Valorização de produtos agroextrativistas do Cerrado : comercialização e construção de mercados da sociobiodiversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Jessica Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24443
http://dx.doi.org/10.26512/2017.04.D.24443
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2017.
id UNB_bf8e26c921046755f3b5957274c6d658
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/24443
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Valorização de produtos agroextrativistas do Cerrado : comercialização e construção de mercados da sociobiodiversidadeCerradosAgroextrativismoSociobiodiversidadeSociologia - aspectos econômicosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2017.O presente trabalho buscou, através da abordagem conceitual e teórica associada à sociologia econômica, compreender a dinâmica dos mercados agroextrativistas em alguns municípios brasileiros. Os conceitos de valor, valoração, mercado e construção social dos mercados foram extrapolados para o agroextrativismo com o objetivo de analisar a comercialização de produtos agroextrativistas do Cerrado e os atores envolvidos nesses mercados. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, utilizando como principal ferramenta de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas. A fim de conhecer as formas de comercialização de produtos do Cerrado, foram escolhidos seis municípios e o Distrito Federal, além da participação em seis eventos que lidavam com a temática Cerrado ou cultura local. Além disso, como forma de aprofundar o conhecimento da construção de mercados agroextrativistas e de estratégias de valorização de produtos do Cerrado, foram escolhidas duas cooperativas que se destacam em suas atuações pela comercialização de produtos do Cerrado. As cooperativas escolhidas foram a Central do Cerrado e a Coopcerrado. Dentre os principais resultados alcançados tem-se a elaboração de uma tipologia para mercados agroextrativistas do Cerrado, que permite verificar a diferença de valores atribuídos aos produtos do Cerrado, e a análise da construção social dos mercados das cooperativas escolhidas, bem como a discussão acerca das principais formas de valorização aplicadas aos produtos do Cerrado. Com isso, percebeu-se que a construção social dos mercados agroextrativistas do Cerrado permitiu o surgimento de um novo mercado alternativo, voltado para a sociobiodiversidade dos produtos do Cerrado, que por sua vez se tornam singulares por sua identidade com o território do bioma Cerrado.The present research sought through the conceptual and theoretical approach within the economic sociology to understand the dynamics of the agroextractivist markets in some Brazilian municipalities. The concepts of value, valuation, market and social construction of the markets were extrapolated to the agroextractivism with the general objective of analyzing the commercialization of agroextractivist products of the Cerrado as well as the actors involved in these markets. For this, a qualitative research was developed, using semistructured interviews as the main data collection tool. In order to know the commercialization of products of the Cerrado, six municipalities and the Distrito Federal were chosen, in addition to the participation in six events that dealt with the theme Cerrado or local culture. In addition, as a way to deepen the knowledge of the construction of agroextractivist markets and strategies for valorization of products of the Cerrado, two cooperatives that are outstanding in their actions for the commercialization of products of the Cerrado were chosen, the Central do Cerrado and Coopcerrado. Among the main results achieved are the elaboration of a typology for the agroextractivist markets of the Cerrado, which allows to verify the difference of values attributed to the products of the Cerrado, and the analysis of the social construction of the markets of the chosen cooperatives, as well as the discussion about the main forms of valorization applied to the products of the Cerrado. With this, it was noticed that the social construction of the agro-extractive markets of the Cerrado allowed the emergence of a new alternative market, focused on the sociobiodiversity of the products of the Cerrado, which became unique because of its identity with the territory of the Cerrado biome.Faculdade UnB Planaltina (FUP)Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento RuralDiniz, Janaína Deane de Abreu SáGuéneau, StéphaneGarcia, Jessica Pereira2017-09-11T14:03:32Z2017-09-11T14:03:32Z2017-09-112017-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGARCIA, Jessica Pereira. Valorização de produtos agroextrativistas do Cerrado: comercialização e construção de mercados da sociobiodiversidade. 2017. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24443http://dx.doi.org/10.26512/2017.04.D.24443A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-09-22T20:28:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/24443Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-09-22T20:28:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Valorização de produtos agroextrativistas do Cerrado : comercialização e construção de mercados da sociobiodiversidade
title Valorização de produtos agroextrativistas do Cerrado : comercialização e construção de mercados da sociobiodiversidade
spellingShingle Valorização de produtos agroextrativistas do Cerrado : comercialização e construção de mercados da sociobiodiversidade
Garcia, Jessica Pereira
Cerrados
Agroextrativismo
Sociobiodiversidade
Sociologia - aspectos econômicos
title_short Valorização de produtos agroextrativistas do Cerrado : comercialização e construção de mercados da sociobiodiversidade
title_full Valorização de produtos agroextrativistas do Cerrado : comercialização e construção de mercados da sociobiodiversidade
title_fullStr Valorização de produtos agroextrativistas do Cerrado : comercialização e construção de mercados da sociobiodiversidade
title_full_unstemmed Valorização de produtos agroextrativistas do Cerrado : comercialização e construção de mercados da sociobiodiversidade
title_sort Valorização de produtos agroextrativistas do Cerrado : comercialização e construção de mercados da sociobiodiversidade
author Garcia, Jessica Pereira
author_facet Garcia, Jessica Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Janaína Deane de Abreu Sá
Guéneau, Stéphane
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Jessica Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Cerrados
Agroextrativismo
Sociobiodiversidade
Sociologia - aspectos econômicos
topic Cerrados
Agroextrativismo
Sociobiodiversidade
Sociologia - aspectos econômicos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-11T14:03:32Z
2017-09-11T14:03:32Z
2017-09-11
2017-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARCIA, Jessica Pereira. Valorização de produtos agroextrativistas do Cerrado: comercialização e construção de mercados da sociobiodiversidade. 2017. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/24443
http://dx.doi.org/10.26512/2017.04.D.24443
identifier_str_mv GARCIA, Jessica Pereira. Valorização de produtos agroextrativistas do Cerrado: comercialização e construção de mercados da sociobiodiversidade. 2017. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/24443
http://dx.doi.org/10.26512/2017.04.D.24443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508382741069824