A escrita literária como autobioficção : parlêtre, escrita, sinthoma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12543 |
Resumo: | Tese (Doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2012. |
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A escrita literária como autobioficção : parlêtre, escrita, sinthomaPsicanálise e literaturaEscrita - aspectos psicológicosTese (Doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2012.Texto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo restrito: p. 4-164.A hipótese fundamental desta tese é a de que toda escrita literária é autobioficção, no seguinte sentido: na escrita literária, o parlêtre daquele a quem chamamos de escritor coloca-se em questão, uma vez que sua força motriz é algo da dimensão gozosa do sinthoma, entende-se por sinthoma o ponto de singularidade no qual o inconsciente e o real se enodam. Esta tese se divide em três partes: a primeira consiste de um romance, intitulado “As pequenas mortes”; a segunda parte foi estruturada sob a forma de um livro-poema, intitulado “Voz de um corpo despedaçado”; enquanto que a terceira parte foi montada sob a forma ensaística, forma literária instaurada por Montaingne, que se caracteriza, justamente, pela dificuldade de caracterização, pela limitrofia entre a dissertação, a autobiografia, o diário íntimo, a poesia e a narrativa de ficção. As três partes compõem um percurso movido não pelo desejo de validação universal da hipótese, sustentada pela exemplificação exaustiva e descartante da singularidade de diversas obras, mas pelo desejo-motriz de fazer a hipótese, de que toda escrita literária é autobioficcional, consistir o suficiente para se tornar peça considerável nas montagens reflexivas que visem ampliar a compreensão acerca da escrita literária. Ao final, busca-se também fazer com que a literatura ensine algo à psicanálise, no sentido de, como consequência da investigação central da tese, acerca da obra literária como autobioficção, alguma contribuição tenha sido dada para a compreensão de concepções complexas, como a de sinthoma, parlêtre, Outro Gozo, letra, escrita e lalangue. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe fundamental hypothesis of this thesis is that all literary writing is autobiofiction, in the following sense: in literary writing, the parlêtre of that whom we call writer puts itself in question, once that his driving force is something with a joyfully dimension of the sinthome, we understand by sinthome the point of singularity in which the unconscious and the real get together. This thesis is divided into three parts: the first one consists in a novel, entitled "the small deaths", the second part was structured like a poem-book, entitled "Voice of a shattered body", whereas that the third part was writted as an essays, a literary form instituted by Montaingne, that is characterized precisely by the difficulty of characterization, by the limits between the dissertation, autobiography, diary, poetry and narrative fiction. The three parts make up a route driven not by the universal desire to validate the hypothesis, supported by comprehensive and disposable exemplification of the singularity of several works, but by the driving desire of making the hypothesis, that all literary writing is autobioficcional, to consist enough to becomes a considerable piece in reflective montages which aim to increase the comprehension towards the literary writing. At the end, we seek that the literature also teaches something to psychoanalysis in order to, as a consequence of the central investigationof this thesis about the literary work as autobioficção, some contribution has been given for the understanding of complex concepts such as the sinthome, parlêtre, Other Joy, letter, writing and lalangue.Rivera, Tania CristinaPeres, Wesley Godoi2013-03-21T12:48:21Z2013-03-21T12:48:21Z2013-03-212012-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPERES, Wesley Godoi. A escrita literária como autobioficção: parlêtre, escrita, sinthoma. 2012. 247 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12543info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:13:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/12543Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:13:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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