A aprendizagem de três produtores de música eletrônica de pista : a interação na pista, no ciberespaço e o envolvimento com as tecnologias musicais de produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vazquez, Eliza Rebeca Simões Neto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9859
Resumo: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programas de Pós-Graduação Música em Contexto, 2011.
id UNB_ad8b69b32f4a999666f78f0669fc9eac
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9859
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A aprendizagem de três produtores de música eletrônica de pista : a interação na pista, no ciberespaço e o envolvimento com as tecnologias musicais de produçãoMúsica eletrônica - Brasília (DF)Música e tecnologiaCiberespaçoDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programas de Pós-Graduação Música em Contexto, 2011.Esta pesquisa trata do processo de aprendizado de três produtores de música eletrônica de pista (MEP), pertencentes à cena underground de Brasília e DJs residentes do 5uinto, uma festa eletrônica que ocorre semanalmente na cidade. A partir do estudo da literatura verificou-se que os ambientes de interação do produtor de MEP são a pista e o ciberespaço e que estes estão cercados de tecnologias de produção musical. Em torno desta temática buscamos compreender como se dá o processo de aprendizado destes produtores. A metodologia escolhida foi o estudo multicaso etnográfico, tendo como ambientes de observação o 5uinto e os sites de relacionamentos sociais em que os produtores estão inseridos. Os instrumentos de coleta foram: entrevista reflexiva, análise de documentos netnográficos e observação. Percebeu-se que os três produtores construíram seu conhecimento de forma autônoma, trocando experiência entre pares, buscando informações no ciberespaço (em lojas, nos sites de relacionamento, em sites informacionais e com trocas de arquivos), na pista (como freqüentador ou como DJ) e fazendo uso das tecnologias de produção para aprender a produzir. Na pista o produtor interage tanto como DJ como quanto freqüentador e essas experiências são momentos de análise e de ampliação de repertório, onde ele percebe a reação da pista aos elementos sonoros da música e busca compreender a melhor maneira de compor para esse contexto. O produtor utiliza o ciberespaço para divulgar seu trabalho, comprar músicas, pesquisar, trocar informações e receber feed back de suas produções. Sua escuta é ativa, buscando reconhecer estilos, timbres, formas e construções de sets. Através do ciberespaço fomentam a cena, trocam informações e músicas, ampliam seu conhecimento e estabelecem relações entre outros produtores, DJs e freqüentadores da cena. O envolvimento com as tecnologias de produção é fundamental para a construção do conhecimento desses produtores, os softwares e o computador são as ferramentas utilizadas para construir sua música, e conforme entendem a lógica do programa, conseguem produzir melhor. Seu conhecimento é construído no fazer, durante a manipulação sonora, deixando-se guiar pela escuta, o produtor constrói sua música, a avalia e modifica se necessário, em um processo dinâmico de produção e aprendizado. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research is about the learning process of three electronic music producer of dance floor (DFEM), these belong the underground scene of Brasilia and DJs a electronic party, its take place every week in town. After literature studying that has happened the producer interaction environment of DFEM are the dance floor and the cyberspace whose are fence by musical production technology. Around this theme we are looking for to understand how those producers to get the learning process. The ethnographic cases study were the methodology chosen, where the observation environment is the "5uinto" and the social network sites are the producers in. The gathering tools are mulled interview, the netnographics documents assays and observation. It has been recognized the knowledge of the producer were built by themselves changing experiences between their counterparts looking for information in the cyberspace (at stores, social network sites, sites for information and exchange file, on the dance floor (like a partygoer or a DJ) and using those production technology to learn to produce. On the dance floor the producer interact as a DJ as a partygoer and these experiences are the moments to analysis and to enhance the repertoire where he notices the dance floor reaction to resounding elements of music and looking for to understand the best way to compose to this context. The cyberspace is used by the producer to publicize his work, to buy music, to research, to change information and to receive his production feedback. Considering they need to looking for to recognize style, timbres, forms, sets constructions their listening must be active. Through the cyberspace they change information and music, enlarge their knowledge and set up relation with others producer, DJs and regular visitors. With this in mind the computer, the software and the products technology involved are tools essential to producers building their knowledge, and their music , so that their understand the logic program as better they can produce. Their knowledge is building as they do sound manipulate let them to guide by listening as a result they are building their music consider and modify if it is necessary in a dynamic process of production and learning.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaGrossi, Cristina de SouzaVazquez, Eliza Rebeca Simões Neto2012-01-17T14:53:40Z2012-01-17T14:53:40Z2012-01-172011-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVAZQUEZ, Eliza Rebeca Simões Neto. A aprendizagem de três produtores de música eletrônica de pista : a interação na pista, no ciberespaço e o envolvimento com as tecnologias musicais de produção. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9859info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T19:01:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/9859Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T19:01:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem de três produtores de música eletrônica de pista : a interação na pista, no ciberespaço e o envolvimento com as tecnologias musicais de produção
title A aprendizagem de três produtores de música eletrônica de pista : a interação na pista, no ciberespaço e o envolvimento com as tecnologias musicais de produção
spellingShingle A aprendizagem de três produtores de música eletrônica de pista : a interação na pista, no ciberespaço e o envolvimento com as tecnologias musicais de produção
Vazquez, Eliza Rebeca Simões Neto
Música eletrônica - Brasília (DF)
Música e tecnologia
Ciberespaço
title_short A aprendizagem de três produtores de música eletrônica de pista : a interação na pista, no ciberespaço e o envolvimento com as tecnologias musicais de produção
title_full A aprendizagem de três produtores de música eletrônica de pista : a interação na pista, no ciberespaço e o envolvimento com as tecnologias musicais de produção
title_fullStr A aprendizagem de três produtores de música eletrônica de pista : a interação na pista, no ciberespaço e o envolvimento com as tecnologias musicais de produção
title_full_unstemmed A aprendizagem de três produtores de música eletrônica de pista : a interação na pista, no ciberespaço e o envolvimento com as tecnologias musicais de produção
title_sort A aprendizagem de três produtores de música eletrônica de pista : a interação na pista, no ciberespaço e o envolvimento com as tecnologias musicais de produção
author Vazquez, Eliza Rebeca Simões Neto
author_facet Vazquez, Eliza Rebeca Simões Neto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grossi, Cristina de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Vazquez, Eliza Rebeca Simões Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Música eletrônica - Brasília (DF)
Música e tecnologia
Ciberespaço
topic Música eletrônica - Brasília (DF)
Música e tecnologia
Ciberespaço
description Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programas de Pós-Graduação Música em Contexto, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-28
2012-01-17T14:53:40Z
2012-01-17T14:53:40Z
2012-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VAZQUEZ, Eliza Rebeca Simões Neto. A aprendizagem de três produtores de música eletrônica de pista : a interação na pista, no ciberespaço e o envolvimento com as tecnologias musicais de produção. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9859
identifier_str_mv VAZQUEZ, Eliza Rebeca Simões Neto. A aprendizagem de três produtores de música eletrônica de pista : a interação na pista, no ciberespaço e o envolvimento com as tecnologias musicais de produção. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508217445646336