Desempenho social e financeiro de pequenas e médias empresas : modelo conceitual de causa e efeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, José Elenilson
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Porto, Rafael Barreiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21582
https://dx.doi.org/10.5585/riae.v15i2.2266
Resumo: Desempenho social empresarial pode ser entendido como uma medida de mensuração de eficiência das interações mantidas pelas empresas com seus stakeholders principais. Sua avaliação tem resultado em avanços nas pesquisas e em implicações gerenciais. Um de seus temas centrais, o estudo da relação entre desempenho social e financeiro, tem como foco tradicional empresas de capital aberto, fato que revela na literatura uma lacuna em termos de objeto. Investigar pequenas e médias empresas (PMEs) justifica-se pela relevância econômica e social delas e pelas novas evidências que podem vir desses estudos. Após revisão da literatura, este texto apresenta um modelo conceitual composto por proposições de pesquisa para serem testados por futuros estudos empíricos que desejem responder a seguinte questão: em pequenas e médias empresas existem relações de causa e efeito entre desempenho social e financeiro? O teste das proposições sugeridas neste texto pode revelar, dentre outros resultados, as categorias do desempenho social de PMEs mais afetadas por um desempenho financeiro superior, conforme estabelecido pelas premissas da teoria slack-resources; se o impacto dessas categorias sobre o desempenho financeiro é qualificado pela forma de gestão, confirmando pressupostos da teoria good management, ou se não há diferenças significativas entre o desempenho social de PMEs com desempenho financeiro superior e o de PMEs com desempenho financeiro inferior, revelando a existência de fatores não financeiros que também influenciam o desempenho social.
id UNB_ba58ab2706aeefa9a35471a6a4052a95
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21582
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Desempenho social e financeiro de pequenas e médias empresas : modelo conceitual de causa e efeitoPlanejamento empresarialPequenas e médias empresasDesempenhoDesempenho social empresarial pode ser entendido como uma medida de mensuração de eficiência das interações mantidas pelas empresas com seus stakeholders principais. Sua avaliação tem resultado em avanços nas pesquisas e em implicações gerenciais. Um de seus temas centrais, o estudo da relação entre desempenho social e financeiro, tem como foco tradicional empresas de capital aberto, fato que revela na literatura uma lacuna em termos de objeto. Investigar pequenas e médias empresas (PMEs) justifica-se pela relevância econômica e social delas e pelas novas evidências que podem vir desses estudos. Após revisão da literatura, este texto apresenta um modelo conceitual composto por proposições de pesquisa para serem testados por futuros estudos empíricos que desejem responder a seguinte questão: em pequenas e médias empresas existem relações de causa e efeito entre desempenho social e financeiro? O teste das proposições sugeridas neste texto pode revelar, dentre outros resultados, as categorias do desempenho social de PMEs mais afetadas por um desempenho financeiro superior, conforme estabelecido pelas premissas da teoria slack-resources; se o impacto dessas categorias sobre o desempenho financeiro é qualificado pela forma de gestão, confirmando pressupostos da teoria good management, ou se não há diferenças significativas entre o desempenho social de PMEs com desempenho financeiro superior e o de PMEs com desempenho financeiro inferior, revelando a existência de fatores não financeiros que também influenciam o desempenho social.Corporate social performance can be understood as a way to measure the efficiency of interactions between companies and their main stakeholders. This evaluation has led to some steps forward in research and management implications. One of its main issues, which is the study of the relationship between social and financial performance, focuses on traditional joint-stock companies. This fact reveals a gap concerning the object of study in the literature of the area. The importance of investigating small and medium companies (SMCs) lies in their social and economic relevance and also in new evidences these studies may provide. After the theoretical discussion, this study presents a conceptual model composed of research propositions to be tested by future empirical studies that wish to answer the following question: in small and medium companies there are relations of cause and effect between social and financial performance? The test of the proposals suggested can reveal, among other results, the categories of social performance of SMCs most affected by a higher financial performance, as established by the premises of theoretical slack-resources; if the impact of these categories on the financial performance is qualified by way of management, confirming assumptions of the theory good management, or if there are no significant differences between the social performance of SMEs with higher financial performance and SMEs with low financial performance, revealing the existence of non-financial factors also influence social performance.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Ibero-americana Journal of Strategic Management (IJSM)2016-10-18T10:40:44Z2016-10-18T10:40:44Z2016-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCRUZ, Jose Elenilson; PORTO, Rafael Barreiros. Desempenho social e financeiro de pequenas e médias empresas: modelo conceitual de causa e efeito. Revista Ibero-americana de Estratégia, v. 15, n. 2, p. 60-70, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.revistaiberoamericana.org/ojs/index.php/ibero/article/view/2266/pdf>. Acesso em: 17 out. 2016. DOI: 10.5585/riae.v15i2.2266http://repositorio.unb.br/handle/10482/21582https://dx.doi.org/10.5585/riae.v15i2.2266Revista Iberoamericana de Estratégia - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Fonte: http://www.revistaiberoamericana.org/ojs/index.php/ibero/article/view/2266/pdf. Acesso em: 17 out. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, José ElenilsonPorto, Rafael Barreirosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:36:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/21582Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:36:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho social e financeiro de pequenas e médias empresas : modelo conceitual de causa e efeito
title Desempenho social e financeiro de pequenas e médias empresas : modelo conceitual de causa e efeito
spellingShingle Desempenho social e financeiro de pequenas e médias empresas : modelo conceitual de causa e efeito
Cruz, José Elenilson
Planejamento empresarial
Pequenas e médias empresas
Desempenho
title_short Desempenho social e financeiro de pequenas e médias empresas : modelo conceitual de causa e efeito
title_full Desempenho social e financeiro de pequenas e médias empresas : modelo conceitual de causa e efeito
title_fullStr Desempenho social e financeiro de pequenas e médias empresas : modelo conceitual de causa e efeito
title_full_unstemmed Desempenho social e financeiro de pequenas e médias empresas : modelo conceitual de causa e efeito
title_sort Desempenho social e financeiro de pequenas e médias empresas : modelo conceitual de causa e efeito
author Cruz, José Elenilson
author_facet Cruz, José Elenilson
Porto, Rafael Barreiros
author_role author
author2 Porto, Rafael Barreiros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, José Elenilson
Porto, Rafael Barreiros
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento empresarial
Pequenas e médias empresas
Desempenho
topic Planejamento empresarial
Pequenas e médias empresas
Desempenho
description Desempenho social empresarial pode ser entendido como uma medida de mensuração de eficiência das interações mantidas pelas empresas com seus stakeholders principais. Sua avaliação tem resultado em avanços nas pesquisas e em implicações gerenciais. Um de seus temas centrais, o estudo da relação entre desempenho social e financeiro, tem como foco tradicional empresas de capital aberto, fato que revela na literatura uma lacuna em termos de objeto. Investigar pequenas e médias empresas (PMEs) justifica-se pela relevância econômica e social delas e pelas novas evidências que podem vir desses estudos. Após revisão da literatura, este texto apresenta um modelo conceitual composto por proposições de pesquisa para serem testados por futuros estudos empíricos que desejem responder a seguinte questão: em pequenas e médias empresas existem relações de causa e efeito entre desempenho social e financeiro? O teste das proposições sugeridas neste texto pode revelar, dentre outros resultados, as categorias do desempenho social de PMEs mais afetadas por um desempenho financeiro superior, conforme estabelecido pelas premissas da teoria slack-resources; se o impacto dessas categorias sobre o desempenho financeiro é qualificado pela forma de gestão, confirmando pressupostos da teoria good management, ou se não há diferenças significativas entre o desempenho social de PMEs com desempenho financeiro superior e o de PMEs com desempenho financeiro inferior, revelando a existência de fatores não financeiros que também influenciam o desempenho social.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-18T10:40:44Z
2016-10-18T10:40:44Z
2016-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, Jose Elenilson; PORTO, Rafael Barreiros. Desempenho social e financeiro de pequenas e médias empresas: modelo conceitual de causa e efeito. Revista Ibero-americana de Estratégia, v. 15, n. 2, p. 60-70, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.revistaiberoamericana.org/ojs/index.php/ibero/article/view/2266/pdf>. Acesso em: 17 out. 2016. DOI: 10.5585/riae.v15i2.2266
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21582
https://dx.doi.org/10.5585/riae.v15i2.2266
identifier_str_mv CRUZ, Jose Elenilson; PORTO, Rafael Barreiros. Desempenho social e financeiro de pequenas e médias empresas: modelo conceitual de causa e efeito. Revista Ibero-americana de Estratégia, v. 15, n. 2, p. 60-70, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.revistaiberoamericana.org/ojs/index.php/ibero/article/view/2266/pdf>. Acesso em: 17 out. 2016. DOI: 10.5585/riae.v15i2.2266
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21582
https://dx.doi.org/10.5585/riae.v15i2.2266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ibero-americana Journal of Strategic Management (IJSM)
publisher.none.fl_str_mv Ibero-americana Journal of Strategic Management (IJSM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580872229814272