Estudo do clima acústico nas proximidades de rodovias devido a implantação de um modal de transporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edwin Francisco Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19003
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19003
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
id UNB_aae5fc03087028f9ce556c6d96c84363
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/19003
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Silva, Edwin Francisco Ferreira2015-12-20T16:30:32Z2015-12-20T16:30:32Z2015-12-202015-07-15SILVA, Edwin Francisco Ferreira. Alterações no clima acústico nas vizinhanças de uma rodovia devido a implantação de um modal de transporte. 2015. xii, 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19003http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19003Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.O objetivo deste estudo é avaliar o comportamento do clima acústico nas vizinhanças de rodovias com características urbanas devido a alterações na fluidez causadas pela possível implantação de um sistema de transporte de massa. Tem-se como arcabouço teórico estudos sobre o ruído advindo de variações na fluidez causadas pelo elevado número de veículos transitando nas principais rodovias do país, que adentram em áreas habitadas, assim como as consequências negativas disso na saúde da população. Trata-se de um estudo de caso que verifica, por meio de simulações computacionais realizadas com software de predição acústica, os níveis de pressão sonora devido a variações na fluidez da rodovia para uma redução no número de veículos leves e pesados em decorrência da implantação de um novo modal. Esta dissertação trabalhou com a hipótese de que, com a retirada de um quantitativo de veículos leves e pesados, a velocidade média de fluxo do tráfego tenderia a aumentar e, dessa forma, elevaria os níveis de pressão sonora aos quais os moradores dessa região estariam expostos. Após a coleta e análise dos dados, constatou-se que as alterações causadas são pouco significativas e que não ocorreram mudanças perceptíveis no clima acústico da região. Todavia, esta região encontra-se com níveis de pressão sonora acima dos estabelecidos pelas normas vigentes e, desse modo, propõem-se como uma alternativa mitigadora, a implantação de barreiras acústicas ao longo da rodovia – O que, neste estudo, se mostrou satisfatoriamente viável.This work analyses the acoustic climate behaviour due to the implementation of a public transportation system (urban train) on a highway that cross regions of populated areas. The objective of this study is to evaluate the acoustic climate behaviour in the highway neighbourhood, which presents urban characteristics, due to changes in flow caused by the implementation of an urban transportation system. Studies on noise caused by flow variations due to the great number of vehicles in transit on the country’s main highways that cross inhabited areas, as well as studies on the negative consequences of this on public health are our theoretical framework. This is a case study that verifies, through computer simulations performed with the acoustic prediction software, sound pressure levels due to variations on the highways fluidity to reduce the number of light and heavy vehicles as a result of the implementation of a new modal. This dissertation worked with the hypothesis that if part of the number of light and heavy vehicles is removed from the highway, the traffic flow average speed will tend to increase, and thus, it will raise the sound pressure levels to which the inhabitants of this region are exposed to. After collecting and analyzing data, we found that the suggested changes are not significant and that noticeable changes have not happened in the acoustic climate of the region. However, this region presents sound pressure levels that are above the one established by current laws, so we propose, as a mitigation alternative, the implementation of noise barriers along the highway - which, in this study, has proved to be satisfactorily viable.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessEstudo do clima acústico nas proximidades de rodovias devido a implantação de um modal de transporteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPoluição sonoraRuídoTransporte rodoviárioAcústicaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_EdwinFranciscoFerreiraSilva.pdf2015_EdwinFranciscoFerreiraSilva.pdfapplication/pdf8657719http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19003/1/2015_EdwinFranciscoFerreiraSilva.pdf027127088bc1369b29a9a7f94a0bd668MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain760http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19003/2/license.txt10645c91a61f94002498bdc30602159aMD52open access10482/190032024-02-08 14:15:16.717open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-08T17:15:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Estudo do clima acústico nas proximidades de rodovias devido a implantação de um modal de transporte
title Estudo do clima acústico nas proximidades de rodovias devido a implantação de um modal de transporte
spellingShingle Estudo do clima acústico nas proximidades de rodovias devido a implantação de um modal de transporte
Silva, Edwin Francisco Ferreira
Poluição sonora
Ruído
Transporte rodoviário
Acústica
title_short Estudo do clima acústico nas proximidades de rodovias devido a implantação de um modal de transporte
title_full Estudo do clima acústico nas proximidades de rodovias devido a implantação de um modal de transporte
title_fullStr Estudo do clima acústico nas proximidades de rodovias devido a implantação de um modal de transporte
title_full_unstemmed Estudo do clima acústico nas proximidades de rodovias devido a implantação de um modal de transporte
title_sort Estudo do clima acústico nas proximidades de rodovias devido a implantação de um modal de transporte
author Silva, Edwin Francisco Ferreira
author_facet Silva, Edwin Francisco Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edwin Francisco Ferreira
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Poluição sonora
Ruído
Transporte rodoviário
Acústica
topic Poluição sonora
Ruído
Transporte rodoviário
Acústica
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-07-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-20T16:30:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-20T16:30:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Edwin Francisco Ferreira. Alterações no clima acústico nas vizinhanças de uma rodovia devido a implantação de um modal de transporte. 2015. xii, 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/19003
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19003
identifier_str_mv SILVA, Edwin Francisco Ferreira. Alterações no clima acústico nas vizinhanças de uma rodovia devido a implantação de um modal de transporte. 2015. xii, 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19003
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19003/1/2015_EdwinFranciscoFerreiraSilva.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19003/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 027127088bc1369b29a9a7f94a0bd668
10645c91a61f94002498bdc30602159a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863799087562752