O comportamento dos pedestres durante a travessia de vias em faixas não semaforizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Margon, Patrícia Vilela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22316
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.T.22316
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
id UNB_bb21ce6219a2597e705d1d168c1d5305
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/22316
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O comportamento dos pedestres durante a travessia de vias em faixas não semaforizadasPedestresTransportes - legislaçãoFaixa de pedestresTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.As travessias de pedestres representam o local onde ocorrem as principais interações entre veículos e pessoas. A faixa de travessia sinalizada é um espaço do pedestre por direito adquirido, garantido por lei, mas ainda desrespeitado por pedestres e motoristas. O presente estudo propõe um método que investigue o comportamento dos pedestres em relação à travessia na faixa não semaforizada. Para tal, são testadas duas hipóteses: (i) os pedestres podem ser categorizados por grupos de comportamentos semelhantes, que identificam perfis de comportamentos em relação à travessia na faixa; e (ii) fatores de comportamento individual, histórico de utilização da faixa, hábito de se deslocar a pé e fatores do ambiente de travessia exercem influência no comportamento dos pedestres ao utilizar a faixa não semaforizada. O objetivo geral da pesquisa é desenvolver um método que auxilie planejadores de transporte e gestores de trânsito a compreender e identificar o perfil do pedestre de uma localidade a partir do seu comportamento durante a travessia na faixa, considerando variáveis individuais e ambientais, utilizando como suporte as teorias de análise do comportamento. O desenvolvimento de um modelo conceitual de travessia, possibilitou a organização dos critérios de observação dos movimentos dos pedestres focando três comportamentos: a aproximação da faixa, a velocidade de travessia e o foco de atenção durante a travessia. A partir do modelo conceitual foi elaborado um questionário, composto por seis instrumentos de pesquisa diferentes: (i) identificação do perfil do pedestre; (ii) comportamento do pedestre em relação a faixa; (iii) histórico de utilização da faixa; (iv) ambiente de travessia; (v) hábitos de transporte e (vi) caraterísticas individuais. Os resultados do método, testado no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, passaram por análise fatorial (exploratória e confirmatória) e mostraram que o comportamento do pedestre pode ser caracterizado por três fatores latentes: “travessia favorável”, “hábito de caminhar” e “travessia desfavorável”, compostos por indicadores dos instrumentos de pesquisa.The most significant interaction between a pedestrian and a vehicle occurs when the pedestrian crosses the road. The marked crosswalk is exclusively place for pedestrians, a right now protected by law, but yet often disrespected by both pedestrians and drivers. The present study proposes a method to investigate pedestrians’ behavior on marked crosswalks (zebra crossings) where there are no traffic lights. To this end, two hypotheses have been tested: (i) pedestrians can be classified into groups of similar behavior, which identify profiles of similar behavior on zebra crossings; and (ii) individual behavioral factors, history of the use of crosswalks, the habit of walking to places and environmental factors influence the behavior of pedestrians on marked crosswalks that are far from traffic lights. The overall objective of this study is to develop a method that helps transportation planners and traffic managers to understand and identify the pedestrian’s profile regarding a certain location according to their behavior while crossing the track, also considering individual and environmental variables, using as support behavior analysis theories. The development of a conceptual model of crossing enabled the observation criteria of the pedestrians’ movements to be organized, focusing on three kinds of behavior: approach to the track, traversing speed and the focus of their attention during the crossing. A questionnaire was developed from the conceptual model consisting of six different research criteria: (i) identification of the pedestrian’s profile; (ii) the pedestrian’s behavior concerning the crosswalk; (iii) history of use of the crosswalk; (iv) the crosswalk environment; (v) transportation habits and (vi) individual characteristics. The results of the method, tested at the Campus Darcy Ribeiro University of Brasilia, passed through factor analysis (exploratory and confirmatory) and showed that pedestrian behavior can be characterized by three latent factors: "favorable crossing", "habit of walking" and "unfavorable crossing", based on indicators of the research instruments.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesGonzales Taco, Pastor WillyMargon, Patrícia Vilela2017-01-30T17:20:58Z2017-01-30T17:20:58Z2017-01-302016-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMARGON, Patrícia Vilela. O comportamento dos pedestres durante a travessia de vias em faixas não semaforizadas. 2016. xvi, 184, 9 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22316http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.T.22316A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T17:38:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/22316Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T17:38:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O comportamento dos pedestres durante a travessia de vias em faixas não semaforizadas
title O comportamento dos pedestres durante a travessia de vias em faixas não semaforizadas
spellingShingle O comportamento dos pedestres durante a travessia de vias em faixas não semaforizadas
Margon, Patrícia Vilela
Pedestres
Transportes - legislação
Faixa de pedestres
title_short O comportamento dos pedestres durante a travessia de vias em faixas não semaforizadas
title_full O comportamento dos pedestres durante a travessia de vias em faixas não semaforizadas
title_fullStr O comportamento dos pedestres durante a travessia de vias em faixas não semaforizadas
title_full_unstemmed O comportamento dos pedestres durante a travessia de vias em faixas não semaforizadas
title_sort O comportamento dos pedestres durante a travessia de vias em faixas não semaforizadas
author Margon, Patrícia Vilela
author_facet Margon, Patrícia Vilela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonzales Taco, Pastor Willy
dc.contributor.author.fl_str_mv Margon, Patrícia Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Pedestres
Transportes - legislação
Faixa de pedestres
topic Pedestres
Transportes - legislação
Faixa de pedestres
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-22
2017-01-30T17:20:58Z
2017-01-30T17:20:58Z
2017-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARGON, Patrícia Vilela. O comportamento dos pedestres durante a travessia de vias em faixas não semaforizadas. 2016. xvi, 184, 9 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/22316
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.T.22316
identifier_str_mv MARGON, Patrícia Vilela. O comportamento dos pedestres durante a travessia de vias em faixas não semaforizadas. 2016. xvi, 184, 9 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/22316
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.T.22316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508318246305792