Avaliação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) : um estudo longitudinal utilizando análise multinível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marcos Ruben de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6340
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, 2007.
id UNB_b4468e945f21102f8e86d43e6faee884
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6340
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) : um estudo longitudinal utilizando análise multinívelAvaliação educacionalDesenvolvimento e educaçãoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, 2007.O objetivo principal dessa tese de doutorado foi avaliar o efeito do programa Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE na proficiência de estudantes em matemática e português utilizando modelos multinível aplicados a dados de uma pesquisa longitudinal. O programa PDE é um processo gerencial de planejamento estratégico, coordenado pela liderança da escola e desenvolvido de maneira participativa pela comunidade escolar, com o objetivo de aprimorar a gestão da escola, melhorar a qualidade do ensino que oferece e garantir maior eficiência e eficácia nos processos que desenvolve. Durante uma pesquisa longitudinal, o Ministério da Educação coletou dados de cerca de 35 mil alunos distribuídos em 178 escolas, entre os anos de 1999 a 2003, quando esses alunos freqüentavam da 4ª à 8ª série do ensino fundamental. Nesse período foram aplicadas seis provas de matemática e de língua portuguesa aos alunos, além de questionários socioeconômicos a professores, diretores e alunos, além de se avaliar as condições das escolas. Utilizou-se a Teoria Clássica dos Testes (TCT) e a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para analisar todos itens das provas aplicadas aos alunos. Itens de baixa qualidade foram excluídos antes do cálculo dos escores totais. Em seguida, utilizou-se o método de Angoff para eqüalizar os escores entre os testes. Fez-se uso da análise fatorial para reduzir a quantidade de variáveis dos instrumentos aplicados aos alunos e às escolas. Finalmente, utilizou-se um modelo multinível com três níveis para avaliar o efeito do programa PDE no desempenho acadêmico dos alunos em matemática e em língua portuguesa. Após controlar o efeito de características dos alunos e das escolas, verificou-se que o programa PDE teve efeito significante na melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes em língua portuguesa. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe main objective of this dissertation was to evaluate the effect of the Plan of School Development program (PDE) on the proficiency of students in Mathematics and Portuguese using multi-level modeling of data from a repeated measures design. The PDE program used strategic planning of school management, coordinated by the school principal with participation of the school community, to improve teaching quality and to guarantee more efficiency and effectiveness. During a longitudinal research the Ministry of Education collected data of 35,000 students distributed over 178 schools. The research took place from 1999 to 2003, when those students attended grades four to eight of primary school. During this period, six Mathematics tests and six Portuguese language tests were administered, along with socio-economic questionnaires which also involved teachers and directors. Classical Test Theory (CTT) and Item Response Theory (IRT) were used to analyze the psychometric quality of the items of the administered tests. Low quality items were excluded before the total scores were calculated. After this, the method of Angoff was used to equalize the scores of the tests. Factor analysis was utilized to reduce the number of student and school variables obtained by the application of the questionnaires. Finally, a multi-level regression analysis with three levels was carried out to evaluate the effect of the PDE-program on the proficiency of students in Mathematics and Portuguese. After controlling the effect of student and school level variables, the multi-level analysis indicated that participation of the PDE-program is associated with a significant improvement of the school performance of the students in Portuguese.Laros, Jacob ArieOliveira, Marcos Ruben de2011-01-03T19:17:23Z2011-01-03T19:17:23Z20072007-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Marcos Ruben de. Avaliação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE): um estudo longitudinal utilizando análise multinível. 2007. 151 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6340info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T23:30:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/6340Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T23:30:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) : um estudo longitudinal utilizando análise multinível
title Avaliação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) : um estudo longitudinal utilizando análise multinível
spellingShingle Avaliação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) : um estudo longitudinal utilizando análise multinível
Oliveira, Marcos Ruben de
Avaliação educacional
Desenvolvimento e educação
title_short Avaliação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) : um estudo longitudinal utilizando análise multinível
title_full Avaliação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) : um estudo longitudinal utilizando análise multinível
title_fullStr Avaliação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) : um estudo longitudinal utilizando análise multinível
title_full_unstemmed Avaliação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) : um estudo longitudinal utilizando análise multinível
title_sort Avaliação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) : um estudo longitudinal utilizando análise multinível
author Oliveira, Marcos Ruben de
author_facet Oliveira, Marcos Ruben de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laros, Jacob Arie
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marcos Ruben de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Desenvolvimento e educação
topic Avaliação educacional
Desenvolvimento e educação
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-03-29
2011-01-03T19:17:23Z
2011-01-03T19:17:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Marcos Ruben de. Avaliação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE): um estudo longitudinal utilizando análise multinível. 2007. 151 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6340
identifier_str_mv OLIVEIRA, Marcos Ruben de. Avaliação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE): um estudo longitudinal utilizando análise multinível. 2007. 151 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508259948625920