Uma leitura da instalação Invention, de Mark Lewis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Samira Rabello
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21665
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21665
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.
id UNB_b03ddec052dd63bafff1c95acb3cf45b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21665
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uma leitura da instalação Invention, de Mark LewisLewis, Mark, 1958- crítica e interpretaçãoCuradoria - artesSemiótica - artesDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.Nesta dissertação, apresentamos uma leitura da instalação Invention, realizada pelo artista Mark Lewis, no contexto situacional da 31a Bienal de São Paulo. Na abordagem, utilizamos a ferramenta teórico-metodológica da semiótica discursiva. O objetivo aqui é investigar no campo relacional os efeitos dos sentidos que contribuem para a significação do objeto de arte e em que medida este colabora para a construção do discurso que o engloba. Pressupomos que os efeitos dos sentidos surgem da interação entre texto e contexto. Pretendemos demonstrar que o significado do objeto denominado artístico emerge das relações construídas no contexto em que este está ou foi inserido, bem como a maneira com que produz efeitos de sentidos, que cooperam para a construção do discurso curatorial. Por conta dessa acepção, focalizamos o tratamento da discursivização do texto plástico – Invention – para, dessa forma, alcançar seus desdobramentos significativos, bem como na iconização do texto plástico, para então colacionar os discursos, a obra e a exposição, buscando identificar as relações semânticas entre eles. Por fim, neste processo de contrapor os discursos, tentamos demonstrar a relação sintático semântica que emerge da interseção entre obra de arte e exposição para atingir o discurso. Percebemos que a obra Invention faz surgir paradigmas sociais, culturais e políticos inerentes à condição contemporânea, tal como percebido no discurso curatorial, além de atuar como ferramenta de manipulação deste.This dissertation we present a reading about the art installation Invention by Mark Lewis, in the situational context of the 31st Bienal de São Paulo. In the present approach is the methodological-theoretical tool used is the discursive semiotics. The aim of this work is to investigate, through the art piece reading, the relational field and the effect of senses that contribute to its meaning and also to understand its contribution to the construction of speech that includes it – the exposition. An exchange is assumed – the exchange in which the effect of senses emerges from the interaction between the combination: text and context. Therefore, this study aims to demonstrate that the meaning of the object called artistic emerges from the relations built within its context, as well as the way it produces effect of senses that contributes to the construction of the curatorial discourse. Because of this significance, the present work focuses, thence, on the treatment of the discursivization of the plastic text – Invention – to thus achieve its significant developments and the iconization plastic text, and then collate the speeches, the work and exposure in order to identify the relationships semantic between them. Finally, in the process of countering the speeches, we try to demonstrate the syntactic-semantic relationship that emerges from the intersection between artwork and exposure to achieve the speech. We realized that the Invention work raises social paradigms, cultural and political inherent to contemporary condition, as perceived in curatorial discourse, besides acting as a manipulation tool this.Martinez, Elisa de SouzaPereira, Samira Rabello2016-11-04T12:36:06Z2016-11-04T12:36:06Z2016-11-042016-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Samira Rabello. Uma leitura da instalação Invention, de Mark Lewis. 2016. [206] f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016http://repositorio.unb.br/handle/10482/21665http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21665A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/21665Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma leitura da instalação Invention, de Mark Lewis
title Uma leitura da instalação Invention, de Mark Lewis
spellingShingle Uma leitura da instalação Invention, de Mark Lewis
Pereira, Samira Rabello
Lewis, Mark, 1958- crítica e interpretação
Curadoria - artes
Semiótica - artes
title_short Uma leitura da instalação Invention, de Mark Lewis
title_full Uma leitura da instalação Invention, de Mark Lewis
title_fullStr Uma leitura da instalação Invention, de Mark Lewis
title_full_unstemmed Uma leitura da instalação Invention, de Mark Lewis
title_sort Uma leitura da instalação Invention, de Mark Lewis
author Pereira, Samira Rabello
author_facet Pereira, Samira Rabello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinez, Elisa de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Samira Rabello
dc.subject.por.fl_str_mv Lewis, Mark, 1958- crítica e interpretação
Curadoria - artes
Semiótica - artes
topic Lewis, Mark, 1958- crítica e interpretação
Curadoria - artes
Semiótica - artes
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-04T12:36:06Z
2016-11-04T12:36:06Z
2016-11-04
2016-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Samira Rabello. Uma leitura da instalação Invention, de Mark Lewis. 2016. [206] f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21665
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21665
identifier_str_mv PEREIRA, Samira Rabello. Uma leitura da instalação Invention, de Mark Lewis. 2016. [206] f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21665
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580848582328320