Políticas de educação profissional e desenvolvimento regional : o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno RIDE-DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Edimilson Antonio de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23959
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.T.23959
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
id UNB_b9958eda147b7da8a45878dd884369b3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23959
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Políticas de educação profissional e desenvolvimento regional : o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno RIDE-DFEducação profissional e tecnológicaDesenvolvimento econômico - políticas públicasInstituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaPolítica educacionalTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.A educação profissional registra, no Brasil, nos últimos quinze anos, um novo cenário, fundamentado em uma política de expansão e de reordenamento dessa modalidade de ensino. A política de expansão da rede federal de educação profissional, mediante a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou, simplesmente, Institutos Federais (IF), constitui-se em iniciativa audaciosa do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva para essa modalidade de Ensino, que ganha continuidade na gestão da Presidente Dilma Rousseff. Hoje existem 38 Institutos Federais em todos os estados brasileiros, sendo dois em Goiás e um no Distrito Federal. Tais iniciativas foram fruto de um processo de articulação e diálogo, a partir de 2003, na campanha presidencial do então candidato Lula com diversos segmentos da sociedade civil organizada que culminou com a Lei nº 11.892/2008. O estudo indica que a atual política de educação profissional, expressa nos Planos de Desenvolvimento Institucional dos Institutos Federais de Goiás e de Brasília, apresenta fragilidades no processo de articulação e na coordenação de ações e medidas de políticas educativas atribuídas às Superintendências de Desenvolvimento Regional entre os entes federados e a cobertura da educação profissional municipal. Entretanto, para além da proposta de ampliar a oferta pública do ensino profissional de nível médio, representa a consolidação de uma rede de ensino destinada, especificamente, à educação profissional para o atendimento às demandas das regiões deprimidas social e economicamente do País e é parte integrante da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, um projeto bem mais amplo, a de construção de um projeto de poder de uma nação.The technical education in Brazil registered, in the last fifteen years, a new scenery, founded in a policy of expansion and reordering of this modality of education. The policy of expansion of the federal network of technical education, with the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology, or simply IFs (Federal Institutes), represents a bold initiative of President Luiz Inácio Lula da Silva's government for this modality of teaching, which was continued in Dilma Rousseff’s administration. Today there are 38 Federal Institutes in all Brazilian states, including two in the state of Goias and one in Distrito Federal, Brazil's capital. Such iniciatives were the result of a process of articulation and dialogue which started in 2003, during Lula's presidential campaign, with different segments of organized civil society, and culminated in the the law 11.892/2008. The studies indicates that the current policy of technical education presented in the Development Plans of the Federal Institutes of Goiás and Brasília presents frailtys in the process of articulation and coordination of actions and measures of educational policies attributed to the Superintendence’s of Regional Development between the federal agents and the covered areas of technical education villages. However, looking beyond the proposal of expanding the public offer of the technical education of middle school, it represents the consolidation of a network of teaching destined, specifically, to the technical education that attends the demands of socially and economically frail regions of the country and is part of the National Policy of Regional Development, an wilder project, that of the construction of a project of the power of a nation.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCastioni, RemiOliveira, Edimilson Antonio de2017-07-28T21:17:53Z2017-07-28T21:17:53Z2017-07-282017-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Edimilson Antonio de. Políticas de educação profissional e desenvolvimento regional: o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno RIDE-DF. 2017 xiv. 266 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23959http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.T.23959A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T20:10:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/23959Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T20:10:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de educação profissional e desenvolvimento regional : o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno RIDE-DF
title Políticas de educação profissional e desenvolvimento regional : o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno RIDE-DF
spellingShingle Políticas de educação profissional e desenvolvimento regional : o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno RIDE-DF
Oliveira, Edimilson Antonio de
Educação profissional e tecnológica
Desenvolvimento econômico - políticas públicas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Política educacional
title_short Políticas de educação profissional e desenvolvimento regional : o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno RIDE-DF
title_full Políticas de educação profissional e desenvolvimento regional : o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno RIDE-DF
title_fullStr Políticas de educação profissional e desenvolvimento regional : o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno RIDE-DF
title_full_unstemmed Políticas de educação profissional e desenvolvimento regional : o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno RIDE-DF
title_sort Políticas de educação profissional e desenvolvimento regional : o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno RIDE-DF
author Oliveira, Edimilson Antonio de
author_facet Oliveira, Edimilson Antonio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castioni, Remi
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Edimilson Antonio de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional e tecnológica
Desenvolvimento econômico - políticas públicas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Política educacional
topic Educação profissional e tecnológica
Desenvolvimento econômico - políticas públicas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Política educacional
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-28T21:17:53Z
2017-07-28T21:17:53Z
2017-07-28
2017-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Edimilson Antonio de. Políticas de educação profissional e desenvolvimento regional: o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno RIDE-DF. 2017 xiv. 266 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23959
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.T.23959
identifier_str_mv OLIVEIRA, Edimilson Antonio de. Políticas de educação profissional e desenvolvimento regional: o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno RIDE-DF. 2017 xiv. 266 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23959
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.T.23959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508379226243072