O currículo no curso de pedagogia da Unimontes : um estudo da experiência da Universidade Aberta do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cláudia Soares de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10811
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado em Educação 2012.
id UNB_bf9f2f2236eb98c21dc588026149bc68
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10811
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O currículo no curso de pedagogia da Unimontes : um estudo da experiência da Universidade Aberta do BrasilProfessores - formaçãoEnsino a distânciaUniversidade abertaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado em Educação 2012.A formação de professores na modalidade à distância é o objeto deste estudo e tem como foco principal o currículo do curso de Pedagogia oferecido pela UAB/Unimontes, que está em desenvolvimento desde 2009. A proposta desta pesquisa foi analisar o currículo da formação do pedagogo, especificamente identificar a percepção dos professores e cursistas sobre a articulação entre os eixos que compõem o referido currículo. Os objetivos específicos visaram investigar os limites e possibilidades da efetivação do currículo realizado no curso de Pedagogia UAB/Unimontes, que se apresenta organizado por eixo: analisar como o currículo do curso de Pedagogia se constitui e articular a realidade de formação de professores com as políticas educacionais para a formação docente; compreender como os professores e estudantes percebem os eixos integradores da proposta e se eles percebem alguma diferença no processo formativo. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo é caracterizada como um estudo de caso de natureza qualitativa. No processo investigativo, utilizaram-se, além de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo de caráter qualitativa. Na pesquisa de campo, fez-se opção pela entrevista semiestruturada e individual e questionário respondido pelo coordenador, pelos professores, tutores e alunos do curso de Pedagogia UAB/Unimontes – polo Buritizeiro. A análise e a interpretação das informações se deram por meio de uma leitura reflexiva dos documentos e da leitura criteriosa e meticulosa das transcrições das entrevistas. Após a transcrição integral, foram submetidas a várias leituras. Cruzaram-se as informações obtidas na análise documental com as obtidas por meio das entrevistas semiestruturadas na análise e elaboração do relatório de pesquisa. Para manter o anonimato dos participantes desta pesquisa, os alunos foram identificados com nomes de espécies vegetais presentes no cerrado mineiro. Os professores, por sua vez, são identificados com codinomes de personagens da literatura de Guimarães Rosa, em homenagem aos autores que divulgaram para o mundo as belezas da flora e da fauna do cerrado , assim como a simplicidade, sabedoria e arte do povo que habita o sertão de Minas Gerais. Depois da análise e interpretação dos dados, à luz do referencial teórico, os resultados da pesquisa demonstram a relevância da utilização da Educação a Distância na formação de professores por ofertarem potenciais pedagógicos que valorizam e enfatizam os saberes e a prática, indispensáveis à formação docente de qualidade, e que os professores compreendem e concordam com a ideia de que o currículo precisa ser organizado por eixos. Entretanto, sentem-se impotentes para promover essa integração individualmente, sem a participação dos demais docentes. Os alunos, por sua vez, não demonstraram uma visão crítica em relação à organização do currículo por eixos, mas percebem que a integração só ocorre de forma muito superficial, o que demonstra a necessidade de intervenções para que os professores busquem essa integração e os alunos compreendam sua necessidade como estratégia para formar o sujeito de forma integrada. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTTeacher education in distance mode is the object of this study and its main focus is the curriculum of the Pedagogy Course offered by UAB / Unimontes that is under development since 2009. The purpose of this study was to analyze the curriculum of teacher training, specifically trying to identify the perceptions of teachers and students about the relationship between the axes that make up the curriculum. The specific objectives aimed to investigate the limits and possibilities of realization of the curriculum conducted at UAB Faculty of Education / Unimontes which is organized by axle: to analyze how the curriculum of the Faculty of Education is established and articulates the reality of teacher training in educational policies for teacher training; to understand how teachers and students perceive the axes of the proposed integrators and if they notice any difference in the educational process. The methodology used for the development of this study is characterized as a case study of qualitative nature. In the investigative process, it was used, in addition to literature, documentary analysis and field research of qualitative nature. In field research survey, it was chosen semi-structured and individual interviews and questionnaires answered by the coordinator, teachers, tutors and students of the UAB Faculty of Education / Unimontes - Buritizeiro pole. Analysis and interpretation of information is given through a reflective reading of the documents, careful and thorough reading of the transcripts of interviews. After the full transcript, they were subjected to several readings. The information obtained in the documentary analysis was combined with those obtained by means of semi-structured interviews, analysis and reporting of research. To maintain the anonymity of the participants in this study, students were identified with names of plant species present in the Cerrado Mineiro. The teachers in turn are identified with code names of characters from literature Rosa, in honor of the authors who reported to the world the beauties of flora and fauna of the Cerrado from Minas Gerais as well as simplicity, wisdom and art of the people who inhabit the backlands of Minas Gerais. After analyzing and interpreting data in light of the theoretical framework, the survey results show that the relevance of the use of Distance Education in training teachers for offering potential pedagogical value and emphasize the essential knowledge and practical teacher training and quality that teachers understand and agree with the idea that the curriculum needs to be organized by axes. However, they feel powerless to promote such integration alone, without the involvement of other teachers. Students, in turn, did not demonstrate a critical view regarding the organization of the curriculum by axes, but realize that integration occurs only very superficially, which demonstrates the need for interventions for teachers to pursue this integration and to students understand their need as a strategy to form the subject in an integrated manner.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBorges, Lívia Freitas FonsecaOliveira, Cláudia Soares de2012-06-25T13:34:39Z2012-06-25T13:34:39Z2012-06-252012-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Cláudia Soares de. O currículo no curso de pedagogia da Unimontes: um estudo da experiência da Universidade Aberta do Brasil. 2012. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10811info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T18:00:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/10811Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T18:00:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo no curso de pedagogia da Unimontes : um estudo da experiência da Universidade Aberta do Brasil
title O currículo no curso de pedagogia da Unimontes : um estudo da experiência da Universidade Aberta do Brasil
spellingShingle O currículo no curso de pedagogia da Unimontes : um estudo da experiência da Universidade Aberta do Brasil
Oliveira, Cláudia Soares de
Professores - formação
Ensino a distância
Universidade aberta
title_short O currículo no curso de pedagogia da Unimontes : um estudo da experiência da Universidade Aberta do Brasil
title_full O currículo no curso de pedagogia da Unimontes : um estudo da experiência da Universidade Aberta do Brasil
title_fullStr O currículo no curso de pedagogia da Unimontes : um estudo da experiência da Universidade Aberta do Brasil
title_full_unstemmed O currículo no curso de pedagogia da Unimontes : um estudo da experiência da Universidade Aberta do Brasil
title_sort O currículo no curso de pedagogia da Unimontes : um estudo da experiência da Universidade Aberta do Brasil
author Oliveira, Cláudia Soares de
author_facet Oliveira, Cláudia Soares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Lívia Freitas Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cláudia Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Ensino a distância
Universidade aberta
topic Professores - formação
Ensino a distância
Universidade aberta
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado em Educação 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-25T13:34:39Z
2012-06-25T13:34:39Z
2012-06-25
2012-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Cláudia Soares de. O currículo no curso de pedagogia da Unimontes: um estudo da experiência da Universidade Aberta do Brasil. 2012. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10811
identifier_str_mv OLIVEIRA, Cláudia Soares de. O currículo no curso de pedagogia da Unimontes: um estudo da experiência da Universidade Aberta do Brasil. 2012. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508167104561152