Repensando as políticas de saúde no Brasil : educação permanente em saúde centrada no encontro e no saber da experiência
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36449 https://doi.org/10.1590/interface.190211 http://orcid.org/0000-0002-3726-9033 http://orcid.org/0000-0001-7560-6240 http://orcid.org/0000-0001-6949-9194 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de discutir a formação em Educação Permanente em Saúde (EPS), denominada "EPS em Movimento" e realizada em 2012 pelo Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS) do Brasil, em parceria com instituições de ensino, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), e que teve como aposta principal dar visibilidade às experiências de EPS, provenientes das afecções e dos encontros. Pretende-se cartografar e compreender essa experiência, seu caráter inovador e a conexão com os modos como as políticas de saúde para o SUS estão sendo formuladas e implementadas, incluindo a Política de Educação Permanente em Saúde instituída no Brasil desde 2003. |
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Repensando as políticas de saúde no Brasil : educação permanente em saúde centrada no encontro e no saber da experiênciaRethinking health policies in Brazil : continuing education in health focused on meeting and knowing from experienceRepensando las politicas de salud en Brasil : educación permanente in salud enfocada en el encontro y el saber de la experienciaPolítica de saúdeEducação permanenteReuniõesEste artigo tem o objetivo de discutir a formação em Educação Permanente em Saúde (EPS), denominada "EPS em Movimento" e realizada em 2012 pelo Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS) do Brasil, em parceria com instituições de ensino, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), e que teve como aposta principal dar visibilidade às experiências de EPS, provenientes das afecções e dos encontros. Pretende-se cartografar e compreender essa experiência, seu caráter inovador e a conexão com os modos como as políticas de saúde para o SUS estão sendo formuladas e implementadas, incluindo a Política de Educação Permanente em Saúde instituída no Brasil desde 2003.This article discusses the program “Continuing Health Education in Movement” (EPS em Movimento) implemented by the Ministry of Health’s Department of Health Education Management (DEGES, acronym in Portuguese) in partnership with academic institutions and the workers and administrators of the Brazilian National Health System (SUS). Its main aim is to give visibility to EPS experience resulting from the affects and encounters. The authors aim to map and understand this experience, its innovative nature, and connection with the ways in which health policies for SUS are being formulated and implemented, including the Continuing Education in Health Policy established in Brazil since 2003.El objetivo de este artículo es discutir la formación en Educación Permanente en Salud (EPS), denominada EPS en Movimiento y realizada en 2012 por el Departamento de Gestión de la Educación en Salud (DEGES) de la Secretaría de Gestión del Trabajo y de la Educación en Salud (SGTES) del Ministerio de Salud (MS) de Brasil en alianza con instituciones de enseñanza, trabajadores y gestores del Sistema Brasileño de Salud (SUS), y cuya apuesta principal fue la de dar visibilidad a la experiencia de EPS provenientes de las afecciones y de los encuentros. Los autores pretenden cartografiar y comprender esa experiencia, su carácter innovador y conexión con los modos como las políticas de salud para el SUS se formulan e implementan, incluyendo la Política de Educación Permanente en Salud instituida en Brasil desde 2003.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)UNESP2020-01-24T10:30:58Z2020-01-24T10:30:58Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, Monica Sampaio de; MERHY, Emerson Elias; SOUSA, Maria Fátima de. Repensando as políticas de Saúde no Brasil: Educação Permanente em Saúde centrada no encontro e no saber da experiência. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, e190211, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.190211. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100285. Acesso em: 25 maio 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36449https://doi.org/10.1590/interface.190211http://orcid.org/0000-0002-3726-9033http://orcid.org/0000-0001-7560-6240http://orcid.org/0000-0001-6949-9194(CC BY) - Este artigo está licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons 4.0, tipo BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Monica Sampaio deMerhy, Emerson EliasSousa, Maria Fátima deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-14T13:46:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/36449Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-14T13:46:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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