O lugar e a construção da identidade : os significados construídos por professores de Geografia do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Cristina Maria Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11250
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
id UNB_b8db68ae74ccd2b156f34b488ab4fc7e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11250
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O lugar e a construção da identidade : os significados construídos por professores de Geografia do ensino fundamentalThe place and the construction of identity : the meanings constructed by teachers of elementary school geographyGeografia - estudo e ensinoGeografia culturalIdentidade socialTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.Esta pesquisa assume que o conceito de lugar, categoria de análise do espaço geográfico, é adequado ao processo de escolarização em Geografia, nos anos iniciais, por possibilitar que as vivências da criança e de seu grupo social, se constituam conteúdos dessa área do conhecimento e, em consequência, fomentem reflexão sobre a realidade. Nessa perspectiva, o conceito de lugar possibilita a valorização do que é particular, específico, singular, para a criança, bem como gera a possibilidade de reafirmação de seus valores, histórias de vida, memória familiar, grupo social e cultura. Tal premissa, aplicada ao caso do Distrito Federal e em particular ao 4º ano do Ensino Fundamental, quando os conteúdos de Geografia orientam-se ao estudo do município, apresenta-se problemática em virtude da especificidade político-administrativa deste território, cuja maioria das cidades apresenta a constituição de sua história fortemente vinculada à Capital Federal. Assim, o objetivo geral desta investigação é analisar como o Ensino de Geografia, por meio do lugar, contribui para a construção da identidade do indivíduo. Para isso esta pesquisa analisa os significados construídos pelos professores sobre o lugar de seus alunos, a partir de uma das cidades que compõem o Distrito Federal, o Gama, sede da Região Administrativa II, por meio de narrativas de professoras da Rede Pública de Ensino e dos livros didáticos utilizados em suas aulas de Geografia, consideradas ferramentas mediacionais. A suposição geral que conduz essa investigação é que o Gama não é o lugar de referência para a construção da identidade do indivíduo e que os elementos deste lugar, aqueles conhecidos e concretos para as crianças, além de pouco explorados são substituídos por Brasília. Os resultados obtidos pela classificação dos dados referentes às falas de professores e seus livros didáticos, indicaram a hegemonia identitária de Brasília sobre o Gama, a negação do próprio lugar de vida de sua população como referencial para a valorização e legitimação de sua identidade cultural, atestando as contradições e equívocos desse processo de formação e, por conseguinte, a ratificação de conflitos. Por outro lado os resultados evidenciaram que, mesmo assim, o Gama dispõe de uma identidade particular que se revela nas mediações pelo lugar e que se mantém e se consolida concomitantemente à ratificação da identidade brasiliense. Tal fato origina uma identidade ambivalente que se vincula ao Gama ou a Brasília, de acordo com distintas e variadas situações, expressando o caráter aberto, instável e híbrido das identidades no contexto contemporâneo e ainda, uma evidente tensão entre as comunidades que habitam e circulam pelo território do DF. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research assumes that the concept of place, a geographical space category of analysis, is appropriate to the educational process in Geography in the early years, by enabling the experiences of the child and his social group, constitute contents of this area of knowledge and consequently promote reflection of the reality. From this perspective, the concept of place allows the recovery of what is particular, specific, unique to the child, as well as creating the possibility of reaffirming their values, life stories, family memories, social group and culture. This assumption, applied to the Federal District and in particular the 4th year of elementary school, when the contents of Geography guide to the study of the city, has become problematic due to the specific political and administrative structure of the territory, most of whose cities show their formation strongly linked to the history the Federal Capital. Thus, the overall goal of this research is to analyze how the teaching of geography, through place, contributes to the construction of the individual's identity. To this end this research analyzes the meanings constructed by teachers on the place of his students, from one of the cities that make up the Federal District, Gama, core of Administrative Region II, through the narratives of teachers from Public School and the textbooks used in their geography lessons, considered mediational tools. The general supposition leading this investigation is that Gama is not the place of reference for the construction of the individual's identity and that the elements of this place, those known and specific to children, and little explored are replaced by Brasilia. The results obtained by classifying the speech of the teachers and their textbooks indicated the dominance of identity on the range of Brasilia, the denial of their own place of living as a reference for the value and legitimacy of their cultural identity, attesting the contradictions and misunderstandings related to the education process and therefore the ratification of conflicts. On the other hand the results showed that, even so, Gama has a particular identity that is revealed in the mediation and that the place is kept and strengthened concurrently to the ratification of the “brasiliense” identity. This fact causes an ambivalent identity that links to Gama or Brasilia, according to different and varied situations, expressing openness, unstable and hybrid identities in the contemporary context and also a clear tension between the communities that live and roam the territory of the DF.Barbato, Silviane BonaccorsiLeite, Cristina Maria Costa2012-09-20T19:18:22Z2012-09-20T19:18:22Z2012-09-202012-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLEITE, Cristina Maria Costa. O lugar e a construção da identidade: os significados construídos por professores de Geografia do ensino fundamental. 2012. xvii, 222 f. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11250info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T19:17:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/11250Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T19:17:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar e a construção da identidade : os significados construídos por professores de Geografia do ensino fundamental
The place and the construction of identity : the meanings constructed by teachers of elementary school geography
title O lugar e a construção da identidade : os significados construídos por professores de Geografia do ensino fundamental
spellingShingle O lugar e a construção da identidade : os significados construídos por professores de Geografia do ensino fundamental
Leite, Cristina Maria Costa
Geografia - estudo e ensino
Geografia cultural
Identidade social
title_short O lugar e a construção da identidade : os significados construídos por professores de Geografia do ensino fundamental
title_full O lugar e a construção da identidade : os significados construídos por professores de Geografia do ensino fundamental
title_fullStr O lugar e a construção da identidade : os significados construídos por professores de Geografia do ensino fundamental
title_full_unstemmed O lugar e a construção da identidade : os significados construídos por professores de Geografia do ensino fundamental
title_sort O lugar e a construção da identidade : os significados construídos por professores de Geografia do ensino fundamental
author Leite, Cristina Maria Costa
author_facet Leite, Cristina Maria Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbato, Silviane Bonaccorsi
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Cristina Maria Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - estudo e ensino
Geografia cultural
Identidade social
topic Geografia - estudo e ensino
Geografia cultural
Identidade social
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-20T19:18:22Z
2012-09-20T19:18:22Z
2012-09-20
2012-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Cristina Maria Costa. O lugar e a construção da identidade: os significados construídos por professores de Geografia do ensino fundamental. 2012. xvii, 222 f. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11250
identifier_str_mv LEITE, Cristina Maria Costa. O lugar e a construção da identidade: os significados construídos por professores de Geografia do ensino fundamental. 2012. xvii, 222 f. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580878829551616