Construção e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Wladimir Rodrigues da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48855
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2023.
id UNB_aa4d7719b47adb52a52afda480dce850
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48855
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Construção e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismoPersonalidadeAnalfabetismoCompreensão na leituraBrasilTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2023.Inventários e escalas de personalidade são utilizados para avaliação em diversos contextos sociais, entre outros, em avaliações compulsórias. No entanto, a observação dos estudos sobre os índices de escolaridade da população brasileira, evidencia que, mesmo alfabetizada, uma parcela considerável da população tem dificuldades de compreensão na leitura de textos. Itens verbais demandam capacidade de leitura e compreensão do que está sendo lido. Esta condição é contrastada com os índices de analfabetismo (6,6%) e analfabetismo funcional (29%) na população brasileira. Como proposta da presente tese, foi construído um instrumento verbal e não verbal baseado nos cinco grandes fatores, mais especificamente, utilizando a dimensão neuroticismo que é parte deste modelo. O instrumento foi submetido à uma amostra de 599 participantes com idade variando entre 18 e 82 anos (M = 33,5, DP = 15,19). Foram encontradas evidências de validade do instrumento que permitiu mensurar de forma equivalente em indivíduos com diferentes escolaridades, escores de neuroticismo. Isto pode contribuir para a avaliação da personalidade de uma parcela da população brasileira, potencialmente não atendida por instrumentos atualmente disponíveis.Personality inventories and scales are used for assessment in several social contexts, among others, in compulsory evaluations. However, the observation of studies on the schooling levels of the Brazilian population shows that, even if they are literate, a considerable portion of the population has difficulties in understanding the reading of texts. Verbal items require the ability to read and understand what is being read. This condition is contrasted with the illiteracy rates (6.6%) and functional illiteracy (29%) in the Brazilian population. As a proposal of the present thesis, a verbal and non-verbal instrument was built based on the five big factors, more specifically, using the neuroticism dimension that is part of this model. The instrument was submitted to a sample of 599 participants with ages ranging from 18 to 82 years (M = 33.5, SD = 15.19). We found evidence of validity of the instrument, which allowed for equivalent measurement of neuroticism scores in individuals with different educational backgrounds. This may contribute to the evaluation of the personality of a portion of the Brazilian population, potentially not served by currently available instruments.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das OrganizaçõesMoura, Cristiane Faiad deFonseca, Wladimir Rodrigues da2024-07-15T16:07:15Z2024-07-15T16:07:15Z2024-07-152023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFONSECA, Wladimir Rodrigues da. Construção e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismo. 2023. 166 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48855porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-15T16:07:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/48855Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-15T16:07:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismo
title Construção e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismo
spellingShingle Construção e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismo
Fonseca, Wladimir Rodrigues da
Personalidade
Analfabetismo
Compreensão na leitura
Brasil
title_short Construção e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismo
title_full Construção e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismo
title_fullStr Construção e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismo
title_full_unstemmed Construção e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismo
title_sort Construção e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismo
author Fonseca, Wladimir Rodrigues da
author_facet Fonseca, Wladimir Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Cristiane Faiad de
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Wladimir Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Personalidade
Analfabetismo
Compreensão na leitura
Brasil
topic Personalidade
Analfabetismo
Compreensão na leitura
Brasil
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-28
2024-07-15T16:07:15Z
2024-07-15T16:07:15Z
2024-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Wladimir Rodrigues da. Construção e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismo. 2023. 166 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48855
identifier_str_mv FONSECA, Wladimir Rodrigues da. Construção e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismo. 2023. 166 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580819840860160