Subjetividade e processos de comunicação de dois jovens surdos estudantes da SEDF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Valdiceia Tavares dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21323
http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21323
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
id UNB_bd0f6db1917b5e75ae87fbe3ec430fd0
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21323
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Subjetividade e processos de comunicação de dois jovens surdos estudantes da SEDFSurdos - comunicação não-verbalSubjetividadeComunicaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.Neste estudo buscou-se compreender elementos das configurações subjetivas de dois jovens surdos e o modo como subjetivaram seus processos comunicativos em diferentes ambientes. O principal autor utilizado na pesquisa é González Rey que, em sua Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural, afiança que a subjetividade se organiza em um sistema de sentidos singulares em cada indivíduo. Esta pesquisa foi realizada com dois estudantes do ensino médio, falantes da Língua Brasileira de Sinais entre 2014 e 2015. Trata-se de uma investigação desenvolvida com a intenção de produzir inteligibilidade sobre processos comunicativos subjetivados nas diferentes situações relacionais dos contextos escolares em que os dois estudantes se envolviam. A metodologia utilizada para a produção do conhecimento é a Epistemologia Qualitativa de González Rey que possui caráter construtivo-interpretativo em que é delegado ao pesquisador a função de produtor de conhecimento. A pesquisa levou à construção de que momentos de tensão presentes em processos comunicativos vividos por surdos são favoráveis à produção de sentidos subjetivos que se configuram e participam de outras configurações da ação das pessoas surdas. Considera-se esta pesquisa como relevante pois: poderá contribuir para a reflexão sobre os processos de subjetivação de Surdos com possibilidade de reverberar em mudança no olhar sobre a aprendizagem desses estudantes e na organização criativa do trabalho docente; para minimizar uma lacuna na produção acadêmica que contemple os aspectos subjetivos dos Surdos; facilitar o enriquecimento de políticas públicas relacionados à pratica de educação bilíngue e permitir a reflexão sobre aspectos subjetivos de escolas para surdos.The present study sought to comprehend subjective configuration elements of the two deaf young boys and the way in which the communication processes were subjectified by them in different spaces. The main author used this research is Gonzaléz Rey, who in his Subjectivety Theory in the historical-cultural perspective assures that subjectivity is organized in a system of singular meanings in each individual. This research was performed with two students from High School, speakers of Brazilian Sign Language between 2014 and 2015. It is a research developed with the intention of producing intelligibility about communicative subjectified processes in different relational situations in school contexts in which the two students were engaged. The methodology used for the production of knowledge is the Qualitative Epistemology of González Rey, which has constructive-interpretative character, and delegates to the researcher the role of producing this knowledge. The survey revealed that of moments of tension in the communicative process experieed by deaf are favorable to the production of subjective meanings that are configured and participe of other settings of the deaf people action.This research is considered as relevant because it may contribute to the reflection about the subjective processes of the deaf students, with the possibility producing a change of view regarding the learning process of these students and the creative organization of teaching. Thus, it will help to minimize a gap in academic research that addresses the subjective aspects of the Deaf, it will facilitate the enrichment of public policies related to the practice of bilingual education and will allow reflection about subjective aspects of schools for deaf.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCoelho, Cristina Massot MadeiraSantos, Valdiceia Tavares dos2016-08-23T20:46:44Z2016-08-23T20:46:44Z2016-08-232016-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Valdiceia Taves dos. Subjetividade e processos de comunicação de dois jovens surdos estudantes da SEDF. 2016. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21323http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21323A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T18:58:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/21323Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T18:58:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Subjetividade e processos de comunicação de dois jovens surdos estudantes da SEDF
title Subjetividade e processos de comunicação de dois jovens surdos estudantes da SEDF
spellingShingle Subjetividade e processos de comunicação de dois jovens surdos estudantes da SEDF
Santos, Valdiceia Tavares dos
Surdos - comunicação não-verbal
Subjetividade
Comunicação
title_short Subjetividade e processos de comunicação de dois jovens surdos estudantes da SEDF
title_full Subjetividade e processos de comunicação de dois jovens surdos estudantes da SEDF
title_fullStr Subjetividade e processos de comunicação de dois jovens surdos estudantes da SEDF
title_full_unstemmed Subjetividade e processos de comunicação de dois jovens surdos estudantes da SEDF
title_sort Subjetividade e processos de comunicação de dois jovens surdos estudantes da SEDF
author Santos, Valdiceia Tavares dos
author_facet Santos, Valdiceia Tavares dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Cristina Massot Madeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Valdiceia Tavares dos
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos - comunicação não-verbal
Subjetividade
Comunicação
topic Surdos - comunicação não-verbal
Subjetividade
Comunicação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-23T20:46:44Z
2016-08-23T20:46:44Z
2016-08-23
2016-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Valdiceia Taves dos. Subjetividade e processos de comunicação de dois jovens surdos estudantes da SEDF. 2016. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21323
http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21323
identifier_str_mv SANTOS, Valdiceia Taves dos. Subjetividade e processos de comunicação de dois jovens surdos estudantes da SEDF. 2016. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21323
http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508207760998400