Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nurses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30798 http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127 |
Resumo: | Objetivo: investigar conteúdos relacionados à segurança do paciente, contemplados nos currículos de cursos de graduação em Enfermagem de duas Instituições de Ensino Superior brasileiras. Método: estudo descritivo, tipo survey, realizado com 119 alunos de cursos de Enfermagem (Licenciatura e Bacharelado), no período de agosto a setembro de 2016. Os tópicos investigados foram baseados no Patient safety curriculum guide: multi-professional edition. De posse dos dados, realizaram-se análises univariadas e bivariadas. Resultados: dos 46 conteúdos investigados no questionário, dois tiveram escores elevados de não obtenção em atividades teóricas e/ou práticas, que são: "Cultura de culpa" e "Infecção comunitária". Alunos da Licenciatura e Bacharelado referiram maior aquisição em aulas teóricas (p = 0,012), enquanto os do Bacharelado atribuíram de forma equivalente teoria e prática (p = 0,013). Conclusão: os conteúdos estiveram contemplados, em sua maioria, na abordagem teórica e prática, ao menos uma vez no decorrer do curso. No entanto, quando se tratou de conteúdos ligados a aspectos socioculturais relacionados à segurança do paciente registraram-se escores menores. |
id |
UNB_b41720b0e002e638058613b69ee7534b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/30798 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nursesAdquisición teórico-práctico de tópicos relevantes sobre seguridad del paciente : dilemas en la formación de enfermerosAquisição teórico-prática de tópicos relevantes à segurança do paciente : dilemas na formação de enfermeirosPacientesEnsino superiorEducação em enfermagemObjetivo: investigar conteúdos relacionados à segurança do paciente, contemplados nos currículos de cursos de graduação em Enfermagem de duas Instituições de Ensino Superior brasileiras. Método: estudo descritivo, tipo survey, realizado com 119 alunos de cursos de Enfermagem (Licenciatura e Bacharelado), no período de agosto a setembro de 2016. Os tópicos investigados foram baseados no Patient safety curriculum guide: multi-professional edition. De posse dos dados, realizaram-se análises univariadas e bivariadas. Resultados: dos 46 conteúdos investigados no questionário, dois tiveram escores elevados de não obtenção em atividades teóricas e/ou práticas, que são: "Cultura de culpa" e "Infecção comunitária". Alunos da Licenciatura e Bacharelado referiram maior aquisição em aulas teóricas (p = 0,012), enquanto os do Bacharelado atribuíram de forma equivalente teoria e prática (p = 0,013). Conclusão: os conteúdos estiveram contemplados, em sua maioria, na abordagem teórica e prática, ao menos uma vez no decorrer do curso. No entanto, quando se tratou de conteúdos ligados a aspectos socioculturais relacionados à segurança do paciente registraram-se escores menores.Objective: to investigate content associated with patient safety included in the curricula of undergraduate nursing courses of two Brazilian higher educational institutions. Method: a descriptive survey study was carried out with 119 students of nursing courses (licentiate and bachelor degree), from August to September 2016. The topics investigated were based on the WHO patient safety curriculum guide: multi-professional edition. Armed with the data, univariate and bivariate analyses were carried out. Results: of the 46 content areas investigated in the questionnaire, two scored high in non-achievement in theoretical or practical activities, namely "the culture of blame" and "community-acquired infection." Licentiate and bachelor degree students reported a higher acquisition in theoretical classes (p = 0.012), whereas bachelor degree students reported similar acquisition in theory and practice (p = 0.013). Conclusion: the content mostly included theoretical and practical approaches at least once throughout the course. However, when considering content associated with patient safety-related sociocultural aspects, lower scores were found.Objetivo: investigar contenidos relacionados a seguridad del paciente, contemplados en programas de cursos de grado en Enfermería de dos Instituciones de Enseñanza Superior brasileñas. Método: estudio descriptivo, tipo survey, realizado con 119 alumnos de cursos de Enfermería (Licenciatura y Bachillerato), de agosto a setiembre de 2016. Los tópicos investigados estaban basados en el Patient safety curriculum guide: multi-professional edition. Se realizaron análisis univariados y bivariados de los datos. Resultados: de 46 contenidos investigados, dos obtuvieron alto grado de desaprobación en actividades teóricas y/o prácticas: "Cultivo de culpa" e "Infección comunitaria". Los alumnos de Licenciatura y Bachillerato reportaron mayor adquisición en clases teóricas (p = 0,012), mientras los de Bachillerato reportaron equivalentemente a teoría y práctica (p = 0,013). Conclusión: los contenidos estuvieron mayoritariamente contemplados en abordajes teóricos y prácticos al menos una vez durante el curso; aunque se registraron puntajes menores respecto de contenidos vinculados a aspectos socioculturales relacionados a seguridad del paciente.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Enfermagem (FCE-ENF)Universidade Federal do Rio de Janeiro2018-01-04T19:15:03Z2018-01-04T19:15:03Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfBIM, Lucas Lazarini et al. Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety: dilemmas in the training of nurses. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, e20170127, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000400206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 jan. 2018. Epub Aug 07, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127. _____________________________________________________________________________________________________________________________________BIM, Lucas Lazarini et al. Aquisição teórico-prática de tópicos relevantes à segurança do paciente: dilemas na formação de enfermeiros. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, e20170127, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000400206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 jan. 2018. Epub Aug 07, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30798http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127engporEscola Anna Nery - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000400206&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessBim, Lucas LazariniBim, Felipe LazariniSilva, Andrea Mara Bernardes daSousa, Alvaro Francisco Lopes deHermann, Paula Regina de SouzaAndrade, Denise deHass, Vanderlei Joséreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-03T20:58:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/30798Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-03T20:58:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nurses Adquisición teórico-práctico de tópicos relevantes sobre seguridad del paciente : dilemas en la formación de enfermeros Aquisição teórico-prática de tópicos relevantes à segurança do paciente : dilemas na formação de enfermeiros |
title |
Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nurses |
spellingShingle |
Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nurses Bim, Lucas Lazarini Pacientes Ensino superior Educação em enfermagem |
title_short |
Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nurses |
title_full |
Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nurses |
title_fullStr |
Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nurses |
title_full_unstemmed |
Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nurses |
title_sort |
Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nurses |
author |
Bim, Lucas Lazarini |
author_facet |
Bim, Lucas Lazarini Bim, Felipe Lazarini Silva, Andrea Mara Bernardes da Sousa, Alvaro Francisco Lopes de Hermann, Paula Regina de Souza Andrade, Denise de Hass, Vanderlei José |
author_role |
author |
author2 |
Bim, Felipe Lazarini Silva, Andrea Mara Bernardes da Sousa, Alvaro Francisco Lopes de Hermann, Paula Regina de Souza Andrade, Denise de Hass, Vanderlei José |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bim, Lucas Lazarini Bim, Felipe Lazarini Silva, Andrea Mara Bernardes da Sousa, Alvaro Francisco Lopes de Hermann, Paula Regina de Souza Andrade, Denise de Hass, Vanderlei José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pacientes Ensino superior Educação em enfermagem |
topic |
Pacientes Ensino superior Educação em enfermagem |
description |
Objetivo: investigar conteúdos relacionados à segurança do paciente, contemplados nos currículos de cursos de graduação em Enfermagem de duas Instituições de Ensino Superior brasileiras. Método: estudo descritivo, tipo survey, realizado com 119 alunos de cursos de Enfermagem (Licenciatura e Bacharelado), no período de agosto a setembro de 2016. Os tópicos investigados foram baseados no Patient safety curriculum guide: multi-professional edition. De posse dos dados, realizaram-se análises univariadas e bivariadas. Resultados: dos 46 conteúdos investigados no questionário, dois tiveram escores elevados de não obtenção em atividades teóricas e/ou práticas, que são: "Cultura de culpa" e "Infecção comunitária". Alunos da Licenciatura e Bacharelado referiram maior aquisição em aulas teóricas (p = 0,012), enquanto os do Bacharelado atribuíram de forma equivalente teoria e prática (p = 0,013). Conclusão: os conteúdos estiveram contemplados, em sua maioria, na abordagem teórica e prática, ao menos uma vez no decorrer do curso. No entanto, quando se tratou de conteúdos ligados a aspectos socioculturais relacionados à segurança do paciente registraram-se escores menores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-01-04T19:15:03Z 2018-01-04T19:15:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BIM, Lucas Lazarini et al. Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety: dilemmas in the training of nurses. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, e20170127, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000400206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 jan. 2018. Epub Aug 07, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127. _____________________________________________________________________________________________________________________________________ BIM, Lucas Lazarini et al. Aquisição teórico-prática de tópicos relevantes à segurança do paciente: dilemas na formação de enfermeiros. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, e20170127, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000400206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 jan. 2018. Epub Aug 07, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30798 http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127 |
identifier_str_mv |
BIM, Lucas Lazarini et al. Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety: dilemmas in the training of nurses. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, e20170127, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000400206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 jan. 2018. Epub Aug 07, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127. _____________________________________________________________________________________________________________________________________ BIM, Lucas Lazarini et al. Aquisição teórico-prática de tópicos relevantes à segurança do paciente: dilemas na formação de enfermeiros. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, e20170127, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000400206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 jan. 2018. Epub Aug 07, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30798 http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508259275440128 |