Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nurses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bim, Lucas Lazarini
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bim, Felipe Lazarini, Silva, Andrea Mara Bernardes da, Sousa, Alvaro Francisco Lopes de, Hermann, Paula Regina de Souza, Andrade, Denise de, Hass, Vanderlei José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30798
http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127
Resumo: Objetivo: investigar conteúdos relacionados à segurança do paciente, contemplados nos currículos de cursos de graduação em Enfermagem de duas Instituições de Ensino Superior brasileiras. Método: estudo descritivo, tipo survey, realizado com 119 alunos de cursos de Enfermagem (Licenciatura e Bacharelado), no período de agosto a setembro de 2016. Os tópicos investigados foram baseados no Patient safety curriculum guide: multi-professional edition. De posse dos dados, realizaram-se análises univariadas e bivariadas. Resultados: dos 46 conteúdos investigados no questionário, dois tiveram escores elevados de não obtenção em atividades teóricas e/ou práticas, que são: "Cultura de culpa" e "Infecção comunitária". Alunos da Licenciatura e Bacharelado referiram maior aquisição em aulas teóricas (p = 0,012), enquanto os do Bacharelado atribuíram de forma equivalente teoria e prática (p = 0,013). Conclusão: os conteúdos estiveram contemplados, em sua maioria, na abordagem teórica e prática, ao menos uma vez no decorrer do curso. No entanto, quando se tratou de conteúdos ligados a aspectos socioculturais relacionados à segurança do paciente registraram-se escores menores.
id UNB_b41720b0e002e638058613b69ee7534b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30798
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nursesAdquisición teórico-práctico de tópicos relevantes sobre seguridad del paciente : dilemas en la formación de enfermerosAquisição teórico-prática de tópicos relevantes à segurança do paciente : dilemas na formação de enfermeirosPacientesEnsino superiorEducação em enfermagemObjetivo: investigar conteúdos relacionados à segurança do paciente, contemplados nos currículos de cursos de graduação em Enfermagem de duas Instituições de Ensino Superior brasileiras. Método: estudo descritivo, tipo survey, realizado com 119 alunos de cursos de Enfermagem (Licenciatura e Bacharelado), no período de agosto a setembro de 2016. Os tópicos investigados foram baseados no Patient safety curriculum guide: multi-professional edition. De posse dos dados, realizaram-se análises univariadas e bivariadas. Resultados: dos 46 conteúdos investigados no questionário, dois tiveram escores elevados de não obtenção em atividades teóricas e/ou práticas, que são: "Cultura de culpa" e "Infecção comunitária". Alunos da Licenciatura e Bacharelado referiram maior aquisição em aulas teóricas (p = 0,012), enquanto os do Bacharelado atribuíram de forma equivalente teoria e prática (p = 0,013). Conclusão: os conteúdos estiveram contemplados, em sua maioria, na abordagem teórica e prática, ao menos uma vez no decorrer do curso. No entanto, quando se tratou de conteúdos ligados a aspectos socioculturais relacionados à segurança do paciente registraram-se escores menores.Objective: to investigate content associated with patient safety included in the curricula of undergraduate nursing courses of two Brazilian higher educational institutions. Method: a descriptive survey study was carried out with 119 students of nursing courses (licentiate and bachelor degree), from August to September 2016. The topics investigated were based on the WHO patient safety curriculum guide: multi-professional edition. Armed with the data, univariate and bivariate analyses were carried out. Results: of the 46 content areas investigated in the questionnaire, two scored high in non-achievement in theoretical or practical activities, namely "the culture of blame" and "community-acquired infection." Licentiate and bachelor degree students reported a higher acquisition in theoretical classes (p = 0.012), whereas bachelor degree students reported similar acquisition in theory and practice (p = 0.013). Conclusion: the content mostly included theoretical and practical approaches at least once throughout the course. However, when considering content associated with patient safety-related sociocultural aspects, lower scores were found.Objetivo: investigar contenidos relacionados a seguridad del paciente, contemplados en programas de cursos de grado en Enfermería de dos Instituciones de Enseñanza Superior brasileñas. Método: estudio descriptivo, tipo survey, realizado con 119 alumnos de cursos de Enfermería (Licenciatura y Bachillerato), de agosto a setiembre de 2016. Los tópicos investigados estaban basados en el Patient safety curriculum guide: multi-professional edition. Se realizaron análisis univariados y bivariados de los datos. Resultados: de 46 contenidos investigados, dos obtuvieron alto grado de desaprobación en actividades teóricas y/o prácticas: "Cultivo de culpa" e "Infección comunitaria". Los alumnos de Licenciatura y Bachillerato reportaron mayor adquisición en clases teóricas (p = 0,012), mientras los de Bachillerato reportaron equivalentemente a teoría y práctica (p = 0,013). Conclusión: los contenidos estuvieron mayoritariamente contemplados en abordajes teóricos y prácticos al menos una vez durante el curso; aunque se registraron puntajes menores respecto de contenidos vinculados a aspectos socioculturales relacionados a seguridad del paciente.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Enfermagem (FCE-ENF)Universidade Federal do Rio de Janeiro2018-01-04T19:15:03Z2018-01-04T19:15:03Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfBIM, Lucas Lazarini et al. Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety: dilemmas in the training of nurses. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, e20170127, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000400206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 jan. 2018. Epub Aug 07, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127. _____________________________________________________________________________________________________________________________________BIM, Lucas Lazarini et al. Aquisição teórico-prática de tópicos relevantes à segurança do paciente: dilemas na formação de enfermeiros. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, e20170127, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000400206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 jan. 2018. Epub Aug 07, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30798http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127engporEscola Anna Nery - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000400206&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessBim, Lucas LazariniBim, Felipe LazariniSilva, Andrea Mara Bernardes daSousa, Alvaro Francisco Lopes deHermann, Paula Regina de SouzaAndrade, Denise deHass, Vanderlei Joséreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-03T20:58:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/30798Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-03T20:58:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nurses
Adquisición teórico-práctico de tópicos relevantes sobre seguridad del paciente : dilemas en la formación de enfermeros
Aquisição teórico-prática de tópicos relevantes à segurança do paciente : dilemas na formação de enfermeiros
title Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nurses
spellingShingle Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nurses
Bim, Lucas Lazarini
Pacientes
Ensino superior
Educação em enfermagem
title_short Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nurses
title_full Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nurses
title_fullStr Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nurses
title_full_unstemmed Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nurses
title_sort Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nurses
author Bim, Lucas Lazarini
author_facet Bim, Lucas Lazarini
Bim, Felipe Lazarini
Silva, Andrea Mara Bernardes da
Sousa, Alvaro Francisco Lopes de
Hermann, Paula Regina de Souza
Andrade, Denise de
Hass, Vanderlei José
author_role author
author2 Bim, Felipe Lazarini
Silva, Andrea Mara Bernardes da
Sousa, Alvaro Francisco Lopes de
Hermann, Paula Regina de Souza
Andrade, Denise de
Hass, Vanderlei José
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bim, Lucas Lazarini
Bim, Felipe Lazarini
Silva, Andrea Mara Bernardes da
Sousa, Alvaro Francisco Lopes de
Hermann, Paula Regina de Souza
Andrade, Denise de
Hass, Vanderlei José
dc.subject.por.fl_str_mv Pacientes
Ensino superior
Educação em enfermagem
topic Pacientes
Ensino superior
Educação em enfermagem
description Objetivo: investigar conteúdos relacionados à segurança do paciente, contemplados nos currículos de cursos de graduação em Enfermagem de duas Instituições de Ensino Superior brasileiras. Método: estudo descritivo, tipo survey, realizado com 119 alunos de cursos de Enfermagem (Licenciatura e Bacharelado), no período de agosto a setembro de 2016. Os tópicos investigados foram baseados no Patient safety curriculum guide: multi-professional edition. De posse dos dados, realizaram-se análises univariadas e bivariadas. Resultados: dos 46 conteúdos investigados no questionário, dois tiveram escores elevados de não obtenção em atividades teóricas e/ou práticas, que são: "Cultura de culpa" e "Infecção comunitária". Alunos da Licenciatura e Bacharelado referiram maior aquisição em aulas teóricas (p = 0,012), enquanto os do Bacharelado atribuíram de forma equivalente teoria e prática (p = 0,013). Conclusão: os conteúdos estiveram contemplados, em sua maioria, na abordagem teórica e prática, ao menos uma vez no decorrer do curso. No entanto, quando se tratou de conteúdos ligados a aspectos socioculturais relacionados à segurança do paciente registraram-se escores menores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-01-04T19:15:03Z
2018-01-04T19:15:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIM, Lucas Lazarini et al. Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety: dilemmas in the training of nurses. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, e20170127, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000400206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 jan. 2018. Epub Aug 07, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127. _____________________________________________________________________________________________________________________________________
BIM, Lucas Lazarini et al. Aquisição teórico-prática de tópicos relevantes à segurança do paciente: dilemas na formação de enfermeiros. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, e20170127, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000400206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 jan. 2018. Epub Aug 07, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30798
http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127
identifier_str_mv BIM, Lucas Lazarini et al. Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety: dilemmas in the training of nurses. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, e20170127, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000400206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 jan. 2018. Epub Aug 07, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127. _____________________________________________________________________________________________________________________________________
BIM, Lucas Lazarini et al. Aquisição teórico-prática de tópicos relevantes à segurança do paciente: dilemas na formação de enfermeiros. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, e20170127, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000400206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 jan. 2018. Epub Aug 07, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30798
http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508259275440128