Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Fernanda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nunes, Brasilmar Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29175
https://dx.doi.org/10.1590/ES0101-7330201435128129342
Resumo: Discutimos no artigo, em forma de ensaio teórico, a especificidade da temática infância e cidade, utilizando recortes analíticos oriundos das Ciências Sociais. O artigo é organizado em três seções. A primeira explora os paradigmas nas Ciências Sociais e de que forma eles se atentam para as crianças e a infância. Na segunda seção, a temática infância e cidade é tratada, tendo como base teórica autores clássicos da Escola de Chicago, comungados com autores contemporâneos que refletem sobre esta relação. Já na terceira seção observamos as interações das crianças no meio urbano; o potencial de uso e apropriação da cidade pelas crianças é contrastado com o poder do adulto. Ao problematizar esses três aspectos avançamos na compreensão da relação entre infância e cidade e sugerimos a necessidade de transformá-la em uma linha de pesquisa.
id UNB_aa9816820c8a31e646b44783884b717d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29175
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimentoThe childhood and the city: an academic field in developmentL`enfance et la ville: un champ académique en développementCidades e vilasEducaçãoInfânciaSociologia urbanaDiscutimos no artigo, em forma de ensaio teórico, a especificidade da temática infância e cidade, utilizando recortes analíticos oriundos das Ciências Sociais. O artigo é organizado em três seções. A primeira explora os paradigmas nas Ciências Sociais e de que forma eles se atentam para as crianças e a infância. Na segunda seção, a temática infância e cidade é tratada, tendo como base teórica autores clássicos da Escola de Chicago, comungados com autores contemporâneos que refletem sobre esta relação. Já na terceira seção observamos as interações das crianças no meio urbano; o potencial de uso e apropriação da cidade pelas crianças é contrastado com o poder do adulto. Ao problematizar esses três aspectos avançamos na compreensão da relação entre infância e cidade e sugerimos a necessidade de transformá-la em uma linha de pesquisa.We discuss in this paper, presented as a theoretical essay, the specificity of the thematic the childhood and the city, using analytical framework from the Social Sciences. The article is organised in three sections. The first one explores the Social Sciences paradigms and in which ways they are connected to the children and childhood. The second section explores the thematic childhood and the city, considering authors from the Chicago School and contemporary ones. In the third section we observe the children`s interactions in the urban context; the potential of use and appropriation of the city by the children is contrasted with the adult power. Problematizing these three aspects we can understand better the relationship between childhood and the city, and we suggest the need of transforming it in a research lineL'article, en forme d'essai, discute de façon théorique et méthodologique l'espécificité de la thématique enfance et ville en utilisant des coupures analytiques venant de la sociologie et de l'éducation. La thématique enfance et ville est exploitée ayant comme base théorique les auteurs classiques de l'École de Chicago en partenariat avec des auteurs actuels qui réfléchissent sur ce sujet. On observe que la socialisation de l'enfant dans un milieu urbain se déroule dans un territoire socialement hétérogène à travers plusieurs processus. Le potentiel de l'usage et l'appropriation de la ville par les enfants se présentent donc limités et fragmentés. En réfléchissant cette fragmentation nous avançons des aspects qui aident dans la compréhension de l'intersection des deux variablesFaculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2017-12-07T05:07:10Z2017-12-07T05:07:10Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMÜLLER, Fernanda; NUNES, Brasilmar Ferreira. Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 128, p. 659-674, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-7330201435128129342. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000300659&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29175https://dx.doi.org/10.1590/ES0101-7330201435128129342Educação & Sociedade - (CC BY NC) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000300659&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessMüller, FernandaNunes, Brasilmar Ferreiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:32:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/29175Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:32:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento
The childhood and the city: an academic field in development
L`enfance et la ville: un champ académique en développement
title Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento
spellingShingle Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento
Müller, Fernanda
Cidades e vilas
Educação
Infância
Sociologia urbana
title_short Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento
title_full Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento
title_fullStr Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento
title_full_unstemmed Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento
title_sort Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento
author Müller, Fernanda
author_facet Müller, Fernanda
Nunes, Brasilmar Ferreira
author_role author
author2 Nunes, Brasilmar Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Fernanda
Nunes, Brasilmar Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Cidades e vilas
Educação
Infância
Sociologia urbana
topic Cidades e vilas
Educação
Infância
Sociologia urbana
description Discutimos no artigo, em forma de ensaio teórico, a especificidade da temática infância e cidade, utilizando recortes analíticos oriundos das Ciências Sociais. O artigo é organizado em três seções. A primeira explora os paradigmas nas Ciências Sociais e de que forma eles se atentam para as crianças e a infância. Na segunda seção, a temática infância e cidade é tratada, tendo como base teórica autores clássicos da Escola de Chicago, comungados com autores contemporâneos que refletem sobre esta relação. Já na terceira seção observamos as interações das crianças no meio urbano; o potencial de uso e apropriação da cidade pelas crianças é contrastado com o poder do adulto. Ao problematizar esses três aspectos avançamos na compreensão da relação entre infância e cidade e sugerimos a necessidade de transformá-la em uma linha de pesquisa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-12-07T05:07:10Z
2017-12-07T05:07:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MÜLLER, Fernanda; NUNES, Brasilmar Ferreira. Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 128, p. 659-674, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-7330201435128129342. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000300659&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29175
https://dx.doi.org/10.1590/ES0101-7330201435128129342
identifier_str_mv MÜLLER, Fernanda; NUNES, Brasilmar Ferreira. Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 128, p. 659-674, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-7330201435128129342. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000300659&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29175
https://dx.doi.org/10.1590/ES0101-7330201435128129342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508363142135808