O violão de 6 cordas e as habilidades de acompanhamento no choro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Lucas de Campos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22966
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.22966
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Arte, 2016.
id UNB_b858118963d81cff1044e4f279085ced
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/22966
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ramos, Lucas de CamposAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de2017-03-21T13:53:39Z2017-03-21T13:53:39Z2017-03-212016-08-30RAMOS, Lucas de Campos. O violão de 6 cordas e as habilidades de acompanhamento no Choro. 2016. 175 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22966http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.22966Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Arte, 2016.O Choro foi, e continua sendo, um estilo receptor de inúmeras influências musicais. A performance do Violão de 6 cordas (V6) no Choro, como instrumento de acompanhamento, segue essa “vocação para hibridismos” e apresenta características e especificidades que a diferenciam da performance do instrumento em outros gêneros musicais. Esta prática estimulou o desenvolvimento desta pesquisa que objetivou investigar as principais habilidades musicais do V6 enquanto instrumento acompanhador no Choro. Para realizar tal investigação, foi importante identificar quais são as principais habilidades relacionadas a essa performance e descrever essas habilidades, que estão diretamente relacionadas ao diálogo entre o V6 e o Violão de 7 Cordas (V7). O material utilizado como referência para as transcrições e análises está majoritariamente situado entre gravações do grupo Época de Ouro e os dias atuais. A dissertação se fundamenta em quatro principais fontes de dados: pesquisa documental relacionada com o contexto histórico do Choro e do Violão no Choro (BECKER, 1996; LIVINGSTON-ISENHOUR & GARCIA, 2005; ARAGÃO, 2012/2014), pesquisa relacionada aos conceitos de competência e de habilidades musicais (PERRENOUD, 2000; SANTOS, 2007), pesquisa em material diretamente relacionado às transcrições de Violão no Choro com a análise de partituras musicais de referência (BECKER,1996/2013; BRAGA, 2002; PELLEGRINI, 2005; BITTAR, 2011) e entrevistas realizadas com importantes violonistas de 6 cordas. A metodologia utilizada propiciou identificar nas peças musicais transcritas as habilidades do V6 que foram apontadas nas entrevistas. Os resultados evidenciam a recorrência de determinadas práticas e este trabalho sistematiza algumas delas como as habilidades relacionadas com a Harmonia, as Levadas, as Inversões e as Baixarias. Elas são intimamente integradas e complementares, mas apresentam particularidades que exigem atenção, intuição e interação com os outros instrumentos, evocando um importante senso de música coletiva. O presente trabalho, naturalmente, não esgota o mapeamento das habilidades musicais do V6, mas pode auxiliar pesquisas e trabalhos, teóricos e práticos, no futuro.Choro was, and still is, a recipient style of many different musical influences. The six-string guitar performance (V6) in Choro as an accompanying instrument follows this “hybridism skill” and bears features and peculiarities that differentiate it from this instrument’s performance in other musical genres. This practice encouraged the development of this research which aimed at investigating the main musical skills of the V6 as an accompanying instrument in Choro. It was important to identify the main skills related to the dialog between the V6 and the seven-string guitar (V7), in order to accomplish this investigation. The reference materials used for the transcriptions and analysis are mainly those of Época de Ouro group recordings and those of the current days. This Master’s Thesis is based on four main data sources: documental research related to the historical context of Choro and of Guitar in Choro (BECKER, 1996; LIVINGSTON-ISENHOUR & GARCIA, 2005; ARAGÃO, 2012/2014), a research related to the concepts of competence and musical skills (PERRENOUD, 2000; SANTOS, 2007), a direct research on transcriptions of Guitar in Choro with the analysis of reference sheet music (BECKER,1996/2013; BRAGA, 2002; PELLEGRINI, 2005; BITTAR, 2011) as well as interviews of important six-string guitar players. The methodology used in this work enabled the identification of the V6 skills in musical transcriptions, as indicated in the interviews. The results show the recurrence of certain practices and this work systematizes some of them as skills that are related to the harmony, rhythm, inversions, and bass lines. They are closely linked and complementary, but present specificities that require attention, intuition and interaction with other instruments, features that evoke an important sense of collective music. This work doesn’t identify the skills of the V6 in their entirety, but it can help research and other works, theorical or practical, in the future.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em ArtesA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessO violão de 6 cordas e as habilidades de acompanhamento no choroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisViolão - métodosChoro - músicaPerformance (Arte)porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_LucasdeCamposRamos.pdf2016_LucasdeCamposRamos.pdfapplication/pdf3118654http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/22966/1/2016_LucasdeCamposRamos.pdff174bc6f36f254f2066ae4415f8043d8MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain775http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/22966/2/license.txtea02246b5bd4b5c13601929c84c61736MD52open access10482/229662024-01-25 18:12:59.695open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-25T21:12:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv O violão de 6 cordas e as habilidades de acompanhamento no choro
title O violão de 6 cordas e as habilidades de acompanhamento no choro
spellingShingle O violão de 6 cordas e as habilidades de acompanhamento no choro
Ramos, Lucas de Campos
Violão - métodos
Choro - música
Performance (Arte)
title_short O violão de 6 cordas e as habilidades de acompanhamento no choro
title_full O violão de 6 cordas e as habilidades de acompanhamento no choro
title_fullStr O violão de 6 cordas e as habilidades de acompanhamento no choro
title_full_unstemmed O violão de 6 cordas e as habilidades de acompanhamento no choro
title_sort O violão de 6 cordas e as habilidades de acompanhamento no choro
author Ramos, Lucas de Campos
author_facet Ramos, Lucas de Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Lucas de Campos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
contributor_str_mv Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Violão - métodos
Choro - música
Performance (Arte)
topic Violão - métodos
Choro - música
Performance (Arte)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Arte, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-21T13:53:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-21T13:53:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAMOS, Lucas de Campos. O violão de 6 cordas e as habilidades de acompanhamento no Choro. 2016. 175 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/22966
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.22966
identifier_str_mv RAMOS, Lucas de Campos. O violão de 6 cordas e as habilidades de acompanhamento no Choro. 2016. 175 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/22966
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.22966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/22966/1/2016_LucasdeCamposRamos.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/22966/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f174bc6f36f254f2066ae4415f8043d8
ea02246b5bd4b5c13601929c84c61736
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864134214549504