Apropriação do capital cultural midiático no ingresso de estudantes candidatos e cotistas em cursos de graduação de alta seletividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Larissa Silva de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43132
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
id UNB_b856812f09385ad435431a29a0045690
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43132
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Apropriação do capital cultural midiático no ingresso de estudantes candidatos e cotistas em cursos de graduação de alta seletividadeCapital cultural midiáticoTecnologia da informação e da comunicaçãoTrajetória escolarEstudantes cotistasDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.A aprovação em cursos de alta seletividade social no ensino superior demanda nível de conhecimento para realizar provas de ingresso. O processo de apropriação de conhecimento, no contexto das novas tecnologias da informação, envolve contato com diferentes fontes de informação e tal hibridismo caracteriza os processos de estudos de jovens candidatos e cotistas. Graças às novas tecnologias da informação, fontes legítimas de conhecimento e fontes não legítimas se mesclam e contribuem para potencializar táticas de estudos de jovens das classes populares (SETTON, 2005). Na realidade brasileira, o maior acesso às TIC ainda predomina entre famílias de maior instrução e renda (PDAD, 2018), questionando-se, assim, como se dá a prática de estudos de estudantes da rede pública, candidatos e ingressos em cursos seletivos na universidade, e como se apropriam do capital cultural midiático no processo de ingresso à universidade. Logo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os traços de convergências e dissonâncias entre o perfil das famílias e dos estudantes candidatos às cotas sociais a cursos de alta seletividade social da universidade e, também, dos aprovados, estabelecendo compreensão crítica entre os discursos e a conexão com condições de apropriação do capital cultural midiático nas práticas formais de estudo. Para tanto, a pesquisa se fundamentou nos escritos de Bourdieu (2013, 2007, 2001, 1985) e de Setton (2005), no intuito de explicitar a confluência e novas formas com as quais o conceito de capital cultural se manifesta. O estudo buscou respaldo metodológico na análise de discurso francesa proposta por Pêcheux (1997) e na triangulação de dados abordada por Triviños (1984). Um dos dados que se sobressaiu na análise relaciona-se às divergências entre o perfil dos estudantes cotistas e candidatos de escola pública, em que estudantes cotistas apresentam maior similaridade com o perfil de estudantes aprovados em cursos seletivos na UnB (CESAR, 2017), a maioria são homens que participaram de cursinhos preparatórios e com mães com formação em nível superior. Em relação às práticas de estudos e apropriação do capital cultural midiático, estudantes cotistas recorrem às mídias sociais e ferramentas pedagógicas para ampliar seu conhecimento, por meio de uma rede de apoio colaborativa (familiares, amigos), em contrapartida, jovens candidatos apresentam baixo contato com capital tecnológico (ALVARADO; MARTINELL; MÉNDEZ, 2014) em seu estado objetivado, devido ao fator econômico não favorecer aquisição de meios (acesso à Internet e TIC).Passing high social selectivity courses in higher education requires a level of knowledge to take entrance exams. The knowledge appropriation process, in the context of new information technologies, involves contact with different sources of information, such hybridity characterizes the study processes of young candidates and quota holders. Thanks to new information technologies, legitimate sources of knowledge and non-legitimate sources are mixed, and contribute to potentialize study tactics for young people from the popular classes (SETTON, 2005). Still a Brazilian reality, greater access to ICT still predominates in families with higher education and income (PDAD, 2018), thus questioning how is the practice of studying public school students, candidates and admissions to selective courses at the university, and how they appropriate the media cultural capital in the university admission process. Therefore, this research aims to analyze the traces of convergences and dissonances between the profile of families and students applying for social quotas to courses of high social selectivity at the university and also those approved, establishing critical understanding between the discourses and also associating the conditions of appropriation of media cultural capital in formal study practices. Therefore, the research will be based on the writings of Bourdieu (2013, 2007, 2001, 1985) and Setton (2005), in order to explain the confluence and new forms in which the concept of cultural capital manifests itself. The study seeks methodological support in French discourse analysis, proposed by Pêcheux (1997) and in data triangulation, addressed by Triviños (1984). One of the data that stood out in the analysis is related to the divergences between the profile of quota students and public school candidates, in which quota students are more similar to the profile of students approved in selective courses at UnB (CESAR, 2017), a Most are men, who attended preparatory courses and with mothers with higher education. Regarding the practices of studies and appropriation of media cultural capital, quota students use social media and pedagogical tools to expand their knowledge, through a collaborative support network (family, friends), on the other hand, young candidates have low contact with technological capital (ALVARADO; MARTINELL; MÉNDEZ, 2014) in its targeted state, because the economic factor does not favor the acquisition of means (access to the internet and ICT).Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSousa, Carlos Alberto Lopes deLira, Larissa Silva de2022-03-25T19:32:42Z2022-03-25T19:32:42Z2022-03-252021-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIRA, Larissa Silva de. Apropriação do capital cultural midiático no ingresso de estudantes candidatos e cotistas em cursos de graduação de alta seletividade. 2021. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021https://repositorio.unb.br/handle/10482/43132A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-22T16:37:22Zoai:repositorio.unb.br:10482/43132Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-22T16:37:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Apropriação do capital cultural midiático no ingresso de estudantes candidatos e cotistas em cursos de graduação de alta seletividade
title Apropriação do capital cultural midiático no ingresso de estudantes candidatos e cotistas em cursos de graduação de alta seletividade
spellingShingle Apropriação do capital cultural midiático no ingresso de estudantes candidatos e cotistas em cursos de graduação de alta seletividade
Lira, Larissa Silva de
Capital cultural midiático
Tecnologia da informação e da comunicação
Trajetória escolar
Estudantes cotistas
title_short Apropriação do capital cultural midiático no ingresso de estudantes candidatos e cotistas em cursos de graduação de alta seletividade
title_full Apropriação do capital cultural midiático no ingresso de estudantes candidatos e cotistas em cursos de graduação de alta seletividade
title_fullStr Apropriação do capital cultural midiático no ingresso de estudantes candidatos e cotistas em cursos de graduação de alta seletividade
title_full_unstemmed Apropriação do capital cultural midiático no ingresso de estudantes candidatos e cotistas em cursos de graduação de alta seletividade
title_sort Apropriação do capital cultural midiático no ingresso de estudantes candidatos e cotistas em cursos de graduação de alta seletividade
author Lira, Larissa Silva de
author_facet Lira, Larissa Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Carlos Alberto Lopes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Larissa Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Capital cultural midiático
Tecnologia da informação e da comunicação
Trajetória escolar
Estudantes cotistas
topic Capital cultural midiático
Tecnologia da informação e da comunicação
Trajetória escolar
Estudantes cotistas
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
2022-03-25T19:32:42Z
2022-03-25T19:32:42Z
2022-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIRA, Larissa Silva de. Apropriação do capital cultural midiático no ingresso de estudantes candidatos e cotistas em cursos de graduação de alta seletividade. 2021. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43132
identifier_str_mv LIRA, Larissa Silva de. Apropriação do capital cultural midiático no ingresso de estudantes candidatos e cotistas em cursos de graduação de alta seletividade. 2021. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508308934950912