Online authorship and text production in fan collaborative context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Daniella de Jesus
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mercado, Luís Paulo Leopoldo, Versuti, Andrea Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46701
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301
https://orcid.org/0000-0002-2471-5524
https://orcid.org/0000-0001-8491-6152
https://orcid.org/0000-0002-3150-5015
Resumo: Este artigo tem como objetivos caracterizar o conceito de autoria em rede, descrever os conteúdos disponíveis no site Spirit Fanfics e Histórias, bem como analisar de que modo acontece o processo de construção das estórias e como proporciona aprendizagem aos sujeitos. Foi utilizada a pesquisa netnográfica, por meio da qual se analisou o site a partir da observação participante para construção dos dados, e a metodologia qualitativa quanto aos procedimentos. Foram aplicados questionários aos participantes, a fim de reunir informações acerca da produção de fanfics e da autoria em rede. Como resultados, destacamos que a autoria em rede e a colaboração, presentes na produção de fanfics, conduzem os sujeitos ao engajamento, por meio do qual aprendem sobre o conteúdo imerso na narrativa ficcional produzida.
id UNB_ada16ea093c4a96a19f2f5666fa6ac12
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46701
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Online authorship and text production in fan collaborative contextAutoria em rede e a produção textual no contexto colaborativo dos fãsCultura digitalAutoria em redeFanfictionAprendizagemEste artigo tem como objetivos caracterizar o conceito de autoria em rede, descrever os conteúdos disponíveis no site Spirit Fanfics e Histórias, bem como analisar de que modo acontece o processo de construção das estórias e como proporciona aprendizagem aos sujeitos. Foi utilizada a pesquisa netnográfica, por meio da qual se analisou o site a partir da observação participante para construção dos dados, e a metodologia qualitativa quanto aos procedimentos. Foram aplicados questionários aos participantes, a fim de reunir informações acerca da produção de fanfics e da autoria em rede. Como resultados, destacamos que a autoria em rede e a colaboração, presentes na produção de fanfics, conduzem os sujeitos ao engajamento, por meio do qual aprendem sobre o conteúdo imerso na narrativa ficcional produzida.This article aims to characterize the concept of online authorship, describe the contents available on the Spirit Fanfics e Histórias website, analyze how the story construction process happens and how it provides learning for the subjects. The netnographic research was used, through which the site was analyzed from participant observation to construct the data and the qualitative methodology regarding the procedures. Questionnaires were applied to the participants to gather information about the production of fanfics and online authorship. As a result, we highlight that: network authoring and collaboration present in the production of fanfics lead subjects to engagement; and through engagement, subjects learn about the content immersed in the fictional narrative produced.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual do Paraná - UnesparFaculdades Integradas do Extremo Sul da BahiaUniversidade Federal de AlagoasUniversidade de BrasíliaLima, Daniella de JesusMercado, Luís Paulo LeopoldoVersuti, Andrea Cristina2023-10-18T15:27:32Z2023-10-18T15:27:32Z2022-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleLIMA, Daniella de Jesus; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; VERSUTI, Andrea Cristina. Online authorship and text production in fan collaborative context. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 11, n. 22, jul./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/5249. Acesso em: 18 out. 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46701https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301https://orcid.org/0000-0002-2471-5524https://orcid.org/0000-0001-8491-6152https://orcid.org/0000-0002-3150-5015enghttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/5249info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-18T15:31:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/46701Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-18T15:31:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Online authorship and text production in fan collaborative context
Autoria em rede e a produção textual no contexto colaborativo dos fãs
title Online authorship and text production in fan collaborative context
spellingShingle Online authorship and text production in fan collaborative context
Lima, Daniella de Jesus
Cultura digital
Autoria em rede
Fanfiction
Aprendizagem
title_short Online authorship and text production in fan collaborative context
title_full Online authorship and text production in fan collaborative context
title_fullStr Online authorship and text production in fan collaborative context
title_full_unstemmed Online authorship and text production in fan collaborative context
title_sort Online authorship and text production in fan collaborative context
author Lima, Daniella de Jesus
author_facet Lima, Daniella de Jesus
Mercado, Luís Paulo Leopoldo
Versuti, Andrea Cristina
author_role author
author2 Mercado, Luís Paulo Leopoldo
Versuti, Andrea Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia
Universidade Federal de Alagoas
Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Daniella de Jesus
Mercado, Luís Paulo Leopoldo
Versuti, Andrea Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura digital
Autoria em rede
Fanfiction
Aprendizagem
topic Cultura digital
Autoria em rede
Fanfiction
Aprendizagem
description Este artigo tem como objetivos caracterizar o conceito de autoria em rede, descrever os conteúdos disponíveis no site Spirit Fanfics e Histórias, bem como analisar de que modo acontece o processo de construção das estórias e como proporciona aprendizagem aos sujeitos. Foi utilizada a pesquisa netnográfica, por meio da qual se analisou o site a partir da observação participante para construção dos dados, e a metodologia qualitativa quanto aos procedimentos. Foram aplicados questionários aos participantes, a fim de reunir informações acerca da produção de fanfics e da autoria em rede. Como resultados, destacamos que a autoria em rede e a colaboração, presentes na produção de fanfics, conduzem os sujeitos ao engajamento, por meio do qual aprendem sobre o conteúdo imerso na narrativa ficcional produzida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13
2023-10-18T15:27:32Z
2023-10-18T15:27:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Daniella de Jesus; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; VERSUTI, Andrea Cristina. Online authorship and text production in fan collaborative context. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 11, n. 22, jul./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/5249. Acesso em: 18 out. 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46701
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301
https://orcid.org/0000-0002-2471-5524
https://orcid.org/0000-0001-8491-6152
https://orcid.org/0000-0002-3150-5015
identifier_str_mv LIMA, Daniella de Jesus; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; VERSUTI, Andrea Cristina. Online authorship and text production in fan collaborative context. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 11, n. 22, jul./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/5249. Acesso em: 18 out. 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46701
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301
https://orcid.org/0000-0002-2471-5524
https://orcid.org/0000-0001-8491-6152
https://orcid.org/0000-0002-3150-5015
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/5249
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná - Unespar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná - Unespar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508231316209664