O ter e o ser : representações sociais da adolescência entre adolescentes de inserção urbana e rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Priscilla de Oliveira
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Trindade, Zeidi Araújo, Almeida, Ângela Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23444
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300014
Resumo: Fundamentando-se na Teoria das Representações Sociais este trabalho analisa como adolescentes de diferentes inserções sociais representam a adolescência e dão sentido ao período em que vivem. Participaram desse estudo 360 adolescentes entre as idades de 14 e 23 anos: 180 (90 do sexo feminino e 90 do sexo masculino) residentes em região urbana, estudantes de escola particular, localizada em bairro considerado de classe média alta e alta, e 180 (90 do sexo feminino e 90 do sexo masculino) residentes em uma região rural e que estudam em escola agrotécnica pública. Os resultados indicaram que a adolescência para os dois grupos está ancorada na percepção tradicional da adolescência como fase universal e transitória. Ocorre, entretanto, uma diferenciação de acordo com os elementos culturais presentes nos grupos. Dessa forma, verificamos formas diferentes de vivenciar a adolescência, corroborando assim, a tendência mais recente que propõe a adolescência como uma condição construída historicamente.
id UNB_b76cf2b9653e07c3f013f2c8882ba23d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23444
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O ter e o ser : representações sociais da adolescência entre adolescentes de inserção urbana e ruralTo have and to be : social representations of adolescence among adolescentes of urban and rural insertionPsicologia socialRepresentações sociaisAdolescênciaFundamentando-se na Teoria das Representações Sociais este trabalho analisa como adolescentes de diferentes inserções sociais representam a adolescência e dão sentido ao período em que vivem. Participaram desse estudo 360 adolescentes entre as idades de 14 e 23 anos: 180 (90 do sexo feminino e 90 do sexo masculino) residentes em região urbana, estudantes de escola particular, localizada em bairro considerado de classe média alta e alta, e 180 (90 do sexo feminino e 90 do sexo masculino) residentes em uma região rural e que estudam em escola agrotécnica pública. Os resultados indicaram que a adolescência para os dois grupos está ancorada na percepção tradicional da adolescência como fase universal e transitória. Ocorre, entretanto, uma diferenciação de acordo com os elementos culturais presentes nos grupos. Dessa forma, verificamos formas diferentes de vivenciar a adolescência, corroborando assim, a tendência mais recente que propõe a adolescência como uma condição construída historicamente.Based on the Theory of Social Representation the present work analyses how adolescents from different social background represent and understand adolescence. Three hundred and sixty adolescents from 14 to 23 years old participated in this research: 180 (90 female and 90 male) live in an urban area and study in a private school located in a high-middle class and high class neighborhood, and 180 (90 female and 90 male) live in a rural area and attend an agrotechnical public school.The results pointed out that both groups are anchored on a traditional perception of adolescence as a universal and transitory period. There is, however, a differentiation according to cultural elements present in both groups. Therefore, we observe different forms of experiencing adolescence which confirms the most recent tendency to see adolescence as a historically constructed condition.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-05-05T15:33:41Z2017-05-05T15:33:41Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARTINS, Priscilla de Oliveira; TRINDADE, Zeidi Araújo; ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira. O ter e o ser: representações sociais da adolescência entre adolescentes de inserção urbana e rural. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 555-568, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 04 maio 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300014http://repositorio.unb.br/handle/10482/23444http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300014Psicologia: Reflexão e Crítica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 04 maio 2017info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Priscilla de OliveiraTrindade, Zeidi AraújoAlmeida, Ângela Maria de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/23444Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ter e o ser : representações sociais da adolescência entre adolescentes de inserção urbana e rural
To have and to be : social representations of adolescence among adolescentes of urban and rural insertion
title O ter e o ser : representações sociais da adolescência entre adolescentes de inserção urbana e rural
spellingShingle O ter e o ser : representações sociais da adolescência entre adolescentes de inserção urbana e rural
Martins, Priscilla de Oliveira
Psicologia social
Representações sociais
Adolescência
title_short O ter e o ser : representações sociais da adolescência entre adolescentes de inserção urbana e rural
title_full O ter e o ser : representações sociais da adolescência entre adolescentes de inserção urbana e rural
title_fullStr O ter e o ser : representações sociais da adolescência entre adolescentes de inserção urbana e rural
title_full_unstemmed O ter e o ser : representações sociais da adolescência entre adolescentes de inserção urbana e rural
title_sort O ter e o ser : representações sociais da adolescência entre adolescentes de inserção urbana e rural
author Martins, Priscilla de Oliveira
author_facet Martins, Priscilla de Oliveira
Trindade, Zeidi Araújo
Almeida, Ângela Maria de Oliveira
author_role author
author2 Trindade, Zeidi Araújo
Almeida, Ângela Maria de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Priscilla de Oliveira
Trindade, Zeidi Araújo
Almeida, Ângela Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia social
Representações sociais
Adolescência
topic Psicologia social
Representações sociais
Adolescência
description Fundamentando-se na Teoria das Representações Sociais este trabalho analisa como adolescentes de diferentes inserções sociais representam a adolescência e dão sentido ao período em que vivem. Participaram desse estudo 360 adolescentes entre as idades de 14 e 23 anos: 180 (90 do sexo feminino e 90 do sexo masculino) residentes em região urbana, estudantes de escola particular, localizada em bairro considerado de classe média alta e alta, e 180 (90 do sexo feminino e 90 do sexo masculino) residentes em uma região rural e que estudam em escola agrotécnica pública. Os resultados indicaram que a adolescência para os dois grupos está ancorada na percepção tradicional da adolescência como fase universal e transitória. Ocorre, entretanto, uma diferenciação de acordo com os elementos culturais presentes nos grupos. Dessa forma, verificamos formas diferentes de vivenciar a adolescência, corroborando assim, a tendência mais recente que propõe a adolescência como uma condição construída historicamente.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-05-05T15:33:41Z
2017-05-05T15:33:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Priscilla de Oliveira; TRINDADE, Zeidi Araújo; ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira. O ter e o ser: representações sociais da adolescência entre adolescentes de inserção urbana e rural. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 555-568, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 04 maio 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300014
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23444
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300014
identifier_str_mv MARTINS, Priscilla de Oliveira; TRINDADE, Zeidi Araújo; ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira. O ter e o ser: representações sociais da adolescência entre adolescentes de inserção urbana e rural. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 555-568, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 04 maio 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300014
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23444
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580802540404736