Sururu na cidade : diálogos interartes em Mário de Andrade e Pixinguinha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Beatriz da Silva Lopes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13783
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Literatura e Práticas Sociais, 2013.
id UNB_bcb83ec5be2a8bb98b5628d61d20a7ef
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/13783
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pereira, Beatriz da Silva LopesGomes, André Luís2013-07-31T13:46:00Z2013-07-31T13:46:00Z2013-07-312013-04-15PEREIRA, Beatriz da Silva Lopes. Sururu na cidade: diálogos interartes em Mário de Andrade e Pixinguinha. 2013. 295, [59] f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13783Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Literatura e Práticas Sociais, 2013.Mário de Andrade e Pixinguinha são reconhecidas personagens do cenário artístico-cultural brasileiro. Suas obras literárias e musicais ultrapassam os limites históricos de seu tempo e os projetam como portadores e disseminadores dos ideais de “brasilidade” na cultura nacional. Ambos são contemporâneos de um contexto histórico em que as confluências entre a modernidade, os avanços tecnológicos, a modernização e as efervescências socioculturais das cidades, associadas ao advento do Modernismo, deslocam as concepções de Cultura para a centralidade nos debates sobre o projeto de construção de “uma identidade brasileira”, de valorização do nacional e do popular, e ensejam trocas sociossimbólicas diversas. Com base nessas premissas e na curiosidade acerca de um particular encontro relegado ao “léu das circunstâncias”, é possível identificar, nas produções artísticas e nas representações sociais do intelectual e do músico, as múltiplas possibilidades dialógicas da cultura brasileira e recuperar, no estudo ora proposto, as fontes desse diálogo entre o escritor e o músico, tendo como eixo analítico-interpretativo o capítulo “Macumba” de Macunaíma, cujas marcas socioestéticas de suas interações com outras linguagens artísticas intermediaram o acorde entre a littera e a lira desses artistas, ressoando suas vozes criativas no “grande tempo” da cultura. Para tanto, à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin, (dialogismo, polifonia, prosificação da cultura, carnavalização, paródia), dos estudos interartes sobre melopoética de Solange Ribeiro, e das ideias acerca do papel do intelectual no enfoque de Edward Said e Norberto Bobbio, identificamos e analisamos, em obras críticas e literárias de Mário de Andrade, sua polifonia cultural nos diversos campos da arte e seu papel de intelectual da cultura, como também ampliamos a escuta sobre o percurso de reconhecimento e legitimação de Pixinguinha, seu diálogo cultural com os intelectuais, sua presença nos arquivos de Mário de Andrade e sua singularidade artística na construção de uma memória musical brasileira; aspectos cujas ressonâncias sintonizam a pauta proposta, espraiam-se por um pequeno inventário da obra em preparo, Na pancada do Ganzá e dos Fundos Villa-Lobos nela inseridos, e revelam/anunciam novas possibilidades de um diálogo cultural, de um novo acorde entre as artes de Mário de Andrade, Pixinguinha e outros artistas populares. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTMário de Andrade and Pixinguinha are well known characters from the artistic and cultural Brazilian set. Their literary and musical works go beyond the edges from the age they were made and also are projected as carriers, as well as disseminators, of the conceptions of being Brazilian in the national culture background. Both are considered brand new regarding the historical context in which the confluences between modernity, the technological process, the urban improvement and its sociocultural expressions, associated to the coming of Modernism, move the conceptions of Culture to a central position in the debates about building a Brazilian identity project, national popular appreciation, and conceive opportunity to the large amount of socio symbolic exchanges. Based on this premises and in the will to learn about a particular meeting highly despised, it is possible to identify, in the artistic production set as well as in the intellectual and musical social representations, the multiple Brazilian culture’s dialogic possibilities and recover, in the proposed research, the sources from this dialog between the writer and the musician, having as an interpretative-analytical connector the chapter “Macumba” from Macunaíma , which socio esthetical marks of their interactions with another artistic expressions intermediated the accords between this artists’ littera and lira, sounding their voices into the culture’s “great time”. For that, guided by Bakthin theoretical presuppositions (dialogism, polyphony, cultural prose, carnival expressions, parody) regarding the interarts research about Solange Ribeiro poetical melody, and the ideas about the intellectual function by the focus of Edward Said and Norberto Bobbio, it is possible to identify and to assay, in Mario de Andrade’s literary and critical compositions, its cultural polyphony on the various Art fields and its culture’s intellectual function, as well as to expand the perception about the process of Pixinguinha being recognized and legitimate, its cultural dialog with intellectuals and its peculiarity on its arts in order to build a Brazilian musical memory; aspects which resonances meet the proposed goal, spread themselves into a small inventory of the following composition’s construction in Na Pancada do Ganzá and also from the Fundos Villa-Lobos contributions in it inserted, and reveal as well as announce new possibilities of a cultural dialog and a new accord between Mário de Andrade, Pixinguinha and other popular artists’ arts.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessSururu na cidade : diálogos interartes em Mário de Andrade e Pixinguinhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAndrade, Mário de, 1893-1945Escritores brasileirosPixinguinha, 1897-1973CantoresCompositoresporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_BeatrizdaSilvaLopesPereira.pdf2013_BeatrizdaSilvaLopesPereira.pdfapplication/pdf39355513http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/13783/1/2013_BeatrizdaSilvaLopesPereira.pdfa45dd60d35aa0ba59cd75e935b89adceMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain768http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/13783/2/license.txtaae3e1afb9c1a916ba4391fcafac6513MD52open access10482/137832023-07-17 15:05:43.468open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-17T18:05:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Sururu na cidade : diálogos interartes em Mário de Andrade e Pixinguinha
title Sururu na cidade : diálogos interartes em Mário de Andrade e Pixinguinha
spellingShingle Sururu na cidade : diálogos interartes em Mário de Andrade e Pixinguinha
Pereira, Beatriz da Silva Lopes
Andrade, Mário de, 1893-1945
Escritores brasileiros
Pixinguinha, 1897-1973
Cantores
Compositores
title_short Sururu na cidade : diálogos interartes em Mário de Andrade e Pixinguinha
title_full Sururu na cidade : diálogos interartes em Mário de Andrade e Pixinguinha
title_fullStr Sururu na cidade : diálogos interartes em Mário de Andrade e Pixinguinha
title_full_unstemmed Sururu na cidade : diálogos interartes em Mário de Andrade e Pixinguinha
title_sort Sururu na cidade : diálogos interartes em Mário de Andrade e Pixinguinha
author Pereira, Beatriz da Silva Lopes
author_facet Pereira, Beatriz da Silva Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Beatriz da Silva Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, André Luís
contributor_str_mv Gomes, André Luís
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Andrade, Mário de, 1893-1945
Escritores brasileiros
Pixinguinha, 1897-1973
Cantores
Compositores
topic Andrade, Mário de, 1893-1945
Escritores brasileiros
Pixinguinha, 1897-1973
Cantores
Compositores
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Literatura e Práticas Sociais, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-04-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-31T13:46:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-31T13:46:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Beatriz da Silva Lopes. Sururu na cidade: diálogos interartes em Mário de Andrade e Pixinguinha. 2013. 295, [59] f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/13783
identifier_str_mv PEREIRA, Beatriz da Silva Lopes. Sururu na cidade: diálogos interartes em Mário de Andrade e Pixinguinha. 2013. 295, [59] f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/13783/1/2013_BeatrizdaSilvaLopesPereira.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/13783/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a45dd60d35aa0ba59cd75e935b89adce
aae3e1afb9c1a916ba4391fcafac6513
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863986630623232