Elaboração e estudo de uma metodologia de treinamento voltada para o desenvolvimento das habilidades táticas no futebol de campo com base nos princípios da teoria de formação das ações mentais por estágios idealizada por galperin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41356
Resumo: Tese (Doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2003.
id UNB_bbb217bd04fa3124a483bdd530b5666a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/41356
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Elaboração e estudo de uma metodologia de treinamento voltada para o desenvolvimento das habilidades táticas no futebol de campo com base nos princípios da teoria de formação das ações mentais por estágios idealizada por galperinFutebolTreinamento esportivoJogadores de futebol - avaliaçãoGalperinTese (Doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2003.No presente estudo, analisamos as contribuições pedagógicas da teoria sócio-cultural de Vygotsky, na interpretação de Galperin e seus seguidores, divulgando as aplicações da Teoria de Formação das Ações Mentais por Estágios. A transposição dos princípios dessa teoria do meio escolar para o treinamento esportivo subsidia a reflexão sobre o modelo pedagógico a ser adotado no ensino das habilidades táticas. Denominado no presente estudo de formativo-conceitual, o modelo pedagógico pautado idéias de Galperin afirma que o elo central da aprendizagem é a prática, desde que referenciada por uma base orientadora da ação, composta de conceitos operacionais, que direcionam a escolha consciente de uma dentre as diversas alternativas possíveis de ação. Segundo a teoria, para elaborar a base orientadora da ação é preciso identificar as unidades'estruturais do futebol, estabelecendo os invariantes que caracterizam as diversas situações de jogo. A revisão da literatura técnica especializada em futebol, associada com a observação sistemática de treinos e jogos, conduziu à identificação, testada na fase posterior, da disputa pelo espaço como o conceito invaríante do futebol. Com base nesse invariante, elaboramos um projeto piloto que, uma vez aplicado, permitiu testar diversas propostas de base orientadora da ação e, ao mesmo tempo, realizar uma primeira observação participante das dificuldades para a operacionalização do modelo formativo-conceitual no meio esportivo. Os resultados do projeto piloto fundamentaram a reformulação do protocolo experimental de desenvolvimento das habilidades táticas. No estudo experimental de caráter exploratório realizamos uma segunda observação participante, associada com a análise comparativa cruzando os dados do grupo experimental, treinado de acordo com o modelo formativo-conceitual, com dois outros grupos controle, treinados de acordo com o modelo analítico-sintético, centrado no ensino da técnica, e o global-funcional, onde se aprende a jogar jogando. A avaliação da performance tática se constitui numa problemática paralela de pesquisa, pois existe uma dificuldade particular para se definir um protocolo de avaliação e registro que preserve a unidade da ação tática. Sendo assim, o estudo também se voltou para a elaboração e análise de recursos auxiliares que instrumentem a avaliação da performance tática. Pretendemos, dessa maneira, contribuir para reflexão sobre as características dos modelos pedagógicos que fundamentam o treinamento esportivo, especificamente, das habilidades táticas, apresentando novas alternativas metodológicas comprometidas com o desenvolvimento da inteligência de jogo.This study analysed the pedagogical contributions of Vygotsk/s cultural-historical theory, through the interpretation of Galperin and his followers, disclosing the applications of the Stage-byStage Formation of Mental Action Theory. The transposition of the principies of this theory in the school sphere for sports training subsides the reflection about the pedagogical model to be adapted in the teaching of tactical skills. Denominated at this study, as conceptual-formative, the pedagogical model directed by Galperin’s ideas affirms that the central focus of leaming is the practice if it is referenced as a scheme for a complete orienting basis of mental actions, composed of operational concepts that direct a conscious choice among several possible altematives of action. According to the theory, to elaborate an oriented base of action, it is necessary to identify the structural units of soccer, establishing the basic concepts that characterize problem situations in the game. The revision of the technical literature specialized in soccer, associated with the systematic observations of the training and the games, conducted to the identification of dispute for the space as a structural unit of soccer, which was tested in the posterior phase. According to this idea, we elaborated a pilot project that, once applied, allowed to test several proposals of schemes for a complete orienting basis of mental actions and, at the same time, to make the first participatory observation of difficulties to operationalise the conceptual-formative model in sports training. The results of the pilot project supported the reformulation of the experimental protocol in developing tactical skills. At the experimental study of exploratory character, we made a second participatory observation associated with the comparative analysis, crossing the data of the experimental group, which was trained based on the conceptualformative model, with two other groups, which received training according the syntheticanalytical model, which was centred in the teaching of the technic, and the globalfunctional one, where the subjects learned to play by playing. The evaluation of the tactical performance was a secondary research question, since there was a particular difficulty in defining a protocol of evaluation and registry that preserves the unity of the tactical action. Thus, this study also included the elaboration and analysis of auxiliary resources that instrumented the evaluation of tactical performance. Therefore, this study contributes to the reflection about the characteristics of the pedagogical models that support sports training, specifically the tactical skills, presenting new methodological altematives engaged with the development of the game intelligence.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Programa de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeCasal, Hiram M. ValdesRezende, Alexandre Luiz Gonçalves de2021-07-06T17:34:56Z2021-07-06T17:34:56Z2021-07-062003-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfREZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de. Elaboração e estudo de uma metodologia de treinamento voltada para o desenvolvimento das habilidades táticas no futebol de campo com base nos princípios da teoria de formação das ações mentais por estágios idealizada por galperin. 2003. 322 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2003.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41356info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-06T19:18:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/41356Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-06T19:18:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração e estudo de uma metodologia de treinamento voltada para o desenvolvimento das habilidades táticas no futebol de campo com base nos princípios da teoria de formação das ações mentais por estágios idealizada por galperin
title Elaboração e estudo de uma metodologia de treinamento voltada para o desenvolvimento das habilidades táticas no futebol de campo com base nos princípios da teoria de formação das ações mentais por estágios idealizada por galperin
spellingShingle Elaboração e estudo de uma metodologia de treinamento voltada para o desenvolvimento das habilidades táticas no futebol de campo com base nos princípios da teoria de formação das ações mentais por estágios idealizada por galperin
Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Futebol
Treinamento esportivo
Jogadores de futebol - avaliação
Galperin
title_short Elaboração e estudo de uma metodologia de treinamento voltada para o desenvolvimento das habilidades táticas no futebol de campo com base nos princípios da teoria de formação das ações mentais por estágios idealizada por galperin
title_full Elaboração e estudo de uma metodologia de treinamento voltada para o desenvolvimento das habilidades táticas no futebol de campo com base nos princípios da teoria de formação das ações mentais por estágios idealizada por galperin
title_fullStr Elaboração e estudo de uma metodologia de treinamento voltada para o desenvolvimento das habilidades táticas no futebol de campo com base nos princípios da teoria de formação das ações mentais por estágios idealizada por galperin
title_full_unstemmed Elaboração e estudo de uma metodologia de treinamento voltada para o desenvolvimento das habilidades táticas no futebol de campo com base nos princípios da teoria de formação das ações mentais por estágios idealizada por galperin
title_sort Elaboração e estudo de uma metodologia de treinamento voltada para o desenvolvimento das habilidades táticas no futebol de campo com base nos princípios da teoria de formação das ações mentais por estágios idealizada por galperin
author Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
author_facet Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casal, Hiram M. Valdes
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Treinamento esportivo
Jogadores de futebol - avaliação
Galperin
topic Futebol
Treinamento esportivo
Jogadores de futebol - avaliação
Galperin
description Tese (Doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2003.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-10
2021-07-06T17:34:56Z
2021-07-06T17:34:56Z
2021-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de. Elaboração e estudo de uma metodologia de treinamento voltada para o desenvolvimento das habilidades táticas no futebol de campo com base nos princípios da teoria de formação das ações mentais por estágios idealizada por galperin. 2003. 322 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/41356
identifier_str_mv REZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de. Elaboração e estudo de uma metodologia de treinamento voltada para o desenvolvimento das habilidades táticas no futebol de campo com base nos princípios da teoria de formação das ações mentais por estágios idealizada por galperin. 2003. 322 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/41356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508332974604288