Sequência didática para aulas experimentais voltadas ao ensino de circuitos elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, André Chaul
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32947
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
id UNB_bc37bd7e06076bcf01f86e386a158134
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32947
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Sequência didática para aulas experimentais voltadas ao ensino de circuitos elétricosDidactic sequence for experimental classes focused on the teaching of electrical circuitsCircuitos elétricosFísica - estudo e ensino - ensino médioFísica experimentalDidática - ensino médioFísica - estudo e ensino - práticaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.Nesta dissertação é apresentada uma sequência didática para análise de circuitos elétricos e efeitos da eletricidade com ênfase na utilização de aulas experimentais não convencionais, utilizando materiais de baixo custo, como complementação das aulas teóricas ministradas sobre o tema. O produto foi aplicado no primeiro semestre de 2017, para três turmas de terceira série do Ensino Médio da Escola La Salle de Águas Claras – DF. Esta proposta de sequência didática visa tornar o ensino e a aprendizagem de circuitos elétricos mais atraente e eficiente, despertando a curiosidade dos estudantes para a percepção da Física em seu cotidiano, observando a aplicação dessa teoria em sistemas de instalações residenciais e analisando os efeitos da corrente elétrica em matérias comuns a sua realidade. A metodologia e os recursos utilizados na sequência didática tem como ponto de partida a análise do conhecimento prévio dos alunos por meio de um pré-teste e com a utilização do produto mediado pelo professor, proporcionar aos alunos os conhecimentos significativos abordados. Buscou-se ainda, avaliar o crescimento, o desenvolvimento de habilidades e competências referentes a circuitos elétricos e os indícios de aprendizagem significativa dos alunos, mediante a análise das aulas e da aplicação de um pós-teste com base em questões de processos seletivos de vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Acredita-se que os recursos aqui demonstrados, associados às aulas teóricas, propiciam um ambiente mais favorável á aprendizagem, fazendo com que o aluno tenha curiosidade e prazer em aprender, sendo uma valiosa ferramenta de complementação didática.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This dissertation presents a didactic sequence for the analysis of electrical circuits and effects of electricity with emphasis on the use of non conventional experimental classes using low cost materials as a complement to the theoretical lectures given on the subject. The product was applied in the first semester of 2017, for three classes of third grade of the High School of the School La Salle of Aguas Claras - DF. This teaching sequence proposal aims to make the teaching and learning of electric circuits more attractive and efficient, arousing the curiosity of students for the perception of physics in their daily life, observing the application of this theory in residential systems and analyzing the effects of current electrical power in matters common to their reality. The methodology and resources used in the didactic sequence start from the analysis of the students' prior knowledge through a pre-test and using the teachermediated product, providing to students the meaningful knowledge addressed. It was also sought to evaluate the growth, the development of skills and competences regarding electrical circuits and the signs of significant learning of the students, through the analysis of the classes and the application of a post-test based on questions of selective processes of vestibular and the National High School Examination ( Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM). It is believed that the resources presented here, associated to the theoretical classes, provide a more favorable learning environment, making the student curious and happy to learn, being a valuable tool of didactic complementation.Ibaldo, Adriana PereiraGonçalves, André Chaul2018-10-29T18:49:57Z2018-10-29T18:49:57Z2018-10-292018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, André Chaul. Sequência didática para aulas experimentais voltadas ao ensino de circuitos elétricos. 2018. 209 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32947A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/32947Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência didática para aulas experimentais voltadas ao ensino de circuitos elétricos
Didactic sequence for experimental classes focused on the teaching of electrical circuits
title Sequência didática para aulas experimentais voltadas ao ensino de circuitos elétricos
spellingShingle Sequência didática para aulas experimentais voltadas ao ensino de circuitos elétricos
Gonçalves, André Chaul
Circuitos elétricos
Física - estudo e ensino - ensino médio
Física experimental
Didática - ensino médio
Física - estudo e ensino - prática
title_short Sequência didática para aulas experimentais voltadas ao ensino de circuitos elétricos
title_full Sequência didática para aulas experimentais voltadas ao ensino de circuitos elétricos
title_fullStr Sequência didática para aulas experimentais voltadas ao ensino de circuitos elétricos
title_full_unstemmed Sequência didática para aulas experimentais voltadas ao ensino de circuitos elétricos
title_sort Sequência didática para aulas experimentais voltadas ao ensino de circuitos elétricos
author Gonçalves, André Chaul
author_facet Gonçalves, André Chaul
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ibaldo, Adriana Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, André Chaul
dc.subject.por.fl_str_mv Circuitos elétricos
Física - estudo e ensino - ensino médio
Física experimental
Didática - ensino médio
Física - estudo e ensino - prática
topic Circuitos elétricos
Física - estudo e ensino - ensino médio
Física experimental
Didática - ensino médio
Física - estudo e ensino - prática
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-29T18:49:57Z
2018-10-29T18:49:57Z
2018-10-29
2018-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, André Chaul. Sequência didática para aulas experimentais voltadas ao ensino de circuitos elétricos. 2018. 209 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32947
identifier_str_mv GONÇALVES, André Chaul. Sequência didática para aulas experimentais voltadas ao ensino de circuitos elétricos. 2018. 209 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508368604168192