que guardamos com aquele Continente por meio do mundo chamado Atlântico. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe approval of the 10639/03 law, which made compulsory the teaching of African and African-descendants history, has brought some uneasiness and many questions to the academic sphere. How is it possible to teach something we do not know? Besides this questioning, the law comes up with something that African history specialists have been warning us for a long time: we “forgot” to study the African continent. Beginning from these facts, the article’s objective is to analyze how the African history and the Africans have been represented in the very few history books, made in Brazil, in which the African theme is brought up in a specific chapter. The many critics and short complements towards these books, should not be interpreted as lack of consideration to the authors’ work, but as an alert: we have to turn our attention to Africa, considering its unquestionable relevance as a stage to human actions and because of the deep relations we have with that continent through the Atlantic. __________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉL’adoption de la loi 10639/03, qui a rendu obligatoire l’enseignement de l’Histoire de l’Afrique et des afro-descendants, a suscité quelques inquiétudes dans les milieux scolaires et académiques ainsi que bien de doutes. Comment enseigner ce que l’on ne connaît pas ? En plus de toutes ces interrogations, la loi révèle quelque chose dont les spécialistes enHistoire de l’Afrique se soucient depuis un certain temps : on a simplement “oublié” d’étudier le continent africain. C’est à partir de ces constatations que cet article a pour objectif majeur d’étudier comment l’Histoire de l’Afrique et les Africains ont été représentés dans l’un des seuls livres didactiques d’Histoire fait au Brésil et qui aborde l’Afrique dans un chapitre spécifique. Toutes les critiques et les brefs éloges doivent être compris comme une mise en garde plutôt que comme un manque de respect pour le travail de l’auteur. En effet, on doit regarder l’Afrique à cause de son importance majeure comme une scène pour des actions humaines et aussi à cause des rapports intenses que l’on garde avec ce continent, à travers ce que l’on nomme le monde Atlantique.2010-11-22T17:22:33Z2010-11-22T17:22:33Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVA, Anderson Ribeiro. A história da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática. Estudos Afro-Asiáticos, Uberlândia, v. 25, n. 3, p. 421-461, 2009. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/eaa/v25n3/a03v25n3.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5968Oliva, Anderson Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:36:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/5968Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:36:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática
African history at school. Representations and imprecision in the didactics literature
Histoire de l’Afrique. Représentations, enseignement de l’Histoire de l’Afrique, historiographie africaine, Africains
title A história da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática
spellingShingle A história da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática
Oliva, Anderson Ribeiro
Livros didáticos
Representações
Historiografia - África
title_short A história da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática
title_full A história da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática
title_fullStr A história da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática
title_full_unstemmed A história da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática
title_sort A história da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática
author Oliva, Anderson Ribeiro
author_facet Oliva, Anderson Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliva, Anderson Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Representações
Historiografia - África
topic Livros didáticos
Representações
Historiografia - África
description 41 p. : il.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-11-22T17:22:33Z
2010-11-22T17:22:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVA, Anderson Ribeiro. A história da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática. Estudos Afro-Asiáticos, Uberlândia, v. 25, n. 3, p. 421-461, 2009. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/eaa/v25n3/a03v25n3.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/5968
identifier_str_mv OLIVA, Anderson Ribeiro. A história da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática. Estudos Afro-Asiáticos, Uberlândia, v. 25, n. 3, p. 421-461, 2009. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/eaa/v25n3/a03v25n3.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/5968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508352161447936