Indicadores de qualidade e a avaliação do gerenciamento de recursos humanos em saúde
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Data de Publicação: | 2009 |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27437 https://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000600004 |
Resumo: | Estudo qualitativo objetivando subsidiar a avaliação da qualidade do gerenciamento de recursos humanos (RH) em enfermagem e apreender como enfermeiros gerentes e docentes vivenciam o uso de indicadores de qualidade. Participaram 12 docentes, 10 gerentes, de quatro instituições de ensino e assistência, públicas e privadas do Município de São Paulo. A coleta deu-se de março a julho de 2007, por meio de entrevistas semi-estruturadas, gravadas e analisadas segundo referencial de análise temática. Dos achados emergiram duas categorias: Dimensão Institucional e Profissional; na primeira foram resgatadas percepções, sentimentos e demandas que as colaboradoras consideram inerentes à organização e que deveriam ser contrapartida na relação da instituição com os atores operativos. Na segunda, explicitaram os fatores intervenientes - motivos, interesses, disposições e necessidades dos profissionais no desempenho das atividades demandadas pela instituição. O estudo evidenciou o caráter processual da construção e validação de indicadores como ferramenta de gestão de qualidade em RH. |
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Indicadores de qualidade e a avaliação do gerenciamento de recursos humanos em saúdeQuality indicators and evaluation of human resources management in healthIndicadores de calidad y la evaluación del gerenciamento de recursos humanos en saludRecursos humanosEnfermagemAvaliaçãoGestão da qualidadeEstudo qualitativo objetivando subsidiar a avaliação da qualidade do gerenciamento de recursos humanos (RH) em enfermagem e apreender como enfermeiros gerentes e docentes vivenciam o uso de indicadores de qualidade. Participaram 12 docentes, 10 gerentes, de quatro instituições de ensino e assistência, públicas e privadas do Município de São Paulo. A coleta deu-se de março a julho de 2007, por meio de entrevistas semi-estruturadas, gravadas e analisadas segundo referencial de análise temática. Dos achados emergiram duas categorias: Dimensão Institucional e Profissional; na primeira foram resgatadas percepções, sentimentos e demandas que as colaboradoras consideram inerentes à organização e que deveriam ser contrapartida na relação da instituição com os atores operativos. Na segunda, explicitaram os fatores intervenientes - motivos, interesses, disposições e necessidades dos profissionais no desempenho das atividades demandadas pela instituição. O estudo evidenciou o caráter processual da construção e validação de indicadores como ferramenta de gestão de qualidade em RH.The aim of this qualitative study was to subsidize an evaluation of human resources management (HR) in nursing and to apprehend how the nursing managers and academic professors experience the use of quality indicators. Twelve academic professors, 10 managers from four teaching and assistance, public and private institutions in the city of São Paulo took part of this study. Data collection was carried out from March to July 2007, by means of semi-structured interviews, recorded and analyzed according to the thematic analysis referential. Two categories emerged from the results: Institutional and Professional Dimensions; in the first category, perceptions, feelings and demands that the collaborators found inherent to the organization and that could be the counterpart in the institution relationship with the operative actors were recovered. In the second category, they reported the intervenient factors - reasons, interests, disposition and professionals´ needs when performing activities required by the Institution. This study showed the processual character of construction and validation of indicators as a quality management instrument in HR.Estudio cualitativo objetivando subsidiar la evaluación de la calidad del gerenciamento de recursos humanos (RH) en enfermería y aprehender como los enfermeros gerentes y docentes vivencian el uso de indicadores de calidad. En este estudio participaron12 docentes, 10 gerentes de cuatro instituciones de enseñanza y asistencia, públicas y privadas, del Municipio de São Paulo. La colecta se hizo de Marzo a Julio de 2007, a través de entrevistas semiestructuradas, grabadas y analizadas según referencial del análisis temático. De los hallazgos emergieron dos categorías: dimensión Institucional y Profesional; en la primera se rescataron percepciones, sentimientos y demandas que las colaboradoras consideraron inherentes a la organización y que deberían ser la contrapartida con relación a la institución con los actores operativos. En la segunda, explicitaron los factores intervinientes - motivos, intereses, disposiciones y necesidades de los profesionales en el desempeño de las actividades demandadas por la institución. Este estudio mostró el carácter procesual y validación de indicadores como una herramienta de gestión en calidad del RH.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2017-12-07T04:51:49Z2017-12-07T04:51:49Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfKURCGANT, Paulina et al. Indicadores de qualidade e a avaliação do gerenciamento de recursos humanos em saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 43, n. esp. 2, p. 1168-1173, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000600004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/DGHdNPcDkH48hYfhr8G6PDq/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ KURCGANT, Paulina et al. Quality indicators and evaluation of human resources management in health. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 43, n. esp. 2, p. 1168-1173, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000600004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/DGHdNPcDkH48hYfhr8G6PDq/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27437https://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000600004porengRevista da Escola de Enfermagem da USP - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/DGHdNPcDkH48hYfhr8G6PDq/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessKurcgant, PaulinaTronchin, Daisy Maria RizattoMelleiro, Marta MariaCastilho, ValériaMachado, Valéria BertonhaPinhel, InahiáSiqueira, Vera ThâniaSilva, Milena Froes dareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/27437Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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