Singularidade da profissão de professor e proletarização do trabalho docente na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêses, Erlando da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20872
Resumo: O presente artigo faz uma revisão na literatura sobre a profissão de docente da Educação Básica no Brasil. A singularidade da profissão docente expressa uma especificidade, particularidades e peculiaridades que demandam análise. Qual a singularidade existente na profissão de professor? O que constitui a identidade social do professor? Analisa-se a identidade profissional do professor, a posição social deste profissional, o estereótipo do trabalho por vocação atribuído ao exercício do magistério, a massificação do ensino, a feminização da profissão e as condições de trabalho dos professores da Educação Básica. Estes elementos ou categorias remetem à discussão da proletarização dos profissionais do magistério. Essa tese, já bastante discutida nas pesquisas educacionais e até parecendo esgotada, é retomada a partir da análise da natureza e das condições de trabalho do docente da Educação Básica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_b9f1d9b9c6a1928883c3dee9f3d076ab
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20872
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Singularidade da profissão de professor e proletarização do trabalho docente na educação básicaUniqueness of the teaching profession and proletarianization of teacher work in educationIdentidade socialProfessoresMagistério - BrasilEducação básicaO presente artigo faz uma revisão na literatura sobre a profissão de docente da Educação Básica no Brasil. A singularidade da profissão docente expressa uma especificidade, particularidades e peculiaridades que demandam análise. Qual a singularidade existente na profissão de professor? O que constitui a identidade social do professor? Analisa-se a identidade profissional do professor, a posição social deste profissional, o estereótipo do trabalho por vocação atribuído ao exercício do magistério, a massificação do ensino, a feminização da profissão e as condições de trabalho dos professores da Educação Básica. Estes elementos ou categorias remetem à discussão da proletarização dos profissionais do magistério. Essa tese, já bastante discutida nas pesquisas educacionais e até parecendo esgotada, é retomada a partir da análise da natureza e das condições de trabalho do docente da Educação Básica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article reviews the literature on the profession of teacher of Basic Education in Brazil. The uniqueness of the teaching profession expressed a specific, special characteristics and peculiarities that require analysis. What is the uniqueness that exists in the teaching profession? What is the social identity of the teacher? Analyze the teacher’s professional identity, social status of this work, the stereotype of the work assigned by calling the practice of teaching, the massification of education, the feminization of the profession and working conditions of teachers of Basic Education. These elements or categories refer to the discussion of proletarianization of meaching professionals. This thesis, already much discussed in educational research and even looking exhausted, it is resumed from the analysis of the nature and conditions of work of teachers of Basic Education.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoColegiado da Pós-Graduação em Política Social do SER/IH/UnB2016-07-07T11:14:36Z2016-07-07T11:14:36Z2012-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRÊSES, Erlando da Silva. Singularidade da profissão de professor e proletarização do trabalho docente na educação básica. Ser Social (UnB), Brasília, v. 14, n. 31, p. 419-452, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/4038/6484>. Acesso em: 23 jun. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20872SER Social de Departamento de Serviço Social - Universidade de Brasília é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0). Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/4038/6484. Acesso em: 23 jun. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessRêses, Erlando da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:34:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/20872Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:34:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Singularidade da profissão de professor e proletarização do trabalho docente na educação básica
Uniqueness of the teaching profession and proletarianization of teacher work in education
title Singularidade da profissão de professor e proletarização do trabalho docente na educação básica
spellingShingle Singularidade da profissão de professor e proletarização do trabalho docente na educação básica
Rêses, Erlando da Silva
Identidade social
Professores
Magistério - Brasil
Educação básica
title_short Singularidade da profissão de professor e proletarização do trabalho docente na educação básica
title_full Singularidade da profissão de professor e proletarização do trabalho docente na educação básica
title_fullStr Singularidade da profissão de professor e proletarização do trabalho docente na educação básica
title_full_unstemmed Singularidade da profissão de professor e proletarização do trabalho docente na educação básica
title_sort Singularidade da profissão de professor e proletarização do trabalho docente na educação básica
author Rêses, Erlando da Silva
author_facet Rêses, Erlando da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rêses, Erlando da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade social
Professores
Magistério - Brasil
Educação básica
topic Identidade social
Professores
Magistério - Brasil
Educação básica
description O presente artigo faz uma revisão na literatura sobre a profissão de docente da Educação Básica no Brasil. A singularidade da profissão docente expressa uma especificidade, particularidades e peculiaridades que demandam análise. Qual a singularidade existente na profissão de professor? O que constitui a identidade social do professor? Analisa-se a identidade profissional do professor, a posição social deste profissional, o estereótipo do trabalho por vocação atribuído ao exercício do magistério, a massificação do ensino, a feminização da profissão e as condições de trabalho dos professores da Educação Básica. Estes elementos ou categorias remetem à discussão da proletarização dos profissionais do magistério. Essa tese, já bastante discutida nas pesquisas educacionais e até parecendo esgotada, é retomada a partir da análise da natureza e das condições de trabalho do docente da Educação Básica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07
2016-07-07T11:14:36Z
2016-07-07T11:14:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RÊSES, Erlando da Silva. Singularidade da profissão de professor e proletarização do trabalho docente na educação básica. Ser Social (UnB), Brasília, v. 14, n. 31, p. 419-452, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/4038/6484>. Acesso em: 23 jun. 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20872
identifier_str_mv RÊSES, Erlando da Silva. Singularidade da profissão de professor e proletarização do trabalho docente na educação básica. Ser Social (UnB), Brasília, v. 14, n. 31, p. 419-452, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/4038/6484>. Acesso em: 23 jun. 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Colegiado da Pós-Graduação em Política Social do SER/IH/UnB
publisher.none.fl_str_mv Colegiado da Pós-Graduação em Política Social do SER/IH/UnB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580684966723584