Para além do acesso : a permanência dos estudantes participantes da política de assistência estudantil na Universidade de Brasília : realidade e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávia Alves da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38788
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020.
id UNB_b2c0d9a6e630da742ad16af23068e114
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/38788
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Para além do acesso : a permanência dos estudantes participantes da política de assistência estudantil na Universidade de Brasília : realidade e perspectivaseyond access : the permanence of students participating in the student assistance policy at the University of Brasilia : reality and perspectivesEnsino superiorAssistência estudantilVulnerabilidade socialPermanência escolarDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020.O presente trabalho é fruto da pesquisa intitulada “Para além do acesso: a permanência dos estudantes participantes da política de Assistência Estudantil na Universidade de Brasília - realidade e perspectivas” que discute os fatores que interferem na permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Universidade. A pesquisa é de base qualitativa e de estudo de caso, realizada com estudantes residentes na Casa do Estudante Universitário (CEU) da UnB, e investiga, sob a ótica dos estudantes, os fatores que interferem em sua permanência na Universidade. Avalia ainda a importância da implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para garantir com que os estudantes que chegam com nova bagagem no universo acadêmico superior tenham oportunidade de concluir com êxito seu curso. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram questionários e dinâmica de grupo por meio da Técnica de Grupo Nominal (TGN). As informações do questionário possibilitaram identificar dados pessoais e acadêmicos dos estudantes. A dinâmica ocorreu com seis jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, residentes na CEU. A análise se deu com base na técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 1977) e dos fundamentos teóricos de Bourdieu (2002), Zago (2006), Portes (2011 e 2019), dentre outros. Através dos relatos dos estudantes e do esforço em traduzir suas percepções sobre a permanência na Universidade, foi possível inferir que diferentes processos de exclusão ocorrem na vivência acadêmica e demandam novos e distintos desafios à permanência e diplomação em cursos superiores. Sem a pretensão de apontar soluções “acabadas” para os problemas dimensionados durante a pesquisa e a prática profissional, apresenta-se como produto técnico a proposta de programa de monitoramento acadêmico para o público específico da Assistência Estudantil na UnB, considera-se para tanto, o perfil dos demandantes aos programas, os fatores que têm interferido na permanência dos mesmos na Universidade e os motivos que os levam a necessitarem de mais tempo vinculados aos programas. Acredita-se que o referido programa atuará no sentido de prevenir as situações que geram extrapolação de tempo nos programas e na Universidade, bem como estabelecerá a ideia de atuação em rede para dar conta das situações já instaladas e que têm levado a processos de retenção e evasão.The present work is the result of a research entitled “Beyond access: the permanence of students participating in the student assistance policy at the University of Brasilia - reality and perspectives” that discusses the factors that interfere with the permanence of students in situations of socioeconomic vulnerability at the University. The research is based on a qualitative basis and a case study carried out with students residing at the University Student House of UnB - CEU, and investigates, from the students' point of view, the factors interfere in their stay at the University. It also assesses the importance of implementing the National Student Assistance Program - PNAES to ensure that students who arrive with new “baggage” in the higher academic universe have the opportunity to successfully complete their course. The instruments used for data collection were questionnaires and group dynamics using the Nominal Group Technique - TGN. The questionnaire information made it possible to identify students' personal and academic data. The dynamics occurred with six young people in a situation of socioeconomic vulnerability, living in CEU. The analysis occurred based on the Content Analysis technique (Bardin, 1977) and the theoretical foundations of Bourdieu (2002), Zago (2006), Portes (2011 and 2019), among others. Through the students' reports and the effort to translate their perceptions about staying at the University, it was possible to infer that different processes of exclusion occur in the academic experience and demand new and different challenges to stay and qualify in higher education courses. Without the intention of pointing out “finished” solutions to problems dimensioned during research and professional practice, the proposal for an academic monitoring program for the specific public of student assistance at UnB is presented as a technical product. the profile of the applicants to the programs, the factors that have interfered in their permanence in the University and the reasons that lead them to need more time linked to the programs. It is believed that the referred program will act in order to prevent situations that generate extrapolation of time in the programs and at the University, as well as establish the idea of acting in a network to account for the situations already installed and that has led to processes of retention and evasion.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalCarvalho, Olgamir Francisco deSilva, Flávia Alves da2020-07-02T15:00:52Z2020-07-02T15:00:52Z2020-07-022020-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Flávia Alves da. Para além do acesso: a permanência dos estudantes participantes da política de assistência estudantil na Universidade de Brasília: realidade e perspectivas. 2020. 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38788A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-12T16:44:08Zoai:repositorio.unb.br:10482/38788Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-12T16:44:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além do acesso : a permanência dos estudantes participantes da política de assistência estudantil na Universidade de Brasília : realidade e perspectivas
eyond access : the permanence of students participating in the student assistance policy at the University of Brasilia : reality and perspectives
title Para além do acesso : a permanência dos estudantes participantes da política de assistência estudantil na Universidade de Brasília : realidade e perspectivas
spellingShingle Para além do acesso : a permanência dos estudantes participantes da política de assistência estudantil na Universidade de Brasília : realidade e perspectivas
Silva, Flávia Alves da
Ensino superior
Assistência estudantil
Vulnerabilidade social
Permanência escolar
title_short Para além do acesso : a permanência dos estudantes participantes da política de assistência estudantil na Universidade de Brasília : realidade e perspectivas
title_full Para além do acesso : a permanência dos estudantes participantes da política de assistência estudantil na Universidade de Brasília : realidade e perspectivas
title_fullStr Para além do acesso : a permanência dos estudantes participantes da política de assistência estudantil na Universidade de Brasília : realidade e perspectivas
title_full_unstemmed Para além do acesso : a permanência dos estudantes participantes da política de assistência estudantil na Universidade de Brasília : realidade e perspectivas
title_sort Para além do acesso : a permanência dos estudantes participantes da política de assistência estudantil na Universidade de Brasília : realidade e perspectivas
author Silva, Flávia Alves da
author_facet Silva, Flávia Alves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Olgamir Francisco de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Flávia Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Assistência estudantil
Vulnerabilidade social
Permanência escolar
topic Ensino superior
Assistência estudantil
Vulnerabilidade social
Permanência escolar
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-02T15:00:52Z
2020-07-02T15:00:52Z
2020-07-02
2020-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Flávia Alves da. Para além do acesso: a permanência dos estudantes participantes da política de assistência estudantil na Universidade de Brasília: realidade e perspectivas. 2020. 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/38788
identifier_str_mv SILVA, Flávia Alves da. Para além do acesso: a permanência dos estudantes participantes da política de assistência estudantil na Universidade de Brasília: realidade e perspectivas. 2020. 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/38788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508282157465600