Online authorship and text production in fan collaborative context
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46701 https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301 https://orcid.org/0000-0002-2471-5524 https://orcid.org/0000-0001-8491-6152 https://orcid.org/0000-0002-3150-5015 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivos caracterizar o conceito de autoria em rede, descrever os conteúdos disponíveis no site Spirit Fanfics e Histórias, bem como analisar de que modo acontece o processo de construção das estórias e como proporciona aprendizagem aos sujeitos. Foi utilizada a pesquisa netnográfica, por meio da qual se analisou o site a partir da observação participante para construção dos dados, e a metodologia qualitativa quanto aos procedimentos. Foram aplicados questionários aos participantes, a fim de reunir informações acerca da produção de fanfics e da autoria em rede. Como resultados, destacamos que a autoria em rede e a colaboração, presentes na produção de fanfics, conduzem os sujeitos ao engajamento, por meio do qual aprendem sobre o conteúdo imerso na narrativa ficcional produzida. |
id |
UNB_ada16ea093c4a96a19f2f5666fa6ac12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/46701 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Online authorship and text production in fan collaborative contextAutoria em rede e a produção textual no contexto colaborativo dos fãsCultura digitalAutoria em redeFanfictionAprendizagemEste artigo tem como objetivos caracterizar o conceito de autoria em rede, descrever os conteúdos disponíveis no site Spirit Fanfics e Histórias, bem como analisar de que modo acontece o processo de construção das estórias e como proporciona aprendizagem aos sujeitos. Foi utilizada a pesquisa netnográfica, por meio da qual se analisou o site a partir da observação participante para construção dos dados, e a metodologia qualitativa quanto aos procedimentos. Foram aplicados questionários aos participantes, a fim de reunir informações acerca da produção de fanfics e da autoria em rede. Como resultados, destacamos que a autoria em rede e a colaboração, presentes na produção de fanfics, conduzem os sujeitos ao engajamento, por meio do qual aprendem sobre o conteúdo imerso na narrativa ficcional produzida.This article aims to characterize the concept of online authorship, describe the contents available on the Spirit Fanfics e Histórias website, analyze how the story construction process happens and how it provides learning for the subjects. The netnographic research was used, through which the site was analyzed from participant observation to construct the data and the qualitative methodology regarding the procedures. Questionnaires were applied to the participants to gather information about the production of fanfics and online authorship. As a result, we highlight that: network authoring and collaboration present in the production of fanfics lead subjects to engagement; and through engagement, subjects learn about the content immersed in the fictional narrative produced.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual do Paraná - UnesparFaculdades Integradas do Extremo Sul da BahiaUniversidade Federal de AlagoasUniversidade de BrasíliaLima, Daniella de JesusMercado, Luís Paulo LeopoldoVersuti, Andrea Cristina2023-10-18T15:27:32Z2023-10-18T15:27:32Z2022-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleLIMA, Daniella de Jesus; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; VERSUTI, Andrea Cristina. Online authorship and text production in fan collaborative context. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 11, n. 22, jul./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/5249. Acesso em: 18 out. 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46701https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301https://orcid.org/0000-0002-2471-5524https://orcid.org/0000-0001-8491-6152https://orcid.org/0000-0002-3150-5015enghttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/5249info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-18T15:31:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/46701Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-18T15:31:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Online authorship and text production in fan collaborative context Autoria em rede e a produção textual no contexto colaborativo dos fãs |
title |
Online authorship and text production in fan collaborative context |
spellingShingle |
Online authorship and text production in fan collaborative context Lima, Daniella de Jesus Cultura digital Autoria em rede Fanfiction Aprendizagem |
title_short |
Online authorship and text production in fan collaborative context |
title_full |
Online authorship and text production in fan collaborative context |
title_fullStr |
Online authorship and text production in fan collaborative context |
title_full_unstemmed |
Online authorship and text production in fan collaborative context |
title_sort |
Online authorship and text production in fan collaborative context |
author |
Lima, Daniella de Jesus |
author_facet |
Lima, Daniella de Jesus Mercado, Luís Paulo Leopoldo Versuti, Andrea Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Mercado, Luís Paulo Leopoldo Versuti, Andrea Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia Universidade Federal de Alagoas Universidade de Brasília |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Daniella de Jesus Mercado, Luís Paulo Leopoldo Versuti, Andrea Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura digital Autoria em rede Fanfiction Aprendizagem |
topic |
Cultura digital Autoria em rede Fanfiction Aprendizagem |
description |
Este artigo tem como objetivos caracterizar o conceito de autoria em rede, descrever os conteúdos disponíveis no site Spirit Fanfics e Histórias, bem como analisar de que modo acontece o processo de construção das estórias e como proporciona aprendizagem aos sujeitos. Foi utilizada a pesquisa netnográfica, por meio da qual se analisou o site a partir da observação participante para construção dos dados, e a metodologia qualitativa quanto aos procedimentos. Foram aplicados questionários aos participantes, a fim de reunir informações acerca da produção de fanfics e da autoria em rede. Como resultados, destacamos que a autoria em rede e a colaboração, presentes na produção de fanfics, conduzem os sujeitos ao engajamento, por meio do qual aprendem sobre o conteúdo imerso na narrativa ficcional produzida. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-13 2023-10-18T15:27:32Z 2023-10-18T15:27:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Daniella de Jesus; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; VERSUTI, Andrea Cristina. Online authorship and text production in fan collaborative context. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 11, n. 22, jul./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/5249. Acesso em: 18 out. 2023. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46701 https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301 https://orcid.org/0000-0002-2471-5524 https://orcid.org/0000-0001-8491-6152 https://orcid.org/0000-0002-3150-5015 |
identifier_str_mv |
LIMA, Daniella de Jesus; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; VERSUTI, Andrea Cristina. Online authorship and text production in fan collaborative context. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 11, n. 22, jul./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/5249. Acesso em: 18 out. 2023. |
url |
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46701 https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301 https://orcid.org/0000-0002-2471-5524 https://orcid.org/0000-0001-8491-6152 https://orcid.org/0000-0002-3150-5015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/5249 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná - Unespar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná - Unespar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508231316209664 |