A mídia brasileira e a "onda Obama" : análise da cobertura das eleições americanas de 2008 pelas revistas semanais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marina Mota
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12976
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2010.
id UNB_b7418bc7a548b135bc2f180cbcfb0ba5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12976
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A mídia brasileira e a "onda Obama" : análise da cobertura das eleições americanas de 2008 pelas revistas semanaisComunicação na políticaEleiçõesEstados Unidos - política e governoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2010.Esta dissertação apresenta uma análise da cobertura das eleições norte-americanas de 2008 pelas revistas semanais brasileiras – Carta Capital, Época e Veja. O material é dividido em dois períodos. O primeiro engloba os meses de abril, maio e junho de 2008, considerado como o das primárias partidárias. O segundo, o dos meses de setembro, outubro e novembro de 2008, que vai das convenções partidárias até o final do mês em que ocorre o pleito. A sustentação teórica da análise se dá a partir de estudos que relacionam os campos da mídia e da política e, em especial, aqueles que tratam de mídia e eleições. Um dos conceitos abordados é o de enquadramento midiático, também utilizado como ferramenta metodológica para a análise. Esta é uma das variáveis adotadas na pesquisa, que permite identificar os padrões adotados pelas revistas, além de diferenças e semelhanças entre os dois períodos analisados, atendendo os objetivos da pesquisa. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis reports presents an analysis of the brazilian weekly magazines (Carta Capital, Época and Veja) coverage about 2008 american elections. The materail was divided into two period. The first one envolves the months April, May and June, considered as the period of the primaries. And the second the months September, Octuber and November, since the Parties Conventions until the end of the month qhen the elections happens. The theoretical contributions that gives suport for this project are the ones that related media and polytical fields and, specially, those that conects media and elections. One important concept is media framing, used as well as a method tool. This is a variable of the research, that helps to detect the ways wich magazine does the coverage and the differences and resemblances among the two periods, which are the the research goals.Instituto de Ciência Política (IPOL)Programa de Pós-Graduação em Ciência PolíticaTokarski, Flávia Millena BiroliSilva, Marina Mota2013-05-02T10:39:06Z2013-05-02T10:39:06Z2013-05-022010-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Marina Mota. A mídia brasileira e a "onda Obama": análise da cobertura das eleições americanas de 2008 pelas revistas semanais. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12976A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-01T15:42:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/12976Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-01T15:42:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A mídia brasileira e a "onda Obama" : análise da cobertura das eleições americanas de 2008 pelas revistas semanais
title A mídia brasileira e a "onda Obama" : análise da cobertura das eleições americanas de 2008 pelas revistas semanais
spellingShingle A mídia brasileira e a "onda Obama" : análise da cobertura das eleições americanas de 2008 pelas revistas semanais
Silva, Marina Mota
Comunicação na política
Eleições
Estados Unidos - política e governo
title_short A mídia brasileira e a "onda Obama" : análise da cobertura das eleições americanas de 2008 pelas revistas semanais
title_full A mídia brasileira e a "onda Obama" : análise da cobertura das eleições americanas de 2008 pelas revistas semanais
title_fullStr A mídia brasileira e a "onda Obama" : análise da cobertura das eleições americanas de 2008 pelas revistas semanais
title_full_unstemmed A mídia brasileira e a "onda Obama" : análise da cobertura das eleições americanas de 2008 pelas revistas semanais
title_sort A mídia brasileira e a "onda Obama" : análise da cobertura das eleições americanas de 2008 pelas revistas semanais
author Silva, Marina Mota
author_facet Silva, Marina Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tokarski, Flávia Millena Biroli
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marina Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação na política
Eleições
Estados Unidos - política e governo
topic Comunicação na política
Eleições
Estados Unidos - política e governo
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-22
2013-05-02T10:39:06Z
2013-05-02T10:39:06Z
2013-05-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Marina Mota. A mídia brasileira e a "onda Obama": análise da cobertura das eleições americanas de 2008 pelas revistas semanais. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12976
identifier_str_mv SILVA, Marina Mota. A mídia brasileira e a "onda Obama": análise da cobertura das eleições americanas de 2008 pelas revistas semanais. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508382321639424