Ecologia humana e ecologia profunda na práxis de educação ambiental da escola da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soria, Edward Conrado Rodriguez
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11125
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, 2012.
id UNB_a9f9b26c0b4e42dcf89baec3f2f60022
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11125
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ecologia humana e ecologia profunda na práxis de educação ambiental da escola da naturezaEcologia humanaEducação ambientalPrática de ensino - educação ambientalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, 2012.Este trabalho investiga as relações estabelecidas entre os fundamentos das Ecologias Humana e Profunda nas atividades desenvolvidas na Escola da Natureza situada na cidade de Brasília. Faz um levantamento das visões que os professores e a direção da mesma têm quanto às implicações dessas ecologias em suas práticas pedagógicas. Realiza também um analise documental sobre elementos presentes nos dois últimos Projetos Político Pedagógicos da Escola. A metodologia tem como procedimento um estudo de caso abordado a partir dos referenciais da etnopesquisa. A observação participante teve como foco as atividades pedagógicas desenvolvidas pela Escola, nos atendimentos a estudantes e cursos de formação de professores da rede pública e reuniões de coordenação e eventos pedagógicos realizados. Durante a investigação percebemos que a educação ambiental é realizada na perspectiva da ecopedagogia e a visão tácita de ecologia humana aproxima-se dos princípios da ecologia profunda. Nas práticas educativas observou-se, ainda, a aproximação dessas práticas com os fundamentos de Educação Integral, que propõem um visão integrada dos aspectos físicos, vitais, mentais e psíquico-espirituais dos educandos e educadores. No programa Parque-Escola, nota-se a referência à proposta educacional de Anísio Teixeira para uma formação humana mais completa e às propostas discutidas no país sobre o sentido mais abrangente e complexo da Educação Integral. A análise dos dados mostrou o entrelaçamemto de diversas perspectivas da ecologia humana e a ligação com elementos teóricos e práticos da Educação Ambiental Crítica em uma abordagem Ecopedagógica. ______________________________________________________________________________ RESUMENEste trabajo investiga las relaciones establecidas entre los fundamentos de las Ecologías Humana y Profunda en las actividades desarrolladas en la Escuela de la Natureza situada en la ciudad de Brasilia. Hace un levantamento de las visiones que los profesores y la dirección de la misma en cuanto a las implicaciones de esas ecologías en sus prácticas pedagógicas. Realiza también un análisis documental sobre elementos presentes en los dos últimos Proyectos Político Pedagógicos de la Escuela. La metodología tiene como procedimiento un estudio de caso abordado a partir de los referenciales de la etnoinvestigación. La observación participante tuvo como foco las actividades pedagógicas desarrolladas por la Escuela, en los atendimientos a estudiantes y cursos de formación de profesores de la red pública y reuniones de coordinación y eventos pedagógicos realizados. Durante la investigación percebimos que la educación ambiental es realizada en la perspectiva de la ecopedagogia y la visión tácita de ecología humana se aproxima de los principios de la ecología profunda.En las prácticas educativas se observó también la aproximación de esas prácticas con los fundamentos de Educación Integral que propome una visión integrada de los aspectos físicos, vitales, mentales y psíquico espirituales de los educandos y educadores. En el programa Parque-Escuela se nota la referencia a la propuesta educacional de Anísio Teixeira para una formación humana más completa y las propuestas discutidas en el país sobre el sentido más amplio y complejo de la Educación Integral. El análisis de los datos mostró el entrelazamiento de diversas perspectivas de la ecologia humana y la conexión con elementos teóricos y prácticos de la Educaçión Ambiental Crítica en un abordaje Ecopedagógico.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCatalão, Vera Margarida LessaSoria, Edward Conrado Rodriguez2012-09-10T15:02:53Z2012-09-10T15:02:53Z2012-09-102012-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSORIA, Edward Conrado Rodriguez. Ecologia humana e ecologia profunda na práxis de educação ambiental da escola da natureza. 2012. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11125info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T20:56:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/11125Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T20:56:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ecologia humana e ecologia profunda na práxis de educação ambiental da escola da natureza
title Ecologia humana e ecologia profunda na práxis de educação ambiental da escola da natureza
spellingShingle Ecologia humana e ecologia profunda na práxis de educação ambiental da escola da natureza
Soria, Edward Conrado Rodriguez
Ecologia humana
Educação ambiental
Prática de ensino - educação ambiental
title_short Ecologia humana e ecologia profunda na práxis de educação ambiental da escola da natureza
title_full Ecologia humana e ecologia profunda na práxis de educação ambiental da escola da natureza
title_fullStr Ecologia humana e ecologia profunda na práxis de educação ambiental da escola da natureza
title_full_unstemmed Ecologia humana e ecologia profunda na práxis de educação ambiental da escola da natureza
title_sort Ecologia humana e ecologia profunda na práxis de educação ambiental da escola da natureza
author Soria, Edward Conrado Rodriguez
author_facet Soria, Edward Conrado Rodriguez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catalão, Vera Margarida Lessa
dc.contributor.author.fl_str_mv Soria, Edward Conrado Rodriguez
dc.subject.por.fl_str_mv Ecologia humana
Educação ambiental
Prática de ensino - educação ambiental
topic Ecologia humana
Educação ambiental
Prática de ensino - educação ambiental
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-10T15:02:53Z
2012-09-10T15:02:53Z
2012-09-10
2012-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SORIA, Edward Conrado Rodriguez. Ecologia humana e ecologia profunda na práxis de educação ambiental da escola da natureza. 2012. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11125
identifier_str_mv SORIA, Edward Conrado Rodriguez. Ecologia humana e ecologia profunda na práxis de educação ambiental da escola da natureza. 2012. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508232491663360