Assistência técnica e extensão rural pública no Distrito Federal frente à proposta da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21664 http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.21664 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2016. |
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Assistência técnica e extensão rural pública no Distrito Federal frente à proposta da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão RuralDesenvolvimento sustentávelExtensão ruralPolítica Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (FNATER)Desenvolvimento ruralDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2016.Esta dissertação teve como principal objetivo identificar o(s) modelo(s) de extensão rural predominante na Empresa de Assistência técnica e extensão rural do Distrito Federal (Emater-DF) e analisá-lo à luz dos pressupostos da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER). Além disso, teve como objetivos preencher a lacuna de estudos a respeito do histórico da empresa e identificar os fatores limitantes e os principais obstáculos para que os princípios norteadores da PNATER sejam de fato implementados. A introdução dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) ocorreu no Brasil no final da década de 1940 por meio do convênio do Governo de Minas Gerais e a Associação Internacional Americana (AIA). Fortemente influenciada pela ideologia norte-americana, a extensão rural orientou-se pelo modelo difusionista com base na Revolução Verde. A ATER passou por três fases evolutivas: humanismo assistencialista, difusionismo produtivista e humanismo crítico. Várias críticas foram direcionadas ao modelo de agricultura convencional e de extensão rural difusionista, tais como o êxodo rural, concentração de terra, aumento da pobreza rural, contaminação das águas, perda da diversidade biológica, entre outras. Com princípios contrários à ATER convencional, a PNATER foi criada em 2003 e institucionalizada em 2010, tendo seus esforços dirigidos ao público que ficou a margem da modernização. Apesar dos esforços, a PNATER ainda enfrenta diversos desafios para sua implementação, salienta-se em especial a formação tradicional dos agentes de ATER, as dificuldades relativas à infraestrutura e à gestão das empresas de ATER e a ausência de ações coordenadas e condizentes com os princípios da política. A pesquisa de campo deste trabalho foi realizada por meio da aplicação de questionários semiestruturados em 20 unidades locais e mediante a execução de entrevistas com extensionistas da Emater-DF. Os resultados demonstram que a Emater-DF não possui um modelo hegemônico de extensão rural, mas dois modelos que aparecem com frequência de forma interligada: modelo de extensão como participação e modelo de extensão como serviço. As características de cada modelo vão se desenhando na prática; vão se adequando a cada circunstância, ao público atendido e ao aprendizado de cada extensionista. Conclui-se que, de acordo com a percepção dos extensionistas, a Emater-DF encontra-se em um grau moderado de alinhamento com a PNATER, o que pode significar que a implementação da política ocorre de forma gradual, uma vez que a empresa não tem suporte para abarcar mudanças estruturais e institucionais necessárias para implementação da política de tal magnitude.This paper aims to identify) model (s) predominantly rural extension in the company of technical assistance and rural extension of the Federal District (Emater-DF) and analyze it in the light of the assumptions of the National Policy of Technical Assistance and Rural Extension (PNATER). In addition, it aimed to fill a gap of studies about the history of the company and identify the limiting factors and the main obstacles to the guiding principles of PNATER are in fact implemented. The introduction of the Technical Assistance and Rural Extension Services (TARE) occurred in Brazil in the late 1940s through the agreement of the Government of Minas Gerais and the American International Association (AIA). Strongly influenced by the American ideology, the extension was guided by diffusionist model based on Green Revolution. The TARE has gone through three evolutionary stages: welfare humanism, production-diffusionism and critical humanism. Several criticisms have been directed to conventional agriculture model and diffusionist extension, such as rural exodus, land concentration, increased rural poverty, water contamination, loss of biodiversity, among others. With principles contrary to conventional ATER, the PNATER was created in 2003 and institutionalized in 2010 and directed its efforts to the public that was the margin of modernization. Despite the efforts, the PNATER still faces many challenges to its implementation, it is noted in particular the traditional training of ATER agents, the difficulties relating to infrastructure and the management of ATER companies and the lack of coordinated and consistent actions with principles policy. The fieldwork of this work was carried out through the application of semi-structured questionnaires in 20 local units and by conducting interviews with extension Emater-DF. The results demonstrate that DF does not have Emater-hegemonic model extension, but two templates that appear frequently in an interconnected manner: extension model as participation and extension as a service model. The characteristics of each model will be drawing on the practice; will be suiting every circumstance, attended the public and learning from each extension. It follows that, according to the perception of extension, Emater-DF is in a moderate degree of alignment with PNATER, which may mean that the implementation of policy occurs gradually, since the company does not It has support to structural and institutional changes necessary to implement the policy of such magnitude.Este documento tiene como objetivo identificar) modelo (s) de extensión predominantemente rural en compañía de asistencia técnica y extensión rural del Distrito Federal (EMATER-DF) y analizarla a la luz de los supuestos de la Política Nacional de Asistencia Técnica y Extensión Rural (PNATER). Además, su objetivo era llenar un vacío de estudios sobre la historia de la empresa e identificar los factores limitantes y los principales obstáculos a los principios rectores de PNATER están implementadas en forma efectiva. La introducción de la Asistencia Técnica y Extensión Rural (tara) se produjo en Brasil a finales de 1940 a través del acuerdo del Gobierno de Minas Gerais y la Asociación Internacional Americana (AIA). Fuertemente influenciado por la ideología estadounidense, la extensión fue guiado por el modelo difusionista sobre la base de la revolución verde. La tara ha pasado por tres etapas evolutivas: humanismo bienestar, la producción-difusionismo y el humanismo crítico. Varias críticas se han dirigido al modelo de agricultura convencional y la extensión difusionista, como el éxodo rural, la concentración de la tierra, el aumento de la pobreza rural, la contaminación del agua, la pérdida de la biodiversidad, entre otros. Con principios contrarios a ATER convencional, el PNATER fue creado en 2003 e institucionalizó en 2010 y dirigió sus esfuerzos a la opinión pública que era el margen de la modernización. A pesar de los esfuerzos, la PNATER todavía se enfrenta a muchos retos para su implementación, se observa, en particular, la formación tradicional de los agentes de ATER, las dificultades relacionadas con la infraestructura y la gestión de las empresas ATER y la falta de acciones coordinadas y coherentes con los principios política. El trabajo de campo de este trabajo se llevó a cabo mediante la aplicación de cuestionarios semi-estructurados en 20 unidades local y mediante la realización de entrevistas con extensión EMATER-DF. Los resultados demuestran que el DF no tiene extensión modelo EMATER-hegemónico, pero dos plantillas que aparecen con frecuencia en forma interconectada: modelo de extensión como la participación y la extensión como un modelo de servicio. Las características de cada modelo encargado de la extracción en la práctica; se satisfaciendo todas las circunstancias, con la presencia del público y aprendiendo de cada extensión. De ello se desprende que, según la percepción de extensión, EMATER-DF se encuentra en un grado moderado de alineación con PNATER, lo que puede significar que la aplicación de la política ocurre de manera gradual, ya que la empresa no lo hace tiene soporte a los cambios estructurales e institucionales necesarias para implementar la política de tal magnitud.Duarte, Laura Maria GoulartBarros, Tauanna Faleiro2016-11-04T12:28:01Z2016-11-04T12:28:01Z2016-11-042016-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROS, Tauanna Faleiro. Assistência técnica e extensão rural pública no Distrito Federal frente à proposta da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. 2016. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente de Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21664http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.21664A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T20:35:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/21664Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T20:35:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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