Ensino fundamental de nove anos e a inserção de crianças de seis anos na escolarização obrigatória no Distrito Federal: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Angélica Guedes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Maciel, Diva Maria M. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27681
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302010000100009
Resumo: Este artigo traz uma reflexão sobre o processo de consolidação do ensino fundamental de nove anos na rede pública de ensino do Distrito Federal (DF) e põe em questão as peculiaridades da inserção de crianças de seis anos de idade nesse novo ambiente, a partir da ação docente observada no contexto de pesquisa. Constam da pesquisa uma microetnografia das salas de aula, a imersão no cotidiano escolar das classes participantes e entrevistas com as professoras. Participaram do estudo alunos e professoras de duas classes de primeiro ano de duas escolas públicas do Distrito Federal, de naturezas distintas. Os resultados analisados e discutidos a partir das orientações presentes nos documentos veiculados pelo Ministério da Educação sobre a temática são apresentados, tendo como foco a percepção dos professores sobre os meandros que permeiam a ampliação do ensino fundamental no DF.
id UNB_b3098123a8af9007c05735e31e337876
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/27681
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino fundamental de nove anos e a inserção de crianças de seis anos na escolarização obrigatória no Distrito Federal: estudo de casoNine years long elementary school and the integration of six-year-old children in the compulsory schooling of the Distrito Federal: a case studyPolíticas públicas educacionaisEnsino fundamentalInserção de crianças de seis anosDocentesEste artigo traz uma reflexão sobre o processo de consolidação do ensino fundamental de nove anos na rede pública de ensino do Distrito Federal (DF) e põe em questão as peculiaridades da inserção de crianças de seis anos de idade nesse novo ambiente, a partir da ação docente observada no contexto de pesquisa. Constam da pesquisa uma microetnografia das salas de aula, a imersão no cotidiano escolar das classes participantes e entrevistas com as professoras. Participaram do estudo alunos e professoras de duas classes de primeiro ano de duas escolas públicas do Distrito Federal, de naturezas distintas. Os resultados analisados e discutidos a partir das orientações presentes nos documentos veiculados pelo Ministério da Educação sobre a temática são apresentados, tendo como foco a percepção dos professores sobre os meandros que permeiam a ampliação do ensino fundamental no DF.This paper presents a reflection on the process consolidating the nine years long elementary school in the public schooling system of the Distrito Federal. It specifically focuses on the integration of six-year-old children at this education level and on the teaching performance observed in the research context. It includes a classroom micro-ethnographic study, immersion in the school daily life of first graders and interviews with their teachers. It was conducted in two different public schools of the Distrito Federal. It presents the results obtained from the analysis and discussion of documents issued by the Ministério da Educação with a special focus on the teachers' perception of the intricacies constituting the expansion of elementary school in the Distrito Federal.Em processamentoCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2017-12-07T04:53:22Z2017-12-07T04:53:22Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfEduc. Soc.,v.31,n.110,p.157-175,2010http://repositorio.unb.br/handle/10482/27681https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302010000100009porDantas, Angélica GuedesMaciel, Diva Maria M. A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-28T16:19:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/27681Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-28T16:19:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino fundamental de nove anos e a inserção de crianças de seis anos na escolarização obrigatória no Distrito Federal: estudo de caso
Nine years long elementary school and the integration of six-year-old children in the compulsory schooling of the Distrito Federal: a case study
title Ensino fundamental de nove anos e a inserção de crianças de seis anos na escolarização obrigatória no Distrito Federal: estudo de caso
spellingShingle Ensino fundamental de nove anos e a inserção de crianças de seis anos na escolarização obrigatória no Distrito Federal: estudo de caso
Dantas, Angélica Guedes
Políticas públicas educacionais
Ensino fundamental
Inserção de crianças de seis anos
Docentes
title_short Ensino fundamental de nove anos e a inserção de crianças de seis anos na escolarização obrigatória no Distrito Federal: estudo de caso
title_full Ensino fundamental de nove anos e a inserção de crianças de seis anos na escolarização obrigatória no Distrito Federal: estudo de caso
title_fullStr Ensino fundamental de nove anos e a inserção de crianças de seis anos na escolarização obrigatória no Distrito Federal: estudo de caso
title_full_unstemmed Ensino fundamental de nove anos e a inserção de crianças de seis anos na escolarização obrigatória no Distrito Federal: estudo de caso
title_sort Ensino fundamental de nove anos e a inserção de crianças de seis anos na escolarização obrigatória no Distrito Federal: estudo de caso
author Dantas, Angélica Guedes
author_facet Dantas, Angélica Guedes
Maciel, Diva Maria M. A.
author_role author
author2 Maciel, Diva Maria M. A.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Angélica Guedes
Maciel, Diva Maria M. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas educacionais
Ensino fundamental
Inserção de crianças de seis anos
Docentes
topic Políticas públicas educacionais
Ensino fundamental
Inserção de crianças de seis anos
Docentes
description Este artigo traz uma reflexão sobre o processo de consolidação do ensino fundamental de nove anos na rede pública de ensino do Distrito Federal (DF) e põe em questão as peculiaridades da inserção de crianças de seis anos de idade nesse novo ambiente, a partir da ação docente observada no contexto de pesquisa. Constam da pesquisa uma microetnografia das salas de aula, a imersão no cotidiano escolar das classes participantes e entrevistas com as professoras. Participaram do estudo alunos e professoras de duas classes de primeiro ano de duas escolas públicas do Distrito Federal, de naturezas distintas. Os resultados analisados e discutidos a partir das orientações presentes nos documentos veiculados pelo Ministério da Educação sobre a temática são apresentados, tendo como foco a percepção dos professores sobre os meandros que permeiam a ampliação do ensino fundamental no DF.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2017-12-07T04:53:22Z
2017-12-07T04:53:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Educ. Soc.,v.31,n.110,p.157-175,2010
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27681
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302010000100009
identifier_str_mv Educ. Soc.,v.31,n.110,p.157-175,2010
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27681
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302010000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508238809333760