Influência dos anúncios de novos endividamento de longo prazo nos retornos das ações de empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sérgio Carlos dos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39184
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2005.
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spelling Influência dos anúncios de novos endividamento de longo prazo nos retornos das ações de empresas brasileirasMercado de capitaisAssimetria informacionalEndividamentoEstrutura de capitalEmpresas - BrasilDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2005.Não existe consenso quanto aos determinantes da estrutura de capital adotada pelas empresas ou aos impactos dos anúncios de novos endividamentos sobre os retornos das ações. Assunto amplamente discutido na literatura estrangeira, no Brasil o tema é relativamente pouco explorado. Dentro das características do mercado brasileiro, que inclusive contraria a teoria de finanças ao apresentar taxas de juros de longo prazo mais baratas do que as de curto prazo, esta pesquisa, em forma de estudo de evento, busca verificar a influência dos anúncios de novos endividamentos de longo prazo nos retornos das ações de empresas brasileiras. Com base em amostra formada por empresas integrantes da carteira IBOVESPA definida para o quadrimestre maio-agosto/2004, são identificados eventos relacionados aos anúncios de novos financiamentos de longo prazo, inclusive emissão de debêntures. A partir da mensuração dos retornos anormais, são realizados testes paramétricos e não-paramétrico para as hipóteses de igualdade entre médias e relação entre os eventos e os retornos. Os resultados apresentam indícios de relação positiva entre endividamento de longo prazo e o retorno das ações de empresas brasileiras, conciliando-se com pesquisas internacionais, tais como: Miller e Rock (1985), Best (1997) e Blazenko (1987). Além disso, os resultados obtidos nos testes F encontram conforto na teoria de que os retornos se revertem à média apresentada por Fama e French (1999).There is no consensus regarding determinants of the capital structure adopted by companies, or about the impact of announcements of new debts on stock returns. Although this topic is widely discussed in foreign literature, it is relatively unexplored in Brazil. This paper attempts, through event studies, to assess the influence of announcements of new longterm debts on the stock returns of Brazilian companies. This assessment is done in the context of Brazilian market characteristics, which actually contradict Financial Theory in that longterm interest rates are less expensive than short-term interest rates. Events related to new long-term financing, include the issue of debentures, are identified based on sample comprised by member companies of the IBOVESPA (São Paulo Stock Exchange Index) portfolio from May to August 2004. On the basis of measurements of the abnormal returns, parametric and nonparametric tests were conducted on the hypotheses of equality between averages and the relationship between events and returns. The results evidence signs of a positive relationship between long-term debts and stock returns for Brazilian companies, thus coinciding with international research such as that of Miller and Rock (1985), Best (1997) and Blazenko (1987). In addition, the theory that returns revert to the average, presented by Fama e French (1999), provides reassurance for the results obtained in the F tests.Lustosa, Paulo Roberto BarbosaSantos, Sérgio Carlos dos2020-07-07T14:31:22Z2020-07-07T14:31:22Z2005-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Sérgio Carlos dos. Influência dos anúncios de novos endividamento de longo prazo nos retornos das ações de empresas brasileiras. 2005. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)— Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, João Pessoa, 2005.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39184info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T18:25:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/39184Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T18:25:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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