A formação de professores de alunos surdos : concepções, dificuldades e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosana Cipriano Jacinto da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7702
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010
id UNB_c098fbd756424fa04de6dcf7f55c1e9c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7702
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A formação de professores de alunos surdos : concepções, dificuldades e perspectivasProfessores - formaçãoSurdos - educaçãoLíngua de sinaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010A formação de professores voltada para a educação bilíngue de surdos no âmbito da educação formal tem suscitado a discussão acerca das dificuldades que esses profissionais enfrentam em suas práticas pedagógicas. O estudo desenvolveu-se no âmbito de um programa de capacitação de professores de surdos, realizado pela Universidade de Brasília, em parceria com a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do DF, com apoio da SEESP/MEC e de Secretarias Estaduais de Educação, nas diferentes unidades da federação, no sentido de elaborar diagnóstico da situação vivenciada por esses profissionais. Foram aplicados questionários aos participantes do programa. As respostas foram examinadas à luz da metodologia qualitativa de análise, com vistas a fornecer subsídios à pesquisa na área educacional e linguística. Desta forma realizamos nosso trabalho empírico com setenta e um professores da rede pública estadual de ensino de Sergipe, Maranhão e Distrito Federal, em contexto de formação continuada, onde solicitamos, aos professores do Maranhão e de Sergipe, que respondessem a cinco perguntas abertas voltadas para suas práticas, atitudes, crenças e concepções acerca de sua prática pedagógica e sessões de grupo focal com os professores do Distrito Federal. Em nosso trabalho utilizamos o critério de Análise de Conteúdos tendo a análise dos dados evidenciado que as dificuldades encontradas em sala de aula, no processo de educação bilíngue dos surdos, estão relacionadas à falta de interesse e participação dos pais, à inaplicabilidade da legislação vigente, à falta de domínio da Língua Brasileira de Sinais pelos professores, entre outras. Algumas falas dos professores serão utilizadas para efeito de ilustração dos resultados encontrados. Será também relatada uma experiência pessoal da autora de participação na formação de professores de educação de surdos em Angola, onde a formação do professor é também uma questão merecedora de atenção. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTTeachers training focused on bilingual education of deaf people in formal education has sparked discussion about the difficulties they face in their teaching practices. The present study seeks to examine the conceptions of these professionals about education, about the deaf student, and about himself, still considering the impact of their training programs and their knowledge of sign language implications . The study was developed in a training program for deaf teachers, conducted by the University of Brasilia, in partnership with the Association of Parents and Friends of Hearing Impaired of the Federal District, support from SEESP / MEC and State Departments of Education in different units of the federation, to establish the diagnosis of the situation experienced by these professionals. Questionnaires were given to the program participants. Responses were examined in terms of qualitative methodology of analysis, in order to provide subsidies for research in education and linguistics. Thus we carried out our empirical work seventy-one public school teachers to state schools, Sergipe, Maranhao, and the Federal District, in the context of continuing education, where requested, to the teachers of Maranhão and Sergipe, to answer five open questions facing their practices, attitudes, beliefs and conceptions about their teaching practice and focus group sessions with teachers of the Federal District. In our work we use the criterion of having the Content Analysis of the data analysis demonstrated that the difficulties encountered in the classroom, in the process of bilingual education of deaf people, are related to lack of interest and participation of parents, the inapplicability of existing legislation, the lack of field of Brazilian sign language teachers, among others. Some teachers' statements are used for illustration of results. Is also reported an author's personal experience of participation in training teachers of deaf education in Angola, where teacher training is also an issue deserving attention.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKelman, Celeste AzulaySilva, Rosana Cipriano Jacinto da2011-05-12T11:47:06Z2011-05-12T11:47:06Z2011-05-122010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Rosana Cipriano Jacinto da. A formação de professores de alunos surdos: concepções, dificuldades e perspectivas. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7702info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/7702Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores de alunos surdos : concepções, dificuldades e perspectivas
title A formação de professores de alunos surdos : concepções, dificuldades e perspectivas
spellingShingle A formação de professores de alunos surdos : concepções, dificuldades e perspectivas
Silva, Rosana Cipriano Jacinto da
Professores - formação
Surdos - educação
Língua de sinais
title_short A formação de professores de alunos surdos : concepções, dificuldades e perspectivas
title_full A formação de professores de alunos surdos : concepções, dificuldades e perspectivas
title_fullStr A formação de professores de alunos surdos : concepções, dificuldades e perspectivas
title_full_unstemmed A formação de professores de alunos surdos : concepções, dificuldades e perspectivas
title_sort A formação de professores de alunos surdos : concepções, dificuldades e perspectivas
author Silva, Rosana Cipriano Jacinto da
author_facet Silva, Rosana Cipriano Jacinto da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kelman, Celeste Azulay
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosana Cipriano Jacinto da
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Surdos - educação
Língua de sinais
topic Professores - formação
Surdos - educação
Língua de sinais
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-05-12T11:47:06Z
2011-05-12T11:47:06Z
2011-05-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Rosana Cipriano Jacinto da. A formação de professores de alunos surdos: concepções, dificuldades e perspectivas. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7702
identifier_str_mv SILVA, Rosana Cipriano Jacinto da. A formação de professores de alunos surdos: concepções, dificuldades e perspectivas. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580769645527040