Processo de organização da informação para a aprendizagem sob a ótica da arquitetura da informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/15758 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013. |
id |
UNB_ae538d298bd6f53a20e809db177d6336 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/15758 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de organização da informação para a aprendizagem sob a ótica da arquitetura da informaçãoComportamento informacionalOrganização da informaçãoArquitetura da informaçãoCompetência informacionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013.Considerando que o processo de organização da informação é importante para que aconteça uma aprendizagem significativa, essa dissertação tem o propósito de investigar como o aluno de graduação registra, comunica, organiza e recupera suas produções científicas durante o período de graduação. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa sob a ótica da Arquitetura da Informação, com discentes, no último ano de gradução, de algumas instituições de ensino superior no Distrito Federal para compreender sobre o comportamento informacional desses alunos e sobre suas práticas investigativas. É uma pesquisa empírica, com abrodagem qualitativa, quantitativa e análise exploratória. Busca-se descobrir o nível de Competência Informacional dos graduandos, baseado no padrão da Association of College and Research Libraries – ACRL (2000), e investiga-se o que eles pensam sobre pesquisa, produção de conhecimento e Iniciação Científica. Portanto, o estudo caracteriza-se pela utilização de abordagem multimétodo que foi feito com alunos cujo perfil é o de ser parte de uma comunidade onde a prática de pesquisa e de Iniciação Científica ainda não está bem consolidada. Considerando que a informação tem o poder de direcionar o estudante e que a Arquitetura da Informação contribui para organizar e recuperar informação, investiga-se como pode ser utilizado tecnologias sociais para a construção de um ambiente de ensino que ofereça ao aluno o que é necessário para que ele crie uma cultura de pesquisa, produção de conhecimento e publicações científicas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTWhereas the process of organizing information is important for it to happen meaningful learning, this dissertation aims to investigate how the graduate student records, communicates, organizes and retrieves their scientific productions during graduation. For this, a survey was developed from the perspective of Information Architecture, with students in the final year of graduate courses, some institutions of higher education in the Federal District to understand about the information behavior of these students and on their investigative practices. It is an empirical research with approach qualitative, quantitative and exploratory analysis. Seeks to discover the level of Information Literacy of undergraduates, based on the standard of the Association of College and Research Libraries - ACRL (2000 ), and investigates what they think about research, knowledge production and Scientific Initiation. Therefore, the study is characterized by the use of multi-method approach that was done with students whose profile is to be part of a community where the practice of research and scientific initiation is not yet well established. Whereas information has the power to direct the student and the Information Architecture helps to organize and retrieve information, investigates how social technologies can be used to build a learning environment that offers the student what is needed to it creates a culture of research, knowledge production and scientific publications.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoDuque, Cláudio GottschalgSteinmetz, Edeuzane de Fátima Pereira da Silva2014-06-04T12:34:18Z2014-06-04T12:34:18Z2014-06-042013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSTEINMETZ, Edeuzane de Fátima Pereira da Silva. Processo de organização da informação para a aprendizagem sob a ótica da arquitetura da informação. 2013. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15758A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-27T12:27:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/15758Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-27T12:27:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de organização da informação para a aprendizagem sob a ótica da arquitetura da informação |
title |
Processo de organização da informação para a aprendizagem sob a ótica da arquitetura da informação |
spellingShingle |
Processo de organização da informação para a aprendizagem sob a ótica da arquitetura da informação Steinmetz, Edeuzane de Fátima Pereira da Silva Comportamento informacional Organização da informação Arquitetura da informação Competência informacional |
title_short |
Processo de organização da informação para a aprendizagem sob a ótica da arquitetura da informação |
title_full |
Processo de organização da informação para a aprendizagem sob a ótica da arquitetura da informação |
title_fullStr |
Processo de organização da informação para a aprendizagem sob a ótica da arquitetura da informação |
title_full_unstemmed |
Processo de organização da informação para a aprendizagem sob a ótica da arquitetura da informação |
title_sort |
Processo de organização da informação para a aprendizagem sob a ótica da arquitetura da informação |
author |
Steinmetz, Edeuzane de Fátima Pereira da Silva |
author_facet |
Steinmetz, Edeuzane de Fátima Pereira da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duque, Cláudio Gottschalg |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Steinmetz, Edeuzane de Fátima Pereira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento informacional Organização da informação Arquitetura da informação Competência informacional |
topic |
Comportamento informacional Organização da informação Arquitetura da informação Competência informacional |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-06-04T12:34:18Z 2014-06-04T12:34:18Z 2014-06-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
STEINMETZ, Edeuzane de Fátima Pereira da Silva. Processo de organização da informação para a aprendizagem sob a ótica da arquitetura da informação. 2013. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/15758 |
identifier_str_mv |
STEINMETZ, Edeuzane de Fátima Pereira da Silva. Processo de organização da informação para a aprendizagem sob a ótica da arquitetura da informação. 2013. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1818900970810114048 |