A matemática financeira no ensino médio : uma nova visão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavoni, André Luiz Pontes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21326
http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21326
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2016.
id UNB_adb65898f371efb7efcb32de721aa0e3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21326
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A matemática financeira no ensino médio : uma nova visãoMatemática - estudo e ensinoMatemática financeiraDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2016.Nesse trabalho é apresentada uma proposta para o desenvolvimento da aprendizagem da Matemática Financeira no 3º ano do Ensino Médio por meio da Educação Financeira, utilizando situações cotidianas e focando num resultado mais significativo na vida do educando. O consumismo e a falta de planejamento se tornaram comum na realidade de grande parte da população. Com o advento da globalização e dos programas sociais do Governo Federal, criou-se a possibilidade de pessoas de quaisquer classes sociais terem acesso a bens de consumo, bem como obtenção de créditos com mais facilidade que outrora o teriam, criando um ciclo consumista. O principal objetivo é proporcionar uma nova visão sobre a matemática levando os alunos a refletirem sobre os diversos ângulos em que podem ser mostrados os assuntos de modo a desenvolver nos alunos uma vontade de aprender e avançar no estudo da Matemática Financeira que podem e devem ser aplicadas no dia-a-dia das pessoas.This work has as objective to present a proposal for the learning development of Financial Mathematics of the 3rd year of high school through Financial Education, using everyday situations and focusing in a more significant result in the student’s life. The consumerism and the lack of planning has become a usual reality of the majority of the population. With the advent of globalization and social programs of the Federal Government, it created the possibility of people from any social class to access consumer goods and to obtain credit more easily than before, creating a consumerist cycle. The main objective is to provide a new insight of mathematics leading students to reflect on the various angles that the subjects can be shown in order to develop in students a desire to learn and advance in Financial Mathematics study that can and should be applied on day-by-day lives.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalSeimetz, RuiAraújo Neto, Lineu da CostaPavoni, André Luiz Pontes2016-08-24T13:40:29Z2016-08-24T13:40:29Z2016-08-242016-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAVONI, André Luiz Pontes. A matemática financeira no ensino médio: uma nova visão. 2016. xi, 77 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21326http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21326A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:58:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/21326Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:58:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A matemática financeira no ensino médio : uma nova visão
title A matemática financeira no ensino médio : uma nova visão
spellingShingle A matemática financeira no ensino médio : uma nova visão
Pavoni, André Luiz Pontes
Matemática - estudo e ensino
Matemática financeira
title_short A matemática financeira no ensino médio : uma nova visão
title_full A matemática financeira no ensino médio : uma nova visão
title_fullStr A matemática financeira no ensino médio : uma nova visão
title_full_unstemmed A matemática financeira no ensino médio : uma nova visão
title_sort A matemática financeira no ensino médio : uma nova visão
author Pavoni, André Luiz Pontes
author_facet Pavoni, André Luiz Pontes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seimetz, Rui
Araújo Neto, Lineu da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavoni, André Luiz Pontes
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - estudo e ensino
Matemática financeira
topic Matemática - estudo e ensino
Matemática financeira
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-24T13:40:29Z
2016-08-24T13:40:29Z
2016-08-24
2016-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAVONI, André Luiz Pontes. A matemática financeira no ensino médio: uma nova visão. 2016. xi, 77 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21326
http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21326
identifier_str_mv PAVONI, André Luiz Pontes. A matemática financeira no ensino médio: uma nova visão. 2016. xi, 77 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21326
http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508227585376256