Atividades experimentais no Ensino de Química : uma proposta didática no contexto da socioeducação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Larissa Rabêlo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22823
http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22823
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016.
id UNB_b3d2ddbe78e4fe11b63c1366ea0aa2fa
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/22823
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Atividades experimentais no Ensino de Química : uma proposta didática no contexto da socioeducaçãoQuímica - estudo e ensinoMedidas socioeducativasAtividades experimentaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016.Numa escola em uma Unidade Socioeducativa de Internação para Adolescentes, muitos são os desafios educacionais específicos que influenciam no processo de ensino e de aprendizagem. Um ensino de Ciências descontextualizado, indiferente às questões sociais, com uma visão conteudista e positivista não tende a favorecer o processo de reflexão e ressignificação do ato infracional cometido pelos socioeducandos e pouco desperta interesse pelas atividades educacionais. Visando favorecer a motivação e interação dos discentes, o acesso aos conteúdos e metodologias diferenciadas e construção de uma relação de autoconfiança com o conhecimento, o presente trabalho se propõe a analisar o impacto de atividades experimentais no processo de ensino em uma Unidade de Internação. Avaliamos a implementação de uma proposição didática elaborada com atividades que enfatizam a relação teoria-experimento, incorporando a interdisciplinaridade e a contextualização e levando em conta a segurança e os materiais disponíveis dentro desse contexto, buscando avaliar não apenas o processo de aprendizagem dos jovens, mas também seu envolvimento com os processos educativos e a ressignificação da importância do conhecimento escolar para suas vidas. A proposição foi implementada em uma escola em uma Unidade Socioeducativa de Internação do Distrito Federal no primeiro semestre de 2016. Para a análise dos dados utilizamos abordagem qualitativa. Os resultados indicam que a proposição didática se tornou eficaz no alcance dos seus objetivos e as atividades experimentais tornam o processo de ensino-aprendizagem de Química mais significativo para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação.At a school in a socio-educational unit for adolescent internment, many are the specific educational challenges that influence the process of teaching and learning. A misguided teaching of sciences, insensitive to social matters, with a content manager and positivist view tends not to favor the process of reflection and resignification of the infractions committed by the adolescents and little awakens their interest for educational activities. Aiming to favor the motivation and interaction among students, the access to unusual contents and methodologies and the nurture of a self-confident relation with knowledge, this paper aims to analyze the impact of experimental activities in the process of teaching in a socio-educational unit. The implementation of a teaching method elaborated with activities that emphasize the relation theory-experiment was evaluated, adding the interdisciplinarity and contextualization, taking into account the safety and the available material in this context, seeking to evaluate not only the learning process of teenagers, but also their involvement with the educational process and the resignification of the importance of knowledge in their own lives. The proposition was implemented at a school in a social-educational unit of internment in Distrito Federal in the first semester of 2016. The content analysis method utilizes a qualitative approach. The results showed that the teaching method has become effective in reaching its goals and the experimental activities make a more meaningful teaching and learning of chemistry for the adolescents interned under social-educative measures.Instituto de Química (IQ)Instituto de Física (IF)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado ProfissionalizanteRazuck, Renata Cardoso de Sá RibeiroMarques, Larissa Rabêlo2017-03-07T14:44:47Z2017-03-07T14:44:47Z2017-03-072016-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARQUES, Larissa Rabêlo. Atividades experimentais no Ensino de Química: uma proposta didática no contexto da socioeducação. 2016. 155 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22823http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22823A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:21:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/22823Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:21:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades experimentais no Ensino de Química : uma proposta didática no contexto da socioeducação
title Atividades experimentais no Ensino de Química : uma proposta didática no contexto da socioeducação
spellingShingle Atividades experimentais no Ensino de Química : uma proposta didática no contexto da socioeducação
Marques, Larissa Rabêlo
Química - estudo e ensino
Medidas socioeducativas
Atividades experimentais
title_short Atividades experimentais no Ensino de Química : uma proposta didática no contexto da socioeducação
title_full Atividades experimentais no Ensino de Química : uma proposta didática no contexto da socioeducação
title_fullStr Atividades experimentais no Ensino de Química : uma proposta didática no contexto da socioeducação
title_full_unstemmed Atividades experimentais no Ensino de Química : uma proposta didática no contexto da socioeducação
title_sort Atividades experimentais no Ensino de Química : uma proposta didática no contexto da socioeducação
author Marques, Larissa Rabêlo
author_facet Marques, Larissa Rabêlo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Larissa Rabêlo
dc.subject.por.fl_str_mv Química - estudo e ensino
Medidas socioeducativas
Atividades experimentais
topic Química - estudo e ensino
Medidas socioeducativas
Atividades experimentais
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
2017-03-07T14:44:47Z
2017-03-07T14:44:47Z
2017-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Larissa Rabêlo. Atividades experimentais no Ensino de Química: uma proposta didática no contexto da socioeducação. 2016. 155 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/22823
http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22823
identifier_str_mv MARQUES, Larissa Rabêlo. Atividades experimentais no Ensino de Química: uma proposta didática no contexto da socioeducação. 2016. 155 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/22823
http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580867259564032