A pesquisa de intervenção na construção de competências conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fávero, Maria Helena
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28510
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100012
Resumo: Defendemos a pesquisa de intervenção na interdisciplinaridade relacionando a psicologia, o conhecimento e o desenvolvimento de competências conceituais, através de três aspectos teórico-conceituais: a filosofia, a história da ciência e a epistemologia como fundamentos de uma concepção psicológica que evidencie o processo sociocultural da construção do conhecimento e a mediação da atividade humana, supondo um sujeito humano ativo, que constrói paradigmas pessoais, estabelecendo teórica e metodologicamente uma relação entre dados psicológicos e sociológicos e admitindo, através da construção ativa, a possibilidade de reconstrução pessoal, institucional e sociocultural. Entendemos a pesquisa de intervenção como uma reconstrução polissêmica que considera a dinâmica sociocognitiva e seus efeitos reguladores. Articulamos o grupo focal os atos da fala e a tomada de consciência, adotando um modelo de análise que leva em conta o processo de desenvolvimento da tomada de consciência dos sujeitos sobre seus próprios paradigmas e seus processos de regulação cognitiva na sua transformação.
id UNB_bb78844a4fbf66e60b87da10478c198b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/28510
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A pesquisa de intervenção na construção de competências conceituaisIntervention research in the construction of conceptual competencesLa investigación de intervención en la construcción de competencias conceptualesPesquisa de intervençãoCompetênciasDefendemos a pesquisa de intervenção na interdisciplinaridade relacionando a psicologia, o conhecimento e o desenvolvimento de competências conceituais, através de três aspectos teórico-conceituais: a filosofia, a história da ciência e a epistemologia como fundamentos de uma concepção psicológica que evidencie o processo sociocultural da construção do conhecimento e a mediação da atividade humana, supondo um sujeito humano ativo, que constrói paradigmas pessoais, estabelecendo teórica e metodologicamente uma relação entre dados psicológicos e sociológicos e admitindo, através da construção ativa, a possibilidade de reconstrução pessoal, institucional e sociocultural. Entendemos a pesquisa de intervenção como uma reconstrução polissêmica que considera a dinâmica sociocognitiva e seus efeitos reguladores. Articulamos o grupo focal os atos da fala e a tomada de consciência, adotando um modelo de análise que leva em conta o processo de desenvolvimento da tomada de consciência dos sujeitos sobre seus próprios paradigmas e seus processos de regulação cognitiva na sua transformação.We support the intervention research in the interdisciplinarity interrelating psychology, knowledge and the development of conceptual competences, through three theoretical conceptual aspects: considering the philosophy, the science history and epistemology in order to support a psychological conception which shows the socio-cultural process of knowledge construction and the mediation of human activity, assuming an active human subject, who builds personal paradigms; establishing theoretically and methodologically a relationship between psychological and sociological data; admitting, through active construction, the possibility of personal, institutional and socio-cultural reconstruction. We understand the intervention research as a polysemic reconstruction, considering both, the socio-cognitive dynamics and its regulatory effects. We articulate focus group, speech acts and the taking of consciousness adopting an analysis model which evidences both the process of development of the taking of consciousness of the subjects about their own paradigms and their processes of cognitive regulation in their transformation.Defendemos la investigación de intervención en la interdisciplinaridad relacionando la psicología, el conocimiento y el desarrollo de competencias conceptuales, a través de tres aspectos teórico-conceptuales: considerando la filosofía, la historia de la ciencia y la epistemología para fundamentar una concepción psicológica que evidencie el proceso socio-cultural de la construcción del conocimiento y la mediación de la actividad humana, suponiendo un sujeto humano activo, que construye paradigmas personales; estableciendo teórica y metodológicamente, una relación entre datos psicológicos y sociológicos; admitiendo, a través de la construcción activa, la posibilidad de la reconstrucción personal, institucional y sociocultural. Entendemos la investigación de intervención como una reconstrucción polisémica, considerando ambos, la dinámica socio-cognitiva y sus efectos reguladores. Articulamos el grupo focal, los actos del habla y la toma de conciencia adoptando un modelo de análisis evidenciando ambos, el proceso de desarrollo de la toma de conciencia de los sujetos sobre sus propios paradigmas y sus procesos de regulación cognitiva en su transformación.Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá2017-12-07T05:00:31Z2017-12-07T05:00:31Z2012-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFÁVERO, Maria Helena. A pesquisa de intervenção na construção de competências conceituais. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 1, p. 103-110, jan./mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722012000100012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso: 04 dez. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28510https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100012Psicologia em Estudo - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000100012. Acesso em: 04 dez. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessFávero, Maria Helenaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/28510Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa de intervenção na construção de competências conceituais
Intervention research in the construction of conceptual competences
La investigación de intervención en la construcción de competencias conceptuales
title A pesquisa de intervenção na construção de competências conceituais
spellingShingle A pesquisa de intervenção na construção de competências conceituais
Fávero, Maria Helena
Pesquisa de intervenção
Competências
title_short A pesquisa de intervenção na construção de competências conceituais
title_full A pesquisa de intervenção na construção de competências conceituais
title_fullStr A pesquisa de intervenção na construção de competências conceituais
title_full_unstemmed A pesquisa de intervenção na construção de competências conceituais
title_sort A pesquisa de intervenção na construção de competências conceituais
author Fávero, Maria Helena
author_facet Fávero, Maria Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fávero, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa de intervenção
Competências
topic Pesquisa de intervenção
Competências
description Defendemos a pesquisa de intervenção na interdisciplinaridade relacionando a psicologia, o conhecimento e o desenvolvimento de competências conceituais, através de três aspectos teórico-conceituais: a filosofia, a história da ciência e a epistemologia como fundamentos de uma concepção psicológica que evidencie o processo sociocultural da construção do conhecimento e a mediação da atividade humana, supondo um sujeito humano ativo, que constrói paradigmas pessoais, estabelecendo teórica e metodologicamente uma relação entre dados psicológicos e sociológicos e admitindo, através da construção ativa, a possibilidade de reconstrução pessoal, institucional e sociocultural. Entendemos a pesquisa de intervenção como uma reconstrução polissêmica que considera a dinâmica sociocognitiva e seus efeitos reguladores. Articulamos o grupo focal os atos da fala e a tomada de consciência, adotando um modelo de análise que leva em conta o processo de desenvolvimento da tomada de consciência dos sujeitos sobre seus próprios paradigmas e seus processos de regulação cognitiva na sua transformação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03
2017-12-07T05:00:31Z
2017-12-07T05:00:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FÁVERO, Maria Helena. A pesquisa de intervenção na construção de competências conceituais. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 1, p. 103-110, jan./mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722012000100012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso: 04 dez. 2020.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28510
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100012
identifier_str_mv FÁVERO, Maria Helena. A pesquisa de intervenção na construção de competências conceituais. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 1, p. 103-110, jan./mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722012000100012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso: 04 dez. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28510
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508293222039552