Federal World-Class? : dimensões da Universidade de Brasília (UnB) : entre a cidadania e o cosmopolitismo dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aroni, Allan
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16536
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2014.
id UNB_c047133a600f96da6695f16f387feef1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16536
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Federal World-Class? : dimensões da Universidade de Brasília (UnB) : entre a cidadania e o cosmopolitismo dos professoresFederal World-Class? : dimensions of the University of Brasília (UnB) : between the citizenship and cosmopolitanism of teachersFederal World-Class? : dimensions de l'Université de Brasilia (UnB) : entre la citoyenneté et le cosmopolitisme des enseignantsUniversidade de BrasíliaProfessores universitáriosCiência e tecnologiaEnsino superiorInovações tecnológicas - educação (Superior)Ciência - aspectos sociológicosTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2014.Com a presente tese de doutorado apresentamos o resultado de uma pesquisa realizada com 196 professores da UnB sobre diversos temas, tais como: unidade de vinculo com a universidade; sexo; Estado de origem; o grau de sociabilidade existente entre eles; o estabelecimento de possíveis relações com outros atores, organizações e instituições; opiniões sobre quantidade de publicações, patentes, estudantes, outros professores,expansão institucional, controle das pesquisas; problemas enfrentados; objetivos. Para tanto, elaboramos um formulário eletrônico e o encaminhamos a todos os professores da instituição no final de 2012. Iniciamos o trabalho com um diagnostico sobre o ambiente organizacional e institucional da universidade, no Brasil e no mundo. Em seguida,realizamos uma analise geral dos dados; depois uma abordagem exploratória relacionando diferentes temas; e, ao final, comparamos 8 diferentes grupos, divididos em grandes áreas do conhecimento. Não partimos de nenhuma hipótese especifica, muito embora o trabalho tenha gerada uma serie delas, a serem desenvolvidas futuramente. De todo modo, tendo em vista a pluralidade e a diversidade dos valores, das concepções e das praticas observadas entre os professores da UnB, realizamos uma discussão sobre um padrão internacional World-Class de qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, procurando compreender a importância da garantia de condições para uma criatividade, autonomia, ética, alem do respeito a uma dinâmica própria da educação, da ciência, da tecnologia e da inovação,tanto no âmbito nacional como nível internacional, considerando porem algumas singularidades das universidades federais brasileiras que denominamos Federal World-Class. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis thesis aims at presenting a study involving 196 professors at UnB on various topicssuch as: the degree of sociability between them; the relationship with different actors insociety; reviews of publications, patents, students, other teachers, institutional expansion;problems faced; goals. To this end, we developed an electronic form and forwarded it to allthe academics in the end of 2012. To systematize the data collected, we made a diagnosisof the institutional and organizational environment of the university, in Brazil and in theworld, then we performed a general data analysis, and an exploratory approach relating todifferent themes and, finally, comparing 8 different groups divided into great areas ofknowledge. Although this study has generated a series of hypotheses to be developed in thefuture, we haven’t worked with any of them. Anyway, given the plurality and diversity ofvalues, conceptions and practices observed among teachers at UNB, we conducted adiscussion on a World-Class international quality standard of teaching, research andextension, seeking to understand the importance of ensuring the conditions for creativity,autonomy, ethics and the respect to its own dynamics of education, science, technology andinnovation, both nationally and internationally, but considering some peculiarities ofBrazilian federal universities that we call Federal World-Class. _______________________________________________________________________________________ RÉSUMÉAvec cette these, nous presentons les resultats d'une enquete de 196 enseignants a l'UnBsur divers sujets tels que: le degre de sociabilite entre eux; etablir des relations possiblesavec d'autres acteurs de la societe; avis de publications, de brevets, d'etudiants, d'autresenseignants, l'expansion institutionnelle; les problemes rencontres; objectifs. A cette fin,nous avons elabore un formulaire electronique et transmis a tous les enseignants a la fin de2012. Commence a travailler avec une evaluation de l'environnement organisationnel etinstitutionnel de l'universite, au Bresil et dans le monde entier. Ensuite, nous avons procedea une analyse globale des donnees; apres une approche exploratoire concernant differentsthemes; et a la fin, nous avons compare huit groupes differents, repartis en grandsdomaines de la connaissance. Ne pas commencer une hypothese specifique, bien que letravail a genere une serie d'entre eux, a se developper dans l'avenir. Quoi qu'il en soit,compte tenu de la pluralite et de la diversite des valeurs, des conceptions et des pratiquesobservees chez les enseignants a l'UNB, a mene une discussion sur un niveau del'enseignement, la recherche et l'extension de classe mondiale de qualite internationale, cherche a comprendre l'importance d'assurer les conditions de la creativite, l'autonomie,l'ethique et le respect de sa propre dynamique de l'education, de la science, de latechnologie et de l'innovation, a la fois national et international, mais compte tenu decertaines particularites des universites federales bresiliennes appel federale de classe mondiale.Trigueiro, Michelangelo Giotto SantoroAroni, Allan2014-10-17T13:31:25Z2014-10-17T13:31:25Z2014-10-172014-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfARONI, Allan. Federal World-Class?: dimensões da Universidade de Brasília (UnB): entre a cidadania e o cosmopolitismo dos professores. 2014. 436 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16536A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-08T00:45:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/16536Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-08T00:45:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Federal World-Class? : dimensões da Universidade de Brasília (UnB) : entre a cidadania e o cosmopolitismo dos professores
Federal World-Class? : dimensions of the University of Brasília (UnB) : between the citizenship and cosmopolitanism of teachers
Federal World-Class? : dimensions de l'Université de Brasilia (UnB) : entre la citoyenneté et le cosmopolitisme des enseignants
title Federal World-Class? : dimensões da Universidade de Brasília (UnB) : entre a cidadania e o cosmopolitismo dos professores
spellingShingle Federal World-Class? : dimensões da Universidade de Brasília (UnB) : entre a cidadania e o cosmopolitismo dos professores
Aroni, Allan
Universidade de Brasília
Professores universitários
Ciência e tecnologia
Ensino superior
Inovações tecnológicas - educação (Superior)
Ciência - aspectos sociológicos
title_short Federal World-Class? : dimensões da Universidade de Brasília (UnB) : entre a cidadania e o cosmopolitismo dos professores
title_full Federal World-Class? : dimensões da Universidade de Brasília (UnB) : entre a cidadania e o cosmopolitismo dos professores
title_fullStr Federal World-Class? : dimensões da Universidade de Brasília (UnB) : entre a cidadania e o cosmopolitismo dos professores
title_full_unstemmed Federal World-Class? : dimensões da Universidade de Brasília (UnB) : entre a cidadania e o cosmopolitismo dos professores
title_sort Federal World-Class? : dimensões da Universidade de Brasília (UnB) : entre a cidadania e o cosmopolitismo dos professores
author Aroni, Allan
author_facet Aroni, Allan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trigueiro, Michelangelo Giotto Santoro
dc.contributor.author.fl_str_mv Aroni, Allan
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade de Brasília
Professores universitários
Ciência e tecnologia
Ensino superior
Inovações tecnológicas - educação (Superior)
Ciência - aspectos sociológicos
topic Universidade de Brasília
Professores universitários
Ciência e tecnologia
Ensino superior
Inovações tecnológicas - educação (Superior)
Ciência - aspectos sociológicos
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-17T13:31:25Z
2014-10-17T13:31:25Z
2014-10-17
2014-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARONI, Allan. Federal World-Class?: dimensões da Universidade de Brasília (UnB): entre a cidadania e o cosmopolitismo dos professores. 2014. 436 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16536
identifier_str_mv ARONI, Allan. Federal World-Class?: dimensões da Universidade de Brasília (UnB): entre a cidadania e o cosmopolitismo dos professores. 2014. 436 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508396502581248