A cidade toda em contramão : uma leitura da hipermodernidade nas canções contemporâneas de Chico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Brunna Guedes Marques de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18175
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.T.18175
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Doutorado em Literatura, 2015.
id UNB_bc0d2b3f4a61f60b156c16e9992f876b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/18175
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A cidade toda em contramão : uma leitura da hipermodernidade nas canções contemporâneas de ChicoCulturaIdentidadeBuarque, Chico, 1944-Música popular - BrasilCanção contemporâneaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Doutorado em Literatura, 2015.Esta pesquisa tem por objetivo identificar como o imaginário coletivo, em meio ao contexto hipermoderno, é representado a partir do simbólico construído nas letras do álbum Chico (2011), de Chico Buarque de Hollanda. Entendendo que música, comunicação, cultura e cotidiano estão intimamente interligados, e que, por isso, são essenciais para a compreensão das sociedades midiáticas e tecnológicas atuais, procura-se interpretar as complexas relações entre eles por meio da repercussão dos signos musicais na sociedade, enquanto modelo de consumo e representação cultural. O estudo analítico que aqui é apresentado tem como referencial as reflexões de Gilles Lipovetsky sobre os contínuos movimentos de ruptura, deslocamentos e descontinuidades propiciados pelo século XX e sua investigação sobre os diferentes conceitos vinculados à hipermodernidade: as identidades, o consumo, a mídia, a globalização e os relacionamentos, atentando para a influência dos níveis social, político, geográfico e cultural na formação desses modelos, na sociedade ocidental. Desta forma, a mistura das canções populares e a densidade simbólica das letras poéticas também operam como elementos de significação cultural e estética que ajudam o indivíduo hipermoderno no resgate da fragmentação e na procura pelo caminho para a integração e a inteireza. O estudo textual das letras poéticas proposto verifica de que forma Chico Buarque, como um homem da cidade, conduz as questões existenciais que o fazem produzir no século XXI e que sentidos mobiliza na dinâmica multifacetada de sua criação. Considerar uma análise cronológica de alguns dados biográficos relevantes do artista possibilita reconhecer as transformações sofridas por ele ao longo do tempo e como a “persona”, formada em meio à vida pessoal, passada na cidade do Rio de Janeiro, onde mora, é revelada como voz discursiva em sua obra. Compreendendo que a canção pode reverter o processo de afastamento/separação, redimensionando o processamento da realidade contemporânea, nesse último álbum, Chico Buarque recorre à memória, seja a memória poética da lírica de suas composições passadas ou as memórias da sua própria experiência existencial, como matéria das letras das canções, o que atualiza e alinha sua obra ao contexto hipermoderno.This research aims at identifying the way the collective imagination is represented in the hypermodern context with the symbolism issued in the lyrics of the Chico (2011) album, by Chico Buarque de Hollanda. Knowing that music, communication, culture and daily life are intimately connected, and thus essential to the understanding of the current technological and media oriented societies, this paper’s objective is to interpret the complex relations between them by analyzing the repercussions of the musical elements in the society as model of consumption and cultural representation. The analysis presented in this paper has as reference Gilles Lipovetsky’s reflexions on the ongoing shifts, breakthrough movement, discontinuity provided by the 20th century, hypermodernity concepts and its investigations: the identities, the consumption, the media, the globalization, and the relationships, paying attention to the social, political, geographical and cultural influences on the formation of these role models on the western society. This way, the hybridity of the popular music and the symbolic density of the poetic lyrics also operate as elements of cultural and aesthetic signification that help the hypermodern person to rescue the fragmentation and to look for the way to the integration and the completeness. The study of the poetic lyrics verifies in which ways the artist, as a man of the city, conducts the existential questions that help him produce in the 21st century, and which senses he mobilizes in the multifaceted approach of his work. It’s also possible to recognize the changes the artist has gone through throughout time by the chronological analysis of some of his relevant biographic data, and the way his “persona”, formed in midst of his personal life, lived in the city of Rio de Janeiro, where he lives, is revealed as discursive voice in his work. Understanding that the song may reverse the process of estrangement/separation, resizing the way contemporary reality is processed, in his last album Chico Buarque appeals to the memory (either the poetic memory of the lyrics in his past compositions or his own personal existential memories) as subject of his songs’ lyrics, which refreshes and align his work to the hypermodern context.Cyntrão, Sylvia HelenaLima, Brunna Guedes Marques de2015-05-15T15:20:29Z2015-05-15T15:20:29Z2015-05-152015-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLIMA, Brunna Guedes Marques de. A cidade toda em contramão: uma leitura da hipermodernidade nas canções contemporâneas de Chico. 2015. 175 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18175http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.T.18175A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T14:59:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/18175Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T14:59:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A cidade toda em contramão : uma leitura da hipermodernidade nas canções contemporâneas de Chico
title A cidade toda em contramão : uma leitura da hipermodernidade nas canções contemporâneas de Chico
spellingShingle A cidade toda em contramão : uma leitura da hipermodernidade nas canções contemporâneas de Chico
Lima, Brunna Guedes Marques de
Cultura
Identidade
Buarque, Chico, 1944-
Música popular - Brasil
Canção contemporânea
title_short A cidade toda em contramão : uma leitura da hipermodernidade nas canções contemporâneas de Chico
title_full A cidade toda em contramão : uma leitura da hipermodernidade nas canções contemporâneas de Chico
title_fullStr A cidade toda em contramão : uma leitura da hipermodernidade nas canções contemporâneas de Chico
title_full_unstemmed A cidade toda em contramão : uma leitura da hipermodernidade nas canções contemporâneas de Chico
title_sort A cidade toda em contramão : uma leitura da hipermodernidade nas canções contemporâneas de Chico
author Lima, Brunna Guedes Marques de
author_facet Lima, Brunna Guedes Marques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cyntrão, Sylvia Helena
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Brunna Guedes Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Identidade
Buarque, Chico, 1944-
Música popular - Brasil
Canção contemporânea
topic Cultura
Identidade
Buarque, Chico, 1944-
Música popular - Brasil
Canção contemporânea
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Doutorado em Literatura, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-15T15:20:29Z
2015-05-15T15:20:29Z
2015-05-15
2015-03-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Brunna Guedes Marques de. A cidade toda em contramão: uma leitura da hipermodernidade nas canções contemporâneas de Chico. 2015. 175 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18175
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.T.18175
identifier_str_mv LIMA, Brunna Guedes Marques de. A cidade toda em contramão: uma leitura da hipermodernidade nas canções contemporâneas de Chico. 2015. 175 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/18175
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.T.18175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580923158102016