Arquiteturas de memória : contribuições dos gêneros discursivos para a construção de uma educação hipertextual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Karina da Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3795
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
id UNB_aa2604528deaeb58641ea02b84d8b8d5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3795
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Arquiteturas de memória : contribuições dos gêneros discursivos para a construção de uma educação hipertextualEducaçãoSistemas hipertextoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.A dinâmica cultural e os cenários da vida cotidiana nos apresentam constantemente inúmeras formas de linguagem, que traduzem o mundo em significado. Contudo, os discursos sociais mediados pelos gêneros discursivos muitas vezes são impedidos de fazer parte do contexto escolar, por apresentar um discurso informal são discriminados nas salas de aula. Diante da emergência das novas maneiras de comunicar presentes em nossa sociedade, evidenciamos a necessidade de promoção de uma nova concepção de educação que valorize os gêneros discursivos e a importância de incitar a constituição de um leitor/observador reflexivo e crítico. Nesta pesquisa, adotamos as contribuições da teoria bakhtiniana para o trabalho com os gêneros discursivos, objetos de estudo dos processos de construção discursiva da memória coletiva. A partir da concepção de Hipertexto e a lógica bakhtiniana, buscamos explorar as formas de construção coletiva da memória na sociedade contemporânea, bem como sua preservação e divulgação por meio dos diferentes gêneros discursivos, a fim de identificar as potencialidades dos avanços do campo da ciência e tecnologia para a promoção de contextos de aprendizagem hipertextuais. Nesse sentido, propusemos polemizar a atual concepção e inserção dos gêneros discursivos no contexto educacional a fim de subsidiar o planejamento e desenvolvimento de projetos e ações pedagógicas. Entender o processo de ensinoaprendizagem como uma lógica aberta e ramificada nos possibilita articular às práticas escolares os diversos textos presentes no mundo contemporâneo, tornado a Educação mais contextualizada e atual. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe cultural dynamics and the scenarios of daily life constantly present many forms of language, which reflect the world in meaning. However, the social speeches mediated by discourse genres often are prevented from being part of the school, by presenting an informal speech are discriminated in the classroom. Faced with the emergence of new ways to communicate in our society, we perceive the need to promote a new education conception that valorizes the discourse genres and the importance of encouraging the formation of a reader / observer reflexive and critical. In this research, we adopted the contributions of Bakhtin’s theory to work with the discursive genres, study objects of the discursive construction processes of collective memory. From the Hypertext conception and the Bakhtin’s theory, we explored ways of collective construction of memory in contemporary society and its preservation and dissemination through different discourse genres in order to identify the potential of advances in the science and technology field to promote the hipertextual learning contexts. In this sense, arguing the current conception and insert of discourse genres in the educational context in order to subsidize the planning and development of educational projects and activities. Understand the teaching and learning process as an open and ramified logic enables us to articulate school practices to the various texts present in the contemporary world, making the Education more contextual and actual.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoDias, Ângela Álvares CorreiaMoura, Karina da Silva2010-03-01T22:39:52Z2010-03-01T22:39:52Z2008-12-012008-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, Karina da Silva. Arquiteturas de memória: contribuições dos gêneros discursivos para a construção de uma educação hipertextual. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3795info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/3795Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquiteturas de memória : contribuições dos gêneros discursivos para a construção de uma educação hipertextual
title Arquiteturas de memória : contribuições dos gêneros discursivos para a construção de uma educação hipertextual
spellingShingle Arquiteturas de memória : contribuições dos gêneros discursivos para a construção de uma educação hipertextual
Moura, Karina da Silva
Educação
Sistemas hipertexto
title_short Arquiteturas de memória : contribuições dos gêneros discursivos para a construção de uma educação hipertextual
title_full Arquiteturas de memória : contribuições dos gêneros discursivos para a construção de uma educação hipertextual
title_fullStr Arquiteturas de memória : contribuições dos gêneros discursivos para a construção de uma educação hipertextual
title_full_unstemmed Arquiteturas de memória : contribuições dos gêneros discursivos para a construção de uma educação hipertextual
title_sort Arquiteturas de memória : contribuições dos gêneros discursivos para a construção de uma educação hipertextual
author Moura, Karina da Silva
author_facet Moura, Karina da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Ângela Álvares Correia
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Karina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sistemas hipertexto
topic Educação
Sistemas hipertexto
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
2008-12-01
2010-03-01T22:39:52Z
2010-03-01T22:39:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Karina da Silva. Arquiteturas de memória: contribuições dos gêneros discursivos para a construção de uma educação hipertextual. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3795
identifier_str_mv MOURA, Karina da Silva. Arquiteturas de memória: contribuições dos gêneros discursivos para a construção de uma educação hipertextual. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580739731750912