Como medir o hábito? : evidências de validade de um índice de autorrelato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristo, Fábio de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Günther, Hartmut
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30119
http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e322224
Resumo: O hábito é um comportamento aprendido que se tornou automático após várias repetições em um contexto estável. Investigamos o uso habitual do automóvel. Realizaram-se dois estudos sobre as propriedades psicométricas do Índice de Autorrelato do Hábito (IAH). No Estudo 1, o IAH foi traduzido para o português e, posteriormente, testado com 238 participantes. Constataram-se bons indicadores de precisão (α = 0,95), de validade de construto e de validade convergente com duas medidas de hábito (ambas r = 0,70, p = 0,01), assim como com a quantidade de quilômetros rodados (r = 0,20, p = 0,05). No Estudo 2, com 970 participantes, por meio de survey on-line, foram identificadas novas evidências de validade e precisão, corroborando o Estudo 1.
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spelling Como medir o hábito? : evidências de validade de um índice de autorrelatoHow to measure habit? : evidence of validity a of self-report indexHábito (Psicologia)DeslocamentoTransportesPsicologia do trânsitoO hábito é um comportamento aprendido que se tornou automático após várias repetições em um contexto estável. Investigamos o uso habitual do automóvel. Realizaram-se dois estudos sobre as propriedades psicométricas do Índice de Autorrelato do Hábito (IAH). No Estudo 1, o IAH foi traduzido para o português e, posteriormente, testado com 238 participantes. Constataram-se bons indicadores de precisão (α = 0,95), de validade de construto e de validade convergente com duas medidas de hábito (ambas r = 0,70, p = 0,01), assim como com a quantidade de quilômetros rodados (r = 0,20, p = 0,05). No Estudo 2, com 970 participantes, por meio de survey on-line, foram identificadas novas evidências de validade e precisão, corroborando o Estudo 1.Habit is a learned behavior that has become automatic after being repeated several times in a stable context. We investigated the habitual use of the automobile. Two studies were performed on the psychometric proprieties of the Self-Report Habit Index (SRHI). In Study 1, the SRHI was translated into Portuguese and then tested with 238 participants. The results showed good indicators of reliability (α = .95), construct validity and convergent validity with two measures of habit (both r = .70, p = .01), and with the number of kilometers traveled (r = .20, p = .05). In Study 2, with 970 participants via an online survey, further evidence of validity and reliability was identified, corroborating the results of Study 1.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-12-07T05:17:46Z2017-12-07T05:17:46Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCRISTO, Fábio de; GÜNTHER, Hartmut. Como medir o hábito?: evidências de validade de um índice de autorrelato. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. 2, e322224, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000200224&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Oct 27, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e322224.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30119http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e322224Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000200224&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessCristo, Fábio deGünther, Hartmutporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/30119Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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