Representação e imagens de si nas toadas de bumba-meu-boi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gondim, Ludmila Portela
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17310
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2014.
id UNB_af0ad5f70bafa2722107d69616cc3ec4
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/17310
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Gondim, Ludmila PortelaCyntrão, Sylvia Helena2014-12-11T13:09:49Z2014-12-11T13:09:49Z2014-12-112014-03-13GONDIM, Ludmila Portela. Representação e imagens de si nas toadas de bumba-meu-boi. 2014. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17310Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2014.As toadas de bumba-meu-boi do Maranhão constituem-se como canções criadas por sujeitos simples, distante da cultura erudita. Embalam a brincadeira do bumba-meu-boi e fornecem elementos para a compreensão de universos diferenciados. Buscando entender as expressões e visões nas quais o poeta-cantador se autorrepresenta, esta pesquisa analisa as imagens que o cantador faz de si em 80 toadas de bumba-meu-boi maranhense dos anos de 2006 a 2012 dos grupos: Madre Deus (2011 e 2012), Maracanã (2012), Maioba (2012), Liberdade (2012), Santa Fé (2011 e 2012), Floresta (2006 e 2011), Axixá (2012) e Pindaré (2011). As canções, com foco nas letras, são analisadas a partir de eixos temáticos, tais como: a relação do cantador com o boi, com a comunidade, com outros cantadores, com outros bois; a luta para vencer as dificuldades e a evocação divina. A investigação é conduzida partindo do perfil cultural do bumba-meu-boi, contextualizando as toadas e o cantador dentro da festa, apoiando-se nos estudos tradicionais de Mario de Andrade e Câmara Cascudo, bem como das pesquisas de Ester Marques, Maria Michol Pinho de Carvalho entre outros. Para compreender as toadas e o cantador em sua relação com a pós-modernidade, em nível conceitual e global, recorreu-se às leituras de Fredric Jameson e Zygmunt Bauman e para o entendimento sobre uma análise metodológica do texto poético, musical, de base cultural, e sua implicação no contexto dos estudos literários, as leituras de Paul Zumthor e Peter Burke. Para analisar as representações, a partir do conceito das imagens de si buscaram-se os aportes teóricos de Ruth Amossy e Umberto Eco. As reflexões revelam que a partir da voz de um sujeito que produz aquilo que canta, o texto que nasce da cultura popular também sofre o processo de mimetização textual, no qual estereótipos já reconhecidos social e culturalmente, bem como a evocação da postura crítico-reflexiva do cantador e suas intenções podem aparecer disfarçadas pelas representações que faz. __________________________________________________________________________ ABSTRACTThe songs of Maranhão’s bumba-meu-boi are formed as songs created by a simple subject, far from erudite culture. They enliven Bumba-meu-boi and provide elements for understanding different universes. Seeking to understand the expressions and visions in which the poet - singer represents himself, this research analyzes the images that the singer makes of himself in 80 songs of Maranhão’s Bumba-meu-boi between the years of 2006-2012 of the following groups: Madre Deus (2011 and 2012), Maracanã (2012 ), Maioba (2012 ), Liberdade ( 2012) , Santa Fé (2011 and 2012 ), Forest (2006 and 2011) , Axixá (2012 ) and Pindaré (2012). The songs, with emphasis on lyrics, are analyzed from themes such as: the relationship between the singer and the ox, the singer and the community, the singer and other singers, the singer and other oxen, the fight to overcome difficulties and the divine evocation. The investigation is conducted starting from the cultural profile of the Bumba-meu-boi, contextualizing the songs and the singer within the party, relying on the traditional studies of Mario de Andrade and Câmara Cascudo and on Esther Marques and Maria Michol Pinho de Carvalho’s researches, among others. To understand the songs and the singer in their relationship with postmodernity in a conceptual and global level, we resorted to the reading of Fredric Jameson and Zygmunt Bauman and for the understanding of a methodological analysis of a text which is poetic, musical and has a cultural background, and its implication in the context of literary studies, we resorted to the readings of Paul Zumthor and Peter Burke. To analyze the representations and images of themselves made by the singer we sought the theoretical contributions of Ruth Amossy and Umberto Eco. The reflections reveal that from the voice of a subject who produces what he sings, the text that comes from popular culture also undergoes the process of textual mimicry, in which stereotypes already recognized socially and culturally as well as the evocation of a critical reflexive stance of the singer and his intentions may appear disguised by the representations he makes.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessRepresentação e imagens de si nas toadas de bumba-meu-boiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBumba-meu-boiCantadores populares - Maranhão (MA)AutopercepçãoCanções folclóricas - Maranhão (MA)porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_LudmilaPortelaGondim.pdf2014_LudmilaPortelaGondim.pdfapplication/pdf7663206http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/17310/1/2014_LudmilaPortelaGondim.pdf87d1265290bbd81d017eb28f76aae6a5MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain774http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/17310/2/license.txtf02e3db0e79009c172fc580c162b27e6MD52open access10482/173102023-07-17 15:05:29.768open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-17T18:05:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Representação e imagens de si nas toadas de bumba-meu-boi
title Representação e imagens de si nas toadas de bumba-meu-boi
spellingShingle Representação e imagens de si nas toadas de bumba-meu-boi
Gondim, Ludmila Portela
Bumba-meu-boi
Cantadores populares - Maranhão (MA)
Autopercepção
Canções folclóricas - Maranhão (MA)
title_short Representação e imagens de si nas toadas de bumba-meu-boi
title_full Representação e imagens de si nas toadas de bumba-meu-boi
title_fullStr Representação e imagens de si nas toadas de bumba-meu-boi
title_full_unstemmed Representação e imagens de si nas toadas de bumba-meu-boi
title_sort Representação e imagens de si nas toadas de bumba-meu-boi
author Gondim, Ludmila Portela
author_facet Gondim, Ludmila Portela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gondim, Ludmila Portela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cyntrão, Sylvia Helena
contributor_str_mv Cyntrão, Sylvia Helena
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Bumba-meu-boi
Cantadores populares - Maranhão (MA)
Autopercepção
Canções folclóricas - Maranhão (MA)
topic Bumba-meu-boi
Cantadores populares - Maranhão (MA)
Autopercepção
Canções folclóricas - Maranhão (MA)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-03-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-11T13:09:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-11T13:09:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONDIM, Ludmila Portela. Representação e imagens de si nas toadas de bumba-meu-boi. 2014. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/17310
identifier_str_mv GONDIM, Ludmila Portela. Representação e imagens de si nas toadas de bumba-meu-boi. 2014. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/17310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/17310/1/2014_LudmilaPortelaGondim.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/17310/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 87d1265290bbd81d017eb28f76aae6a5
f02e3db0e79009c172fc580c162b27e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573415173423104