O Reuni no contexto da formação docente na Universidade de Brasília
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41280 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi relacionar o processo de expansão universitária, a partir do Plano de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), com a política de formação docente na universidade de Brasília. Trata-se de desdobramento de pesquisa realizada junto ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), no período de 12 meses (2017/2018), cujo foco principal consistia na elaboração de proposta de acesso diferenciado para cursos de licenciaturas em atendimento à Lei nº 13.478/2017 que alterou a LDB em seu artigo 62- B. O cotejamento entre informações estatísticas, documentos oficiais e literatura da área teve como substrato de análise a reflexão sobre a Lei nº 13.478/2017 considerando a discussão sobre a expansão de cursos, vagas e matricular na Universidade de Brasília após a implantação do Reuni, em especial, nos cursos de licenciatura. Tais cursos são apontados nessa investigação como uma grande possibilidade de enfrentar os desafios das políticas educacionais, para tanto, a pesquisa aponta a urgência em se construir estratégias de enfrentamento nessa direção e sedimentar caminhos para dar uma solução que repercuta financeiramente e impacte positivamente no cumprimento da missão das instituições. |
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O Reuni no contexto da formação docente na Universidade de BrasíliaProfessores - formaçãoUniversidade de BrasíliaLei nº 13.478/2017Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)O objetivo deste trabalho foi relacionar o processo de expansão universitária, a partir do Plano de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), com a política de formação docente na universidade de Brasília. Trata-se de desdobramento de pesquisa realizada junto ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), no período de 12 meses (2017/2018), cujo foco principal consistia na elaboração de proposta de acesso diferenciado para cursos de licenciaturas em atendimento à Lei nº 13.478/2017 que alterou a LDB em seu artigo 62- B. O cotejamento entre informações estatísticas, documentos oficiais e literatura da área teve como substrato de análise a reflexão sobre a Lei nº 13.478/2017 considerando a discussão sobre a expansão de cursos, vagas e matricular na Universidade de Brasília após a implantação do Reuni, em especial, nos cursos de licenciatura. Tais cursos são apontados nessa investigação como uma grande possibilidade de enfrentar os desafios das políticas educacionais, para tanto, a pesquisa aponta a urgência em se construir estratégias de enfrentamento nessa direção e sedimentar caminhos para dar uma solução que repercuta financeiramente e impacte positivamente no cumprimento da missão das instituições.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Realize Editora2021-06-25T14:18:16Z2021-06-25T14:18:16Z2020-06-12Trabalhos apresentados em eventoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCASTIONI, Remi; KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; DUTRA, Norivan Lustosa Lisboa. O Reuni no contexto da formação docente na Universidade de Brasília. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 2856-2870. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/65521.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41280https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/65521Castioni, RemiKunz, Sidelmar Alves da SilvaDutra, Norivan Lustosa Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-12-02T16:10:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/41280Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-12-02T16:10:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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