Vivências comunitárias : as possibilidades de implementação de programas voltados para o bem-estar e saúde mental no ambiente universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Camila Louise Ferreira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43831
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.
id UNB_bd4dfe7e3757faf2fd2d09da54b2fdd2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43831
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Vivências comunitárias : as possibilidades de implementação de programas voltados para o bem-estar e saúde mental no ambiente universitárioSaúde mentalEstudantes universitários - saúde mentalEstudantes universitáriosPromoção da saúde mentalDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.A importância da saúde mental no contexto do ensino superior já tem sido explorada em pesquisas científicas. No entanto, muitos desses estudos focalizam seus esforços nas causas do adoecimento mental dos estudantes, restando a demanda por pesquisas que procurem compreender quais ações de promoção de saúde mental possuem respaldo no interesse dos estudantes. Este trabalho aborda as necessidades e possibilidades de implementação de programas institucionais voltados para a promoção do bem-estar e da saúde mental de acordo com os alunos da Universidade de Brasília. A partir da perspectiva discente, foi possível verificar os principais temas mobilizadores de cuidados, o reconhecimento da importância das atividades comunitárias para sua qualidade de vida, além de pontos que comprometem o maior o engajamento dos discentes nessas mesmas iniciativas. Ademais, foram feitas reflexões acerca dos benefícios promovidos pelas artes como intermediadoras de bem-estar, além das possíveis melhorias nos processos comunicacionais de forma a atingir o público-alvo com maior eficiência. Encontrando fundamentação teórica no modelo bioecológico de Brofenbrenner, a pesquisa – qualitativa e fenomenológica – entrevistou oito alunos que buscaram acolhimento psíquico na Universidade ou que tenham participado de atividades comunitárias (artísticas, culturais, esportivas, de lazer, etc) promovidas pela instituição. Desses, três alunos participaram de um grupo focal para verificar como o discurso de reconhecimento das necessidades de ações promotoras de saúde se elabora no campo coletivo. Os resultados mostraram que os pontos mais sensíveis aos alunos são aqueles que marcam a vivência universitária, como a adaptação à vida acadêmica, as incertezas a respeito do curso e a relação professor-aluno. Verificouse ainda que a falta de repercussão curricular das iniciativas comunitárias, ainda que promotoras de saúde e já amplamente ofertadas pela instituição, é questão crucial que compromete o engajamento do público discente. Destaca-se que a temática sobre a saúde mental dos estudantes universitários é abrangente e, apesar dos avanços das pesquisas dos últimos anos, este estudo busca ampliar a discussão para que outros estudos possam ser produzidos.The importance of mental health in the context of higher education has already been explored in scientific research. However, many of these studies focus their efforts on the causes of students' mental illness, leaving the demand for research that seeks to understand which actions to promote mental health have support in the interest of students. This work addresses the needs and possibilities of implementing institutional programs aimed at promoting well-being and mental health according to students from the University of Brasília. From the student perspective, it was possible to verify the main themes that mobilize care, the recognition of the importance of community activities for their quality of life, as well as points that compromise the greater engagement of students in these same initiatives. In addition, reflections were made about the benefits promoted by the arts as intermediaries of well-being, besides the possible improvements in communication processes in order to reach the target audience with greater efficiency. Finding theoretical foundations in Brofenbrenner's bioecological model, the research – qualitative and phenomenological – interviewed eight students who sought psychic reception at the University or who had participated in community activities (artistic, cultural, sports, leisure, etc.) promoted by the institution. Of these, three students participated in a focus group to verify how the discourse of recognition of the needs of health-promoting actions is elaborated in the collective field. The results showed that the most sensitive points for students are those that mark the university experience, such as adaptation to academic life, uncertainties about the course and the teacher-student relationship. It was also found that the lack of curricular repercussion of community initiatives, although health promoting and already widely offered by the institution, is a crucial issue that compromises the engagement of the student public. It is noteworthy that the topic on the mental health of university students is embracing and, despite the advances in research in recent years, this study seeks to broaden the discussion so that other studies can be produced.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalBarrios González, Alia MariaCarvalho, Camila Louise Ferreira de2022-05-30T22:47:18Z2022-05-30T22:47:18Z2022-05-302022-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Camila Louise Ferreira de. Vivências comunitárias: as possibilidades de implementação de programas voltados para o bem-estar e saúde mental no ambiente universitário. 2022. 120 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43831A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T21:00:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/43831Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T21:00:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências comunitárias : as possibilidades de implementação de programas voltados para o bem-estar e saúde mental no ambiente universitário
title Vivências comunitárias : as possibilidades de implementação de programas voltados para o bem-estar e saúde mental no ambiente universitário
spellingShingle Vivências comunitárias : as possibilidades de implementação de programas voltados para o bem-estar e saúde mental no ambiente universitário
Carvalho, Camila Louise Ferreira de
Saúde mental
Estudantes universitários - saúde mental
Estudantes universitários
Promoção da saúde mental
title_short Vivências comunitárias : as possibilidades de implementação de programas voltados para o bem-estar e saúde mental no ambiente universitário
title_full Vivências comunitárias : as possibilidades de implementação de programas voltados para o bem-estar e saúde mental no ambiente universitário
title_fullStr Vivências comunitárias : as possibilidades de implementação de programas voltados para o bem-estar e saúde mental no ambiente universitário
title_full_unstemmed Vivências comunitárias : as possibilidades de implementação de programas voltados para o bem-estar e saúde mental no ambiente universitário
title_sort Vivências comunitárias : as possibilidades de implementação de programas voltados para o bem-estar e saúde mental no ambiente universitário
author Carvalho, Camila Louise Ferreira de
author_facet Carvalho, Camila Louise Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barrios González, Alia Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Camila Louise Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Estudantes universitários - saúde mental
Estudantes universitários
Promoção da saúde mental
topic Saúde mental
Estudantes universitários - saúde mental
Estudantes universitários
Promoção da saúde mental
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30T22:47:18Z
2022-05-30T22:47:18Z
2022-05-30
2022-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Camila Louise Ferreira de. Vivências comunitárias: as possibilidades de implementação de programas voltados para o bem-estar e saúde mental no ambiente universitário. 2022. 120 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43831
identifier_str_mv CARVALHO, Camila Louise Ferreira de. Vivências comunitárias: as possibilidades de implementação de programas voltados para o bem-estar e saúde mental no ambiente universitário. 2022. 120 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508401193910272