Do estado da arte ao desenvolvimento de uma intervenção para educação para a aposentadoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22400 http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.T.22400 |
Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2016. |
id |
UNB_bcd18c6a84cd5369f8c7407dd6f0e66d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/22400 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Do estado da arte ao desenvolvimento de uma intervenção para educação para a aposentadoriaAposentadoriaAjustamento (Psicologia)Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2016.Ao descrever a incompletude da ontogenia humana, Paul Baltes apontou que a velhice é um fenômeno historicamente novo e, por isso, as sociedades ainda estão se adaptando a essa novidade. A expectativa de vida no mundo cresce continuamente e apresenta reflexos importantes, como a mudança do papel social da aposentadoria. Atualmente estima-se que um aposentado brasileiro viva cerca de 20 anos além da idade média da aposentadoria por tempo de serviço. Considerando esse cenário social, esta tese examina o contexto acadêmico da pesquisa sobre aposentadoria e apresenta uma intervenção para prevenir desfechos negativos e promover bem-estar na aposentadoria. O Estudo 1 teve o objetivo de investigar a publicação de artigos científicos sobre aposentadoria nos últimos 25 anos. Por meio da análise semântica das palavras-chave dos estudos da base de dados Scopus que mencionam a palavra retirement (n = 18.362), identificou-se que as áreas mais desenvolvidas na pesquisa em aposentadoria são saúde e economia. O estudo das políticas públicas, que foca demandas sociais, apareceu como foco de interesse comum entre essas duas áreas. Entre os temas pouco pesquisados – portanto, ausentes dos resultados – está, por exemplo, a pesquisa em educação para a aposentadoria (EPA), que visa a preparar os trabalhadores para essa transição de vida. A análise dos dados deste estudo indica tendências de pesquisa e subáreas em que ainda precisamos avançar, delineando uma agenda de pesquisa baseada em evidências. Com o objetivo de avançar em uma dessas subáreas, a identificação dos determinantes psicossociais de uma boa aposentadoria, o Estudo 2 realizou uma revisão sistemática sobre preditores de ajustamento à aposentadoria. Foram investigadas sete bases de dados em busca de artigos publicados também nos últimos 25 anos. Foram encontrados 3.255 registros, mas restaram apenas 115 após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Os resultados indicaram quatro grupos de preditores descritos na literatura: Grupo 1, formado por preditores frequentemente estudados e com a maior proporção de efeitos positivos (p. ex., saúde e finanças); Grupo 2, também formado por preditores frequentemente estudados, mas com uma proporção de efeitos positivos menor do que aqueles do Grupo 1 (p. ex., EPA e espiritualidade); Grupo 3, formado por preditores pouco estudados e com elevada proporção de efeitos positivos (p. ex., metas e família); Grupo 4, formado por preditores com alta proporção de efeitos nulos ou mistos (p. ex., idade e sexo). A partir dessas evidências sobre os fatores que podem promover uma boa aposentadoria, o Estudo 3 apresenta a validação social de um estudo de casos múltiplos sobre uma intervenção para EPA. Foram realizadas três implementações em contextos diferentes, baseando-se na terapia de aceitação, que visa a promover flexibilidade, e no modelo prossocial, que visa a promover cooperação. Os resultados mostraram que a intervenção teve metas socialmente válidas, procedimentos socialmente aceitáveis e efeitos socialmente importantes. No entanto, a intervenção requer modificações como o uso de métodos mais dinâmicos, implementação das atividades com mais fidelidade ao planejamento e avaliações de follow-up para avaliar validade social dos efeitos ao longo do tempo. Em conjunto, os estudos apresentam o que tem sido feito na pesquisa sobre aposentadoria e oferecem contribuições para a área de EPA, em que as lacunas identificadas não contemplam a demanda social. Espera-se que estes resultados aumentem a compreensão sobre a vida da pessoa aposentada e, principalmente, contribuam para o desenvolvimento de políticas públicas que permitam a essa população desfrutar de uma qualidade de vida compatível com seus anos de dedicação e contribuição à sociedade.When Paul Baltes described the incompleteness of human ontogeny architecture, he pointed out that aging is a new phenomenon in history. And the young old age has grown as fast as young ones use to grow. Events like epidemiological revolution and reduction in child birth mortality helped world life expectancy grow steadily and brought consequences such as changes in retirement social role. Nowadays a Brazilian retiree lives around 20 years over retirement due working years mean. In this social context, this thesis examines the academic context of the research on retirement and presents an intervention to prevent negative outcomes and promote well-being in retirement. Study 1 aims to investigate the publication of scientific articles on retirement over the past 25 years. Through the semantic analysis of database studies of keywords Scopus analysis that mention the word retirement (n = 18,362), is expected to identify the most developed and the less developed areas on retirement research. Data analysis indicates research trends and sub-areas we need to investigate further, outlining an evidence-based research agenda. Study 2 carries out a systematic review of predictors of adjustment to retirement aiming to summarize the psychosocial determinants of a good retirement. We investigated seven databases searching for articles published in the last 25 years. This search found 3,255 records, but only 115 remained after applying inclusion and exclusion criteria. The results indicated four groups of retirement adjustment predictors: Group 1, consisting of often studied predictors and the highest proportion of positive effects (eg., health and finance); Group 2 also consists of frequently studied predictors, but ones with a proportion of positive effects lower than those of Group 1 (e.g., retirement education and spiritual activities..); Group 3 consists of scarcely studied predictors with high proportion of positive effects (eg., goals and family..); and Group 4 consists of predictors with a high proportion of null or mixed effects (eg., age and sex). Based on this evidence, Study 3 describes the social validation of a multiple case study regarding an intervention focused on retirement education. Three implementations were carried out in different contexts. The intervention was based on the acceptance and commitment therapy, which aims to promote flexibility, and prosocial model, which aims to promote cooperation. The results show the intervention had socially valid goals, socially acceptable procedures and socially important effects. However, the intervention still requires improvement, such as applying dynamic methods, printed material formatting and implementing the intervention with higher fidelity. Considered together, these studies show what has been done on retirement research and offer contributions to the field of interventions, a socially relevant shortcoming. We hope these results increase the understanding of life in retirement and assist this population to enjoy a so deserved quality of life.Murta, Sheila GiardiniBarbosa, Leonardo Martins2017-02-02T11:46:02Z2017-02-02T11:46:02Z2017-02-022016-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBARBOSA, Leonardo Martins. Do estado da arte ao desenvolvimento de uma intervenção para educação para a aposentadoria. 2016. 129 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22400http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.T.22400A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:13:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/22400Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:13:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do estado da arte ao desenvolvimento de uma intervenção para educação para a aposentadoria |
title |
Do estado da arte ao desenvolvimento de uma intervenção para educação para a aposentadoria |
spellingShingle |
Do estado da arte ao desenvolvimento de uma intervenção para educação para a aposentadoria Barbosa, Leonardo Martins Aposentadoria Ajustamento (Psicologia) |
title_short |
Do estado da arte ao desenvolvimento de uma intervenção para educação para a aposentadoria |
title_full |
Do estado da arte ao desenvolvimento de uma intervenção para educação para a aposentadoria |
title_fullStr |
Do estado da arte ao desenvolvimento de uma intervenção para educação para a aposentadoria |
title_full_unstemmed |
Do estado da arte ao desenvolvimento de uma intervenção para educação para a aposentadoria |
title_sort |
Do estado da arte ao desenvolvimento de uma intervenção para educação para a aposentadoria |
author |
Barbosa, Leonardo Martins |
author_facet |
Barbosa, Leonardo Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Murta, Sheila Giardini |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Leonardo Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aposentadoria Ajustamento (Psicologia) |
topic |
Aposentadoria Ajustamento (Psicologia) |
description |
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-10 2017-02-02T11:46:02Z 2017-02-02T11:46:02Z 2017-02-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Leonardo Martins. Do estado da arte ao desenvolvimento de uma intervenção para educação para a aposentadoria. 2016. 129 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/22400 http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.T.22400 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Leonardo Martins. Do estado da arte ao desenvolvimento de uma intervenção para educação para a aposentadoria. 2016. 129 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/22400 http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.T.22400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508316956557312 |