Os contadores de histórias na contemporaneidade : da prática à teoria, em busca de princípios e fundamentos
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19310 http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.19310 |
Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2015. |
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Os contadores de histórias na contemporaneidade : da prática à teoria, em busca de princípios e fundamentosContadores de históriasEducaçãoAprendizagemLinguagem corporalTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2015.A presente pesquisa se inicia com o problema: se sempre existiu o contador de histórias, por que as pessoas procuram por curso de contadores, assumindo não conseguirem ‘contar uma história’? Ao estruturar minha experiência pessoal, de vinte anos ministrando cursos e oficinas e contando histórias para públicos distintos, chego aos princípios e fundamentos que elucidam a prática de um contador de histórias. Com o objetivo de contribuir para a ampliação da arte de contar histórias, conquistando mais contadores e ouvintes, o contexto e o sujeito da pesquisa foram definidos como princípios, nas relações entre cultura, educação e arte, e na definição do sujeito contador, descritos nos dois primeiros capítulos. Os outros capítulos esclarecem os fundamentos decorrentes dos princípios eleitos para o estudo, em razão da reflexão sobre as práticas já realizadas. Assim, a presença do contador envolve os seguintes fundamentos: memória, imaginação, emoção e espontaneidade, que atuam juntos na significação do conto durante a ação do contar. A escolha e preparação do conto são apontadas como fundamentos que se definem pelo conhecimento e autonomia sobre as definições e alternativas assumidas. E, por fim, o fundamento do autoconhecimento, para atender as necessidades do uso das técnicas da linguagem corporal, para cada texto. O levantamento desses princípios e fundamentos pode orientar a constituição de outros contadores, sem, contudo, oferecer um modelo pronto, que não leve em conta as individualidades e objetivos de cada contador.This research starts from the following question: as the storyteller always existed, why do people keep on looking for courses on storytelling, assuming that they cannot ‘tell a story’? When structuring my personal 20-year experience of giving out courses, workshops and storytelling for different audiences I reached the principles and basis that elucidate the practices of a storyteller. Aiming at contributing to the broadening of the art of telling stories, reaching more storytellers and audiences, the context and subject of the research were defined as principles, within the relations between culture, education and art, and in the definition of the storyteller, described in the two first chapters. The other chapters clear out the basis resulting from the principles elected for the study, resulting from the reflections over the practices already carried out. Therefore, the presence of the storyteller involves the following basis: memory, imagination, emotion and spontaneity that act together on the meaning of the story during the act of the telling. The selection and preparation of the story are pointed out as bases that define themselves through the knowledge and autonomy about the assumed definitions and alternatives. And, at last, the bases of the self-knowledge in order to meet the needs for the use of body language for each text. The survey on these principles and bases may orient the constitution of other storytellers without, nevertheless, offering a ready model that does not take into account the individualities and objectives of each storyteller.Hartmann, LucianaCafé, Ângela Barcellos Coelho2016-01-25T15:36:28Z2016-01-25T15:36:28Z2016-01-252015-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCAFÉ, Ângela Barcellos Coelho. Os contadores de histórias na contemporaneidade: da prática à teoria, em busca de princípios e fundamentos. 2015. 277 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19310http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.19310A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T12:52:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/19310Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T12:52:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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