Ecos da mídia no discurso parlamentar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21266 |
Resumo: | O ambiente de representações do mundo social construído pelos meios de comunicação age tanto sobre os cidadãos comuns quanto sobre líderes partidários, parlamentares e governantes. A mídia tem, assim, um papel importante na formação do universo de referências a partir do qual os integrantes das elites políticas constroem suas ações. Tendo essas ideias como premissas e considerando que o discurso é um aspecto crucial da atividade dos congressistas, este trabalho busca perceber como os conteúdos da mídia embasam, sustentam e referenciam os pronunciamentos em tribuna dos parlamentares. Como base empírica, foi selecionada uma amostra de discursos pronunciados no plenário da Câmara dos Deputados entre 1999 e 2005. A análise identifica que, na relação entre parlamentares e meios de comunicação, há uma gestão estratégica da própria visibilidade, que passa por calibrar a relação com jornalistas e veículos e, por outro lado, por buscar se associar a temáticas que atraem a atenção dos meios para quem trata delas. Há, ainda, uma conivência instrumental baseada na percepção de que aquilo que é mais importante para o público é o que possui maior destaque nos meios de comunicação. Palavras-chave: discurso parlamentar, mídia. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_aa4b1ed8e550b51d9d71d14f45946e24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/21266 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ecos da mídia no discurso parlamentarMedia echoes the parliamentary speechDiscursos parlamentaresMídiaO ambiente de representações do mundo social construído pelos meios de comunicação age tanto sobre os cidadãos comuns quanto sobre líderes partidários, parlamentares e governantes. A mídia tem, assim, um papel importante na formação do universo de referências a partir do qual os integrantes das elites políticas constroem suas ações. Tendo essas ideias como premissas e considerando que o discurso é um aspecto crucial da atividade dos congressistas, este trabalho busca perceber como os conteúdos da mídia embasam, sustentam e referenciam os pronunciamentos em tribuna dos parlamentares. Como base empírica, foi selecionada uma amostra de discursos pronunciados no plenário da Câmara dos Deputados entre 1999 e 2005. A análise identifica que, na relação entre parlamentares e meios de comunicação, há uma gestão estratégica da própria visibilidade, que passa por calibrar a relação com jornalistas e veículos e, por outro lado, por buscar se associar a temáticas que atraem a atenção dos meios para quem trata delas. Há, ainda, uma conivência instrumental baseada na percepção de que aquilo que é mais importante para o público é o que possui maior destaque nos meios de comunicação. Palavras-chave: discurso parlamentar, mídia. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe social representations ambience constructed by media acts both on ordinary citizens and on party leaders, legislators and governors. Media therefore has an important role in structuring of the references universe from which members of political elites construct their actions. Having these ideas as assumptions and considering that the speech is a crucial aspect of congressional activity, this work seeks to understand how media contents underpin, support and reference the pronouncements of the parliamentary tribune. As empirical basis, it was selected a sample of speeches that took place in Brazilian's House of Representatives between 1999 and 2005. The analysis identifies that, in the relationship between lawmakers and media, legislators practice a strategic management of their own visibility, that includes approaching journalists and vehicles and, on the other hand, seeking to associate themselves with the themes that attract media attention. There is also a instrumental connivance based on the perception that what is most important for the public is what has greater prominence in media.Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - Universidade Federal de Pelotas2016-08-19T13:44:06Z2016-08-19T13:44:06Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMIGUEL, Luis Felipe; MÁXIMO, Helena. Ecos da mídia no discurso parlamentar. Revista Sul-Americana de Ciência Política, Pelotas, v. 3, n. 1, p. 1-19, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rsulacp/article/view/6066/4320>. Acesso em: 18 ago. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21266Revista Sul-Americana de Ciência Política - DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE). Fonte: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rsulacp/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 17 ago. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessMiguel, Luis FelipeMáximo, Helenaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:15:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/21266Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:15:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ecos da mídia no discurso parlamentar Media echoes the parliamentary speech |
title |
Ecos da mídia no discurso parlamentar |
spellingShingle |
Ecos da mídia no discurso parlamentar Miguel, Luis Felipe Discursos parlamentares Mídia |
title_short |
Ecos da mídia no discurso parlamentar |
title_full |
Ecos da mídia no discurso parlamentar |
title_fullStr |
Ecos da mídia no discurso parlamentar |
title_full_unstemmed |
Ecos da mídia no discurso parlamentar |
title_sort |
Ecos da mídia no discurso parlamentar |
author |
Miguel, Luis Felipe |
author_facet |
Miguel, Luis Felipe Máximo, Helena |
author_role |
author |
author2 |
Máximo, Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miguel, Luis Felipe Máximo, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discursos parlamentares Mídia |
topic |
Discursos parlamentares Mídia |
description |
O ambiente de representações do mundo social construído pelos meios de comunicação age tanto sobre os cidadãos comuns quanto sobre líderes partidários, parlamentares e governantes. A mídia tem, assim, um papel importante na formação do universo de referências a partir do qual os integrantes das elites políticas constroem suas ações. Tendo essas ideias como premissas e considerando que o discurso é um aspecto crucial da atividade dos congressistas, este trabalho busca perceber como os conteúdos da mídia embasam, sustentam e referenciam os pronunciamentos em tribuna dos parlamentares. Como base empírica, foi selecionada uma amostra de discursos pronunciados no plenário da Câmara dos Deputados entre 1999 e 2005. A análise identifica que, na relação entre parlamentares e meios de comunicação, há uma gestão estratégica da própria visibilidade, que passa por calibrar a relação com jornalistas e veículos e, por outro lado, por buscar se associar a temáticas que atraem a atenção dos meios para quem trata delas. Há, ainda, uma conivência instrumental baseada na percepção de que aquilo que é mais importante para o público é o que possui maior destaque nos meios de comunicação. Palavras-chave: discurso parlamentar, mídia. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-08-19T13:44:06Z 2016-08-19T13:44:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIGUEL, Luis Felipe; MÁXIMO, Helena. Ecos da mídia no discurso parlamentar. Revista Sul-Americana de Ciência Política, Pelotas, v. 3, n. 1, p. 1-19, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rsulacp/article/view/6066/4320>. Acesso em: 18 ago. 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/21266 |
identifier_str_mv |
MIGUEL, Luis Felipe; MÁXIMO, Helena. Ecos da mídia no discurso parlamentar. Revista Sul-Americana de Ciência Política, Pelotas, v. 3, n. 1, p. 1-19, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rsulacp/article/view/6066/4320>. Acesso em: 18 ago. 2016. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508302881521664 |