Breaststroke learning through the use of videotape feedback

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferracioli, Irana Junqueira de Castro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ferracioli, Marcela de Castro, Castro, Iran Junqueira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29032
https://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2013v15n2p204
Resumo: Pessoas de todas as idades e contextos sociais sempre buscaram aprender a nadar. Porém, o processo de ensino da natação é frequentemente reconhecido como repetitivo e cansativo, exigindo do professor a aplicação de métodos que motivem os alunos a aderirem à prática sem desconsiderar melhorias no desempenho. Assim, este estudo avaliou a motivação e a aprendizagem do nado peito de participantes que receberam feedback de videoteipe, que receberam feedback verbal e que não receberam feedback durante a prática. Trinta e sete participantes inexperientes em natação foram divididos entre os grupos Vídeo (n=13) que recebeu feedback de videoteipe, Verbal (n=15) que recebeu feedback verbal e Controle (n=9) que não recebeu feedback durante as fases experimentais: pré-teste, aquisição (5 dias), pós-teste e retenção. Para avaliação da motivação, os participantes responderam um questionário baseado em escala Likert. Para avaliação da aprendizagem, foram atribuídas notas ao desempenho dos participantes nas fases experimentais por uma professora de natação. Os resultados referentes à avaliação da motivação mostraram que participantes que receberam feedback (videoteipe ou verbal) se sentiram mais motivados durante a prática do que os que não receberam. Quanto à avaliação da aprendizagem, todos os participantes melhoraram seu desempenho ao longo das fases experimentais, mas na fase de retenção o desempenho dos participantes do grupo Verbal foi considerado superior ao do grupo Controle. Pôde-se concluir que a utilização de feedback de videoteipe e verbal tem efeito motivacional na aprendizagem do nado peito quando comparada com ausência de fornecimento de feedback e é eficiente para aprendizagem.
id UNB_b84a1dccecd5943f0f8e1c1387d19daa
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29032
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Breaststroke learning through the use of videotape feedbackAprendizagem do nado peito através do fornecimento de feedback de videoteipeFeedbackGravação de videoteipeMotivaçãoNataçãoPessoas de todas as idades e contextos sociais sempre buscaram aprender a nadar. Porém, o processo de ensino da natação é frequentemente reconhecido como repetitivo e cansativo, exigindo do professor a aplicação de métodos que motivem os alunos a aderirem à prática sem desconsiderar melhorias no desempenho. Assim, este estudo avaliou a motivação e a aprendizagem do nado peito de participantes que receberam feedback de videoteipe, que receberam feedback verbal e que não receberam feedback durante a prática. Trinta e sete participantes inexperientes em natação foram divididos entre os grupos Vídeo (n=13) que recebeu feedback de videoteipe, Verbal (n=15) que recebeu feedback verbal e Controle (n=9) que não recebeu feedback durante as fases experimentais: pré-teste, aquisição (5 dias), pós-teste e retenção. Para avaliação da motivação, os participantes responderam um questionário baseado em escala Likert. Para avaliação da aprendizagem, foram atribuídas notas ao desempenho dos participantes nas fases experimentais por uma professora de natação. Os resultados referentes à avaliação da motivação mostraram que participantes que receberam feedback (videoteipe ou verbal) se sentiram mais motivados durante a prática do que os que não receberam. Quanto à avaliação da aprendizagem, todos os participantes melhoraram seu desempenho ao longo das fases experimentais, mas na fase de retenção o desempenho dos participantes do grupo Verbal foi considerado superior ao do grupo Controle. Pôde-se concluir que a utilização de feedback de videoteipe e verbal tem efeito motivacional na aprendizagem do nado peito quando comparada com ausência de fornecimento de feedback e é eficiente para aprendizagem.People from all age groups and social backgrounds have always sought to learn swimming. However, the swimming learning process is usually considered repetitive and tiring, requiring the teacher to use methods that motivate students to join the practice without ignoring the need for improvement in their performance. This study assessed motivation during a breaststroke learning process in students who received videotape feedback, verbal feedback, and who did not receive any feedback during practice. Thirty-seven swimming inexperienced students were divided into three groups: Video (n=13), which received videotape feedback; Verbal (n=15), which received verbal feedback; and Control (n=9), which did not receive any feedback during experimental phases (pre-test, acquisition (5 days), post-test and retention). Participants completed a questionnaire based on Likert scale for motivation assessment. Scores were given to their performance by a swimming teacher to assess breaststroke learning during each experimental phase. Results of motivation assessment showed that students who received feedback (videotape or verbal) felt more motivated during practice than those who did not receive any feedback. Regarding the breaststroke learning, all participants improved their performance along experimental phases, but, during the retention one, Verbal group's performance was considered superior to the Control group's performance. This study concluded that the use of videotape and verbal feedback has motivational results on breaststroke learning, and that it is effective in the learning process.Faculdade de Educação Física (FEF)Universidade Federal de Santa Catarina2017-12-07T05:04:52Z2017-12-07T05:04:52Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERRACIOLI, Irana Junqueira de Castro; FERRACIOLI, Marcela de Castro; CASTRO, Iran Junqueira de. Breaststroke learning through the use of videotape feedback. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 204-214, abr. 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-0037.2013v15n2p204. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1980-00372013000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 07 ago. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29032https://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2013v15n2p204(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessFerracioli, Irana Junqueira de CastroFerracioli, Marcela de CastroCastro, Iran Junqueira deengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T02:32:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/29032Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T02:32:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Breaststroke learning through the use of videotape feedback
Aprendizagem do nado peito através do fornecimento de feedback de videoteipe
title Breaststroke learning through the use of videotape feedback
spellingShingle Breaststroke learning through the use of videotape feedback
Ferracioli, Irana Junqueira de Castro
Feedback
Gravação de videoteipe
Motivação
Natação
title_short Breaststroke learning through the use of videotape feedback
title_full Breaststroke learning through the use of videotape feedback
title_fullStr Breaststroke learning through the use of videotape feedback
title_full_unstemmed Breaststroke learning through the use of videotape feedback
title_sort Breaststroke learning through the use of videotape feedback
author Ferracioli, Irana Junqueira de Castro
author_facet Ferracioli, Irana Junqueira de Castro
Ferracioli, Marcela de Castro
Castro, Iran Junqueira de
author_role author
author2 Ferracioli, Marcela de Castro
Castro, Iran Junqueira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferracioli, Irana Junqueira de Castro
Ferracioli, Marcela de Castro
Castro, Iran Junqueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Feedback
Gravação de videoteipe
Motivação
Natação
topic Feedback
Gravação de videoteipe
Motivação
Natação
description Pessoas de todas as idades e contextos sociais sempre buscaram aprender a nadar. Porém, o processo de ensino da natação é frequentemente reconhecido como repetitivo e cansativo, exigindo do professor a aplicação de métodos que motivem os alunos a aderirem à prática sem desconsiderar melhorias no desempenho. Assim, este estudo avaliou a motivação e a aprendizagem do nado peito de participantes que receberam feedback de videoteipe, que receberam feedback verbal e que não receberam feedback durante a prática. Trinta e sete participantes inexperientes em natação foram divididos entre os grupos Vídeo (n=13) que recebeu feedback de videoteipe, Verbal (n=15) que recebeu feedback verbal e Controle (n=9) que não recebeu feedback durante as fases experimentais: pré-teste, aquisição (5 dias), pós-teste e retenção. Para avaliação da motivação, os participantes responderam um questionário baseado em escala Likert. Para avaliação da aprendizagem, foram atribuídas notas ao desempenho dos participantes nas fases experimentais por uma professora de natação. Os resultados referentes à avaliação da motivação mostraram que participantes que receberam feedback (videoteipe ou verbal) se sentiram mais motivados durante a prática do que os que não receberam. Quanto à avaliação da aprendizagem, todos os participantes melhoraram seu desempenho ao longo das fases experimentais, mas na fase de retenção o desempenho dos participantes do grupo Verbal foi considerado superior ao do grupo Controle. Pôde-se concluir que a utilização de feedback de videoteipe e verbal tem efeito motivacional na aprendizagem do nado peito quando comparada com ausência de fornecimento de feedback e é eficiente para aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-12-07T05:04:52Z
2017-12-07T05:04:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERRACIOLI, Irana Junqueira de Castro; FERRACIOLI, Marcela de Castro; CASTRO, Iran Junqueira de. Breaststroke learning through the use of videotape feedback. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 204-214, abr. 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-0037.2013v15n2p204. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1980-00372013000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 07 ago. 2020.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29032
https://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2013v15n2p204
identifier_str_mv FERRACIOLI, Irana Junqueira de Castro; FERRACIOLI, Marcela de Castro; CASTRO, Iran Junqueira de. Breaststroke learning through the use of videotape feedback. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 204-214, abr. 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-0037.2013v15n2p204. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1980-00372013000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 07 ago. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29032
https://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2013v15n2p204
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508216180015104