A constituição da experiência de três violonistas acompanhadores : um estudo com documentação narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Edson Barbosa de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34161
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.
id UNB_b3ab2b3c5b7c3f334e7f494fd2441d73
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34161
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A constituição da experiência de três violonistas acompanhadores : um estudo com documentação narrativaViolonista acompanhadorAcompanhamento musicalViolonistas - experiênciasViolão - instrução e estudoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.A presente dissertação de mestrado traz como tema a constituição da experiência do violonista acompanhador CEVA, que se configura no processo de como os sujeitos se tornam violonistas acompanhadores VAs. O interesse pela temática surgiu da minha experiência profissional como professor e violonista acompanhador, partindo da minha história de vida-formação com a música. O objetivo geral é compreender, nos relatos de experiência, a constituição da experiência do violonista acompanhador. Os objetivos específicos são tematizar as experiências que os constituíram como violonistas acompanhadores e compreender de que forma elas contribuem na constituição de sua experiência. A fim de alcançar tais objetivos adoto como conceitos fundantes a experiência na perspectiva de Larossa (2002, 2012), o conceito de formação a partir das compreensões de Passeggi (2011, 2016) e relatos de experiência, Domingues (2016). A pesquisa trouxe como pressupostos teóricometodológicos a Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas DNEP que se caracteriza como pesquisa-formação-ação PFA, com música (SUÁREZ, 2008, 2005, 2015, 2016), a (Auto)biografia a partir das compreensões de Delory-Momberger (2008,2012) e Videobiografia, Abrahão (2008,2014). Alguns trabalhos que têm abordado o acompanhamento musical na literatura trazem compressões de que a formação desse profissional acontece de maneira empírica, na prática. Portanto, a pesquisa se debruçou nesse empirismo para compreender especificidades do vir a ser violonista acompanhador VA. O processo de análise se deu em dois grandes eixos: documentando as narrativas das experiências no estudo do instrumento, que se configurou no registro da vida-formação com música dos sujeitos na pesquisa-formação-ação; e especificidades do VA que são habilidades e características que singularizam essa categoria de violonista. Na Documentação Narrativa de Experiências Musicais DNEM, os co-participantes da pesquisa mostraram que os Vas possuem uma escuta musical com certas especificidades e peculiaridades. Para tanto, busquei mostrar a perspectiva dos VAs, no modo de escutar. As minúcias elucidadas mostram a habilidade musical desse profissional que é o saber ouvir e como ouvir. Foi possível identificar além das habilidades musicais objetivas, de cunho mais técnico, e já sistematizadas na literatura, as habilidades subjetivas, elucidadas pelos participantes que emergem como saberes tácitos, sistematizados nessa dissertação como um decálogo de saberes do VA. Tomando essas compreensões a partir e com os VAs, fiz uma transposição do conceito de acompanhamento tratado no contexto da pesquisa (auto) biográfica por Passeggi (2010), para ampliar a visão dessa relação de VA e cantor/instrumentista melódico no campo da música e, consequentemente, da Educação Musical. A contribuição para esses campos investigativos está centrada na figura do professor acompanhador e do aluno acompanhado. Nessa ótica, a categoria de professor acompanhador faz emergir um modo de ensinar e aprender música e de se formar com a música pelo cuidado com o outro. É o sujeito da experiência que lança mão da escuta (Auto)biográfica para acompanhar e ser acompanhado na formação com música.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The theme of this research is the constitution of the guitarist accompanist 's experience, which is set in the process of how to become a guitarist accompanist. The interest in the subject came from my professional experience as a teacher and guitarist accompanist, starting from my life-training history with music. The general objective is to understand in the reports of experience of co-participants the constitution of the guitarist accompanist experience. The specific objectives are to thematize the experiences that constituted them as guitarist accompanists and to understand how they contribute to the constitution of their experience. In order to achieve the research’s objectives, I adopt some concepts as fundamental, such as the experience under the perspective of Larossa (2002, 2012), the concept of training by Passeggi (2011, 2016) and experience reports, Domingues (2016). The research presents the Narrative Documentation of Pedagogical Experiences, which is characterized as research-action-formation, with music in this research (Suárez, 2008, 2005; 2015; 2016), (Auto)biography under the understandings of (Delory-Momberger, 2008; 2012) and Videobiography (Abrahão, 2008, 2014) as theoretical-methodological postulates. The analyzed works have discussed the musical accompaniment in the literature and bring some comprehensions that the formation of this kind of professional occurs in an empirical way, in practice. Therefore, the research focused on this empiricism to understand the specificities of becoming a guitarist accompanist. The process of analysis was organized in two main axes and the first one was documenting the narratives of experiences in the study of the musical instrument, which was configured in the recording of the subject’s life-training with music along the research-action-formation. The second axis embrace the guitarist accompanist specificities, which are skills and characteristics that singles out this category of guitarist. In the Narrative Documentation of Musical Experiences, the co-participants of the research showed that the guitarist accompanist have a musical listening skill with certain specificities and peculiarities. Following this path, I intended to present the perspective of the guitarist accompanist about this way of listening. I focused on emphasize the details they elucidated that show us a musical skill from the professional that are the knowing of listening and how to listen. It was possible to identify the music objective skills, in a more technical way, more systematized in the literature, as subject abilities, elucidated by the participants who emerge as tacit knowing, seen in this research as a guitarist accompanist decalogue of knowledge. From these understandings from and with the guitarist accompanist, I proposed to transpose the concept of accompaniment discussed in the context of (auto)biographical Research by Passegi (2010) aiming to broad the vision of the relationship between the guitarist accompanist and melodic singer/instrumentalist in the field of music and, consequently, in the Musical Education. The contribution to these researches is centered on the figures of the accompanist teacher and the student being accompanied. From this point of view, the category of accompanist teacher reveals a way of teaching and learning music and a formation with music by caring for others. It is the subject of experience that uses (auto)biographical Listening to accompany and to be accompanied in the formation with music.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaAbreu, Delmary Vasconcelos deOliveira, Edson Barbosa de2019-03-13T18:44:21Z2019-03-13T18:44:21Z2019-03-132018-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Edson Barbosa de. A constituição da experiência de três violonistas acompanhadores: um estudo com documentação narrativa. 2018. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34161A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T18:58:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/34161Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T18:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição da experiência de três violonistas acompanhadores : um estudo com documentação narrativa
title A constituição da experiência de três violonistas acompanhadores : um estudo com documentação narrativa
spellingShingle A constituição da experiência de três violonistas acompanhadores : um estudo com documentação narrativa
Oliveira, Edson Barbosa de
Violonista acompanhador
Acompanhamento musical
Violonistas - experiências
Violão - instrução e estudo
title_short A constituição da experiência de três violonistas acompanhadores : um estudo com documentação narrativa
title_full A constituição da experiência de três violonistas acompanhadores : um estudo com documentação narrativa
title_fullStr A constituição da experiência de três violonistas acompanhadores : um estudo com documentação narrativa
title_full_unstemmed A constituição da experiência de três violonistas acompanhadores : um estudo com documentação narrativa
title_sort A constituição da experiência de três violonistas acompanhadores : um estudo com documentação narrativa
author Oliveira, Edson Barbosa de
author_facet Oliveira, Edson Barbosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Delmary Vasconcelos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Edson Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Violonista acompanhador
Acompanhamento musical
Violonistas - experiências
Violão - instrução e estudo
topic Violonista acompanhador
Acompanhamento musical
Violonistas - experiências
Violão - instrução e estudo
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-04
2019-03-13T18:44:21Z
2019-03-13T18:44:21Z
2019-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Edson Barbosa de. A constituição da experiência de três violonistas acompanhadores: um estudo com documentação narrativa. 2018. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34161
identifier_str_mv OLIVEIRA, Edson Barbosa de. A constituição da experiência de três violonistas acompanhadores: um estudo com documentação narrativa. 2018. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508216629854208